Concorrência dos EUA anuncia que quer impedir compra da Activision pela Microsoft

A FTC (Federal Trade Commission, uma agência independente que pretende garantir a livre e justa concorrência) vai processar a Microsoft para bloquear a compra da Activision por mais de 68 mil milhões de euros, uma vez que entende que este movimento faria com que a empresa eliminasse a sua concorrência no mercado de videojogos, confirmando a possibilidade avançada anteriormente.

A diretora de competição da FTC, Holly Vedova afirmou, no site, que “a Microsoft já mostrou que pode e irá reter o conteúdo dos seus rivais. Assim, tentamos impedir que a Microsoft obtenha controlo sobre um importante estúdio de jogos independente e que o use para prejudicar a concorrência em vários mercados de jogos dinâmicos e de rápido crescimento”.

Com esta aquisição, a Microsoft teria todas as possibilidades de manipular os preços da Activision, mesmo que prejudicasse a qualidade do jogo ou a experiência do jogador em consolas e serviços de jogos rivais. Tudo isto se iria reverter num enorme prejuízo para os consumidores.

Entretanto, a Microsoft já respondeu e tudo indica que a gigante americana está preparada para lutar em tribunal pelo caso e avançar mesmo com a compra da Activision Blizzard.

“Continuamos a acreditar que este acordo irá expandir a concorrência e criar mais oportunidades para jogadores e produtores de jogos”, disse o presidente da Microsoft, Brad Smith. “Estamos comprometidos desde o primeiro dia em abordar as questões de concorrência, inclusive oferecendo concessões propostas no início desta semana à FTC”.

A Microsoft chegou a oferecer um acordo para manter Call of Duty durante dez anos na PlayStation, mas a Sony não se pronunciou oficialmente sobre a proposta. A empresa também se comprometeu em levar o título para a Nintendo Switch.

“Embora acreditássemos em dar uma oportunidade à paz, temos total confiança no nosso caso e agradecemos a oportunidade de apresentar o nosso caso em tribunal”, conclui Smith.

Caso a Microsoft venha mesmo a comprar a Activision Blizzard, algumas das maiores sagas da atualidade ficariam sob a sua alçada, incluindo Call of Duty, World of Warcraft ou Candy Crush. Importa referir que este é um dos primeiros obstáculos, já que a Sony sempre se opôs à compra, bem como os reguladores europeus já anunciaram as suas próprias investigações.

Será que a tentativa de compra da Activision pela Microsoft será um dos seus maiores fracassos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui