Dicas: Como escolher um notebook novo

Precisando de um notebook novo e não sabe qual modelo comprar? Veja 8 dicas de critérios básicos para escolher um bom portátil.

O notebook ideal vai depender muito do que você busca ou precisa: jogar, apenas estudar e escrever, trabalhar com edição de vídeos, imagens ou modelagem, consumir conteúdo, entre outros objetivos.

Veja como escolher o aparelho ideal para sua necessidade.

Estabeleça o orçamento do seu novo notebook

Antes de realizar qualquer compra, é ideal estabelecer a quantia máxima disponível para comprar o produto desejado, seja em euros, dólares, reais, etc.

Também é importante ter em mente quais tipos de tarefas serão executadas no computador portátil, pois, caso sejam apenas processos simples, um notebook mais básico intermediário já atenderá bem. Caso exista a necessidade de executar arquivos e programas mais pesados, será necessário um notebook com melhores configurações, e consequentemente, mais caro.

blank

Quanto mais memória RAM, melhor

De modo geral, quanto mais memória RAM seu novo notebook tiver, melhor será, assim ele conseguirá executar simultaneamente uma grande quantidade de conteúdo e programas de uma única vez sem travamentos.

Além disso, os sistemas operacionais atuais (Windows 10 e o recém-chegado Windows 11) exigem um computador portátil com pelo menos 4GB de RAM, então esse é o mínimo que seu novo notebook deve ter.

Mas, idealmente, é bom optar por um produto com 8GB ou mais, especialmente se o objetivo for executar trabalhos com programas mais pesados.

Escolha um notebook com um bom processador

O processador é o componente responsável pelo processamento e execução dos dados do computador portátil; então, quanto mais potente ele for, melhor será o desempenho do notebook.

As principais marcas de processadores da atualidade são a AMD e a Intel, que contam com linhas para diferentes tipos de necessidades:

Os principais processadores AMD:

  • Para uso básico: Ryzen 3
  • Para uso intermediário e um pouco mais avançado: Ryzen 5
  • Para uso avançado: Ryzen 7 e Ryzen 9

Os principais processadores Intel:

  • Para uso básico: Core i3
  • Para uso intermediário e um pouco mais avançado: Core i5
  • Para uso avançado: Core i7 e Core i9

Porém, na hora de escolher, não se deve olhar apenas à linha do processador, pois essa é apenas uma informação básica. Também é necessário se atentar à geração, ao número da série e ao sufixo dele, pois esses detalhes determinam o clock, a frequência máxima, o tamanho do cache, e o número de núcleos e de threads.

blank

Dê preferência a uma placa gráfica dedicada

Caso esteja dentro do seu orçamento, dê prioridade a um portátil com placa gráfica dedicada, pois, diferentemente das GPUs integradas, elas contam com a própria memória, e por isso não precisam usar da RAM do computador portátil.

As placas gráficas dedicadas são indicadas principalmente caso o objetivo seja jogar ou trabalhar com edição de vídeos e imagens.

Dê preferência ao armazenamento em SSD

Já para armazenamento, dê preferência a um notebook com SSD, que é bem mais rápido que um HDD, agilizando muito os processos em geral.

Infelizmente, embora os HDDs já sejam uma tecnologia mais antiga e ultrapassada, eles ainda são muito comuns em diversos países, pois os SSDs tornam o notebook mais caro. O Brasil é um dos exemplos, pois lá o preço dos computadores e produtos de tecnologia em geral são bastante elevados.

Caso no momento o seu orçamento não seja suficiente para comprar um computador com SSD, opte por um aparelho com HDD mesmo, mas que tenha slots vazios para fazer upgrades no futuro.

Fique de olho na qualidade da tela

A qualidade da tela também é outro fator que você deve avaliar bem. No mínimo, opte por um display que seja HD (1366×768), de preferência com tecnologia antirreflexo.

Mas, idealmente, se estiver dentro do seu orçamento, compre um portátil com ecrã Full HD (1920 x 1080).

Fique atento também à taxa de atualização (Hz), pois quanto maior ela for, mais nítidas e fluídas serão as imagens.

Capacidade da bateria

Caso você use muito o notebook fora do carregador, é ideal escolher um aparelho com uma bateria de boa potência. Quanto mais Wh (Watt-hora) e mAh ela tiver, maior será a duração.

Também vale levar em conta o peso do notebook, a qualidade do teclado e do touchpad, assim como as portas de entrada.

Procure dicas na internet

Por fim, se mesmo após todas as dicas você não se sentir capaz de fazer a escolha por conta própria, busque dicas na internet, seja no YouTube, em fóruns, sites, etc.

Fonte: Uma Dica por Dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here