Como utilizar o Google Maps em modo offline

google maps
google maps

O Google Maps é uma verdadeira bênção, quando queremos deslocar-nos para algum local desconhecido e é uma das fontes mais confiáveis (e seguras) de navegação. Este serviço da empresa de Mountain View permitiu-nos substituir os típicos GPS, os quais estavam quase sempre com os mapas desatualizados e o “comum” utilizador não sabia como atualizá-los sem…custos! Para termos o máximo de proveito desta aplicação em tempo real é necessário uma conexão de Internet estável. E, no nosso país, nem todas as zonas têm boa cobertura!

Frequentemente, enfrentamos vários problemas de largura de banda em algumas partes de Portugal (por exemplo, no interior do país) e isso leva-nos a ficarmos perdidos no meio do nada. Para que isso nunca te aconteça, a Google Maps apresenta uma solução alternativa e prática. Se fizer as malas para uma viagem ou estiver a caminho de uma nova cidade, você pode utilizar a funcionalidade de mapas offline oferecida pela própria Google. Este recurso permite-te que faças download do mapa de qualquer área para utilizares sem qualquer ligação à Internet.

Para desfrutares do Google Maps em modo offline a partir do teu sistema iOS ou Android, basta seguires os seguintes passos:

• A partir do teu tablet/smartphone Android ou iOS, abre a aplicação Google Maps;
• Agora, assegura-te que estás ligado à Internet e conetado ao Google Maps corretamente;
• Introduz o lugar que gostarias de visitar, por exemplo Coimbra;
• Na parte inferior da aplicação, toca no nome ou endereço do local. Posteriormente, seleciona a opção “Mais”;
• Agora, seleciona a opção “Download” e, desta forma, descarregas o mapa offline para o teu tablet ou smartphone.

Estacionamento

Algum vez te aconteceu estacionares numa zona desconhecida e não encontrares o teu carro? Esta é mais um ponto positivo para começares a utilizar o Google Maps. Para que isso nunca te volte a acontecer, basta marcares o local onde deixas-te o automóvel estacionado na aplicação. Para definires o local de estacionamento deverá abrir a aplicação Google Maps no teu tablet ou smartphone.

Seleciona o ponto azul que mostra o local onde te encontras no mapa e, seguidamente, seleciona “Definir como local de estacionamento”.
No regresso, quando voltares a abrir o teu smartphone ou tablet, o mapa lembrar-te-à qual é a localização do teu carro, permitindo-te obter (de imediato) as direções até ao local. E, o melhor é que o local de estacionamento fica memorizado no Google Maps até tu decidires removê-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here