A Google anunciou que a sua aplicação dedicada ao armazenamento de fotografias – o Google Photos – ultrapassou a marca dos dez mil milhões de downloads. Esta é a décima aplicação desenvolvida pela empresa a atingir esta categoria.
Como recorda o site 9to5google, o Google Photos foi oficialmente lançado em 2015 e, desde então, tornou-se numa das apps mais utilizadas deste segmento.
Ainda que grande parte das marcas de telemóveis tenha as suas próprias apps de armazenamento de fotografias, a verdade é que a grande quantidade de funcionalidades de edição e de organização torna o Photos numa das apps mais úteis para se ter instalada no telemóvel.
Ao longo do tempo, o interesse não diminuiu, com milhares de milhões de utilizadores ainda a descarregar o Google Photos para os seus dispositivos. Embora o elemento de cópia de segurança “gratuito” tenha desaparecido desde o lançamento para beneficiar os planos de subscrição pagos do Google One, poucos serviços podem oferecer tal utilidade sem solicitar um reembolso.
O Google Photos é agora apenas a décima aplicação desenvolvida pela Google a atingir este número de downloads. A última aplicação da Google a atingir os 10 mil milhões de downloads foi o Drive no início de 2024. Este clube exclusivo inclui também o Chrome, o Gmail, o Maps, o YouTube, a Google app e vários serviços principais, como o Play Services, o Speech Services e o Android Accessibility Suite.
Depois de ter lançado a sincronização entre dispositivos no ano passado, o Google Photos está a tornar muito mais fácil abrir a sua pasta bloqueada no Android e iOS.
Anteriormente, acediamos à pasta bloqueada abrindo o Google Photos, acedendo ao separador Biblioteca, tocando em Utilitários no canto superior direito da grelha 2×2 e percorrendo o título “Organize a sua biblioteca”.
Agora, “Bloqueado” aparece diretamente ao lado de Favoritos, Ficheiro e Reciclagem para um acesso muito mais rápido. A abordagem antiga tornava a existência da Pasta Bloqueada menos óbvia, o que tinha a sua vantagem. Agora, o Google Photos na web coloca a pasta privada na gaveta de navegação.