Ataque ao Youtube afeta vários canais Vevo

Na passada terça-feira, os canais do YouTube de algumas das maiores estrelas do mundo encheram os fãs com estranhos videoclipes. Canais Vevo para artistas como Lil Nas X, Eminem, Drake, Taylor Swift, Ariana Grande, Harry Styles, The Weeknd, Michael Jackson, Kanye West e muitos outros foram fortemente afetados.

Antes dos vídeos desaparecerem, os espectadores viram clipes bizarros de Paco Sanz, um vigarista espanhol condenado a dois anos de prisão após ter sido condenado por fraude por mentir sobre ter câncer terminal, e do rapper Lil Tjay.

O YouTube não respondeu aos pedidos da comunicação social, no entanto, a Vevo que se autodenomina “a principal rede de videoclipes do mundo” reconheceu o incidente. Eles disseram num comunicado que “alguns dos vídeos foram enviados diretamente para um pequeno número de canais de artistas da Vevo hoje por uma fonte não autorizada”.

Além de notarem que os vídeos desapareceram, eles também afirmaram: “Nenhum conteúdo pré-existente estava acessível à fonte. Embora os canais dos artistas tenham sido protegidos e o incidente tenha sido resolvido, como prática recomendada, a Vevo irá realizar uma revisão dos nossos sistemas de segurança.”

O Google e o YouTube concentraram-se recentemente em tentar proteger os canais mais populares. No ano passado, um relatório destacou uma campanha de phishing direcionada a criadores, o YouTube exigiu milhões de canais populares para permitir a verificação em duas etapas, e o Google diz que distribuiu as chaves de autenticação de hardware para mais de 10.000 utilizadores de alto risco.

Apesar dessas precauções, um aparente comprometimento em algum lugar ao longo do pipeline da Vevo permitiu que o invasor, que apontou para o Twitter @lospelaosbro nas publicações, continuasse a enviar em canais de alto perfil durante várias horas.

Os artistas ou as pessoas que operam as suas páginas provavelmente não puderam fazer nada na plataforma. Uma página de suporte afirma que “a Vevo não fornece acesso direto aos artistas”. Em vez disso, provedores de conteúdo independentes ou a gravadora do artista é que enviarão o conteúdo para o Vevo, que posterior enviará para o YouTube e outros canais.

Fonte: MCountdowns

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui