Aplicativos que contam com gamificação em sua estrutura

Gamificação é a utilização de técnicas de jogos de videogame como ferramenta para incentivar a realização de uma tarefa. Sabia que vários apps contam com gamificação em sua estrutura? Descubra quais!

O termo gamificação é relativamente novo, mas seu conceito é simples de compreender: são técnicas próprias de jogos que incentivam uma pessoa a realizar suas tarefas de forma divertida e fluída. Não é à toa que apps com as mais variadas propostas passaram a utilizar a gamificação em sua estrutura, ajudando os usuários a atingirem seus objetivos. Veja a seguir como a gamificação está inserida nos aplicativos de diferentes segmentos.

App de Idiomas Babbel

Babbel é um aplicativo destinado à quem quer aprender um novo idioma. Para termos uma
ideia, a língua italiana é falada por mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, a
plataforma permite que o usuário estude outras onze línguas. Para ajudar o estudante a
chegar mais longe, o app Babbel utiliza diferentes recursos da Gamificação.

Link: Imagem de divulgação Babbel na App Store

Um exemplo está na evolução de aprendizado, em que uma flor cresce de acordo com a subida de níveis do usuário. Ao final de cada lição, uma “comemoração” surge na tela, para
incentivar a continuação do aprendizado. O sistema de revisão de temas também aplica alguns conceitos presentes nos jogos, como efeitos sonoros e pequenos desafios de preenchimento de frases. Tudo para deixar a experiência agradável e a aprendizagem divertida.

O sistema de revisão de temas também aplica alguns conceitos presentes nos jogos, como efeitos sonoros e pequenos desafios de preenchimento de frases. Tudo para deixar a experiência agradável e a aprendizagem divertida.

App de tarefas Habitica

Se você já jogou videogame, certamente testou algum jogo no formato RPG, onde o personagem principal evolui de acordo com as situações que são resolvidas. A proposta do app Habitica é trazer esse tipo de desafio, incluindo a construção de uma persona, para as tarefas diárias que o usuário precisa cumprir.

Ao criar sua conta no Habitica, é possível desenvolver uma versão sua, com barra de saúde e experiência – exatamente como vemos nos games! Cabe ao usuário inserir as funções que deve realizar em determinado período de tempo e, à medida que os itens são retirados da lista, seu personagem consegue aumentar de nível. Os afazeres do dia a dia ficam bem mais interessantes dessa forma.

App de atividades físicas Nike Run Club

Fazer parte da vida dos consumidores de forma constante sempre foi um objetivo da Nike. Por isso mesmo, a empresa conta com diferentes aplicativos que incentivam a prática de atividades físicas. No Nike Run Club, por exemplo, o objetivo é passar ao usuário o desejo de continuar a se movimentar e manter a saúde em dia com as corridas.

A gamificação é inserida nesse aplicativo por meio de conquistas de metas. Desde a primeira corrida, o usuário recebe recompensas. O mesmo se repete a cada objetivo que consegue atingir. Além disso, a plataforma oferece estatísticas de acordo com a sua experiência. Além do Nike Run Club, outros apps da Nike contam com conceitos de gamificação em sua estrutura.

App para foco Forest: Stay Focused

Manter o foco em uma tarefa pode ser um verdadeiro desafio. Se você se distrai com facilidade, provavelmente já passou por situações em que estar 100% concentrado foi impossível. O app Forest: Stay Focused foi desenvolvido justamente para suprir essa necessidade, dando ao usuário a função de aproveitar o tempo para fazer o que realmente importa.

O app mistura duas técnicas específicas: a gamificação e a quebra do tempo em blocos, um conceito que tem eficiência comprovada por especialistas da área de trabalho e estudos. Ao fragmentar períodos de tempo para estar totalmente focado, a mente entende que é apenas uma pequena fase e que logo poderá divagar sobre outros temas.

No app utiliza-se a metáfora de uma floresta. Você determina quanto tempo deseja ficar focado, sem mexer no celular ou nas redes sociais e ganha a semente de uma árvore virtual por isso. Quando consegue atingir o objetivo, vê a árvore crescer e preencher a tela. Se falhar na missão, uma árvore morta surge na tela. É uma forma simples mas bastante funcional de incentivar o usuário.

App de mobilidade Waze

Se você utiliza o Waze com frequência pode não ter percebido a gamificação presente dele, de tão fluído que o conceito aparece na plataforma. A função do Waze é notificar os usuários a respeito do transito e traçar rotas mais inteligentes. Para evoluir no ranking e ganhar pontos, é necessário contribuir com informações e é aí que está a gamificação.

O tempo todo o usuário é incentivado a participar ativamente da plataforma, seja nos caminhos escolhidos no dia a dia ou em situações de viagens, sendo esse um dos apps para viajar que muitas pessoas recomendam.

Todos esses aplicativos são apenas alguns dos que contam com gamificação em suas estruturas. Que tal fazer um teste? Na próxima vez que você abrir um app, perceba quais são os incentivos oferecidos para que o usuário permaneça nele e perceba se o aplicativo conta com conceitos de jogos. Certamente, você vai se surpreender com o número de apps que utilizam a gamificação.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here