Dicas: Como mover no Android as suas fotografias e vídeos para o cartão de memória

Todos os utilizadores de smartphone têm dois desejos principais que gostariam de ver em seus equipamentos. Um diz respeito à capacidade da bateria e aumento da respectiva autonomia, e o outro é a capacidade máxima actualmente possível de armazenamento.

Se nos modelos da Apple, os iPhones, têm capacidade fixa ou seja, na altura da aquisição teremos de escolher bem qual o modelo que mais adequa-se às nossas necessidades de armazenamento, e esperar que o mesmo seja suficiente dado que estes smartphones não possuem capacidade de expansão de memória de armazenamento.

Na plataforma Android, muitos dos equipamentos hoje em dia ainda possuem essa capacidade através da utilização da ranhura para cartão microSD. No entanto também existe alguns modelos Android que já não possuem essa ranhura. Mas para todos os que possuem cartão microSD, será bastante útil aproveitar ao máximo a sua capacidade de armazenamento deixando assim a memória interna do equipamento livre para outros tipos de dados.

A câmara fotográfica do seu equipamento por defeito guarda as fotografias e vídeos que tira na memória interna do seu equipamento, ficando assim um pouco mais sujeito ao armazenamento disponível no momento. Alterando esse comportamento irá verificar que a sua vida irá ser mais facilitada caso utilize um cartão microSD.

Os passos que iremos indicar vão permitir que cada vez que tire uma fotografia, ela automaticamente seja guardada no cartão de memória microSD que por norma são bastante fáceis de encontrar e com capacidades de armazenamento muito boas. Estes exemplos foram tirados utilizando um Samsung Galaxy Note 9 e a aplicação da câmara da Samsung, mas em equipamentos de outras fabricantes os passos não divergem muito. Assim, temos de:

  1. abrir a aplicação da câmara fotográfica;
  2. clicar em “Settings”;
  3. deslize até à secção final e escolha “Storage location”;
  4. seleccione “SD card”;

E pronto, apartir deste momento a aplicação da sua câmara fotográfica já sabe onde irá guardar os próximos vídeos e fotografias que tirar futuramente. Mas, e todos esses conteúdos que já existem na memória interna do smartphone?

Temos também então de mover todas as fotografias e vídeos existentes para o cartão microSD. Primeiro que tudo irá necessitar de um gestor de ficheiros. Alguns smartphones já trazem de origem um como os modelos da Samsung, outros o utilizador terá de irá Play Store e efectuar o download de um. Eis como o fazer então no Galaxy Note 9:

  1. abra o seu gestor de ficheiros;
  2. abra “Internal storage”;
  3. de seguida seleccione “DCIM”;
  4. pressione longamente “Camara”;
  5. clique no botão “Move” no canto inferior esquerdo do seu ecrã;
  6. navegue agora de volta para o menu do seu gestor de ficheiros, e escolha “SD card”;
  7. clique agora em “DCIM”. Caso não exista essa pasta, terá de a criar manualmente clicando em “Create folder”;
  8. finalize com “Done” para iniciar a transferência e terminar o processo;

Fonte: AndroidCentral

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here