É uma notícia de sonho para muitos: voltou o Winamp!

Chegou finalmente o Winamp 5.9, a nova versão leitor multimedia que reúne fãs um pouco por todo o mundo desde os anos 90.

Na era pré-plataformas de streaming, este pequeno e simples programa era o favorito de muita gente em todo o mundo para ouvir música, sempre assente em ficheiros mp3 e noutros formatos. Permitia, inclusivamente, fazer uma playlist e assemelhar-se a uma estação de rádio com jingles a tocar e takes de voz pelo meio!

O Winamp foi comprado pela AOL in 1999, mas rapidamente começou a perder terreno para novos serviços como o iTunes, Music Store ou Spotify. A AOL acabou por cessar todo o desenvolvimento do Winamp em 2013. Pouco depois, foi vendido à empresa belga de audio digital Radionomy.

Este software esteve muitos anos estagnado, mas deu a volta por cima e regressou, com uma novidade importante e está pronto para ser instalado, agora sob a designação de app.

Uma primeira versão foi lançada recentemente, sem grandes novidades, mas que abria a porta de vários sistemas operativos a este conhecido e reconhecido leitor multimedia.

Não se sabe ainda muito bem como irá ser o seu futuro, mas a verdade é que a equipa que o desenvolve está a “dar tudo” no Winamp. Os desenvolvimentos não abrandam e surgem novidades que mostram que este está de boa saúde e pronto a mostrar que veio para reconquistar o seu lugar ao sol no futuro. A proposta definitiva reúne todas as alterações e correções que foram sendo criadas para este leitor multimédia.

A maior diferença que podemos encontrar nesta versão é a passagem do Visual Studio 2008 para o Visual Studio 2019. Esta mudança trouxe vários problemas nas instalações de vários plugins, que estão, à data de hoje, totalmente ultrapassados.

Na lista de novidades e melhorias estão também presentes outras opções, como o suporte melhorado para o Windows 11, leitura de streams HTTPS, uma nova diretoria de podcasts e o suporte para reprodução hi-res.

Quatro anos depois de surgir a versão Winamp 5.8 na Internet, de forma não oficial, a equipa de programadores conseguiu recuperá-lo e está disponível para instalar com novidades e melhorias relevantes.

Fonte: NME

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui