Ansiedade pode ser medida com análise ao sangue

Um grupo de investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Indiana, nos Estados Unidos, desenvolveu, com sucesso, um exame de sangue para testar os níveis de ansiedade. O teste examina biomarcadores que podem ajudá-los a determinar objetivamente o risco de alguém desenvolver ansiedade, a gravidade dos seus níveis atuais de ansiedade e quais as terapias que, provavelmente, funcionariam melhor com a pessoa em questão.

Agora que o teste foi validado por pesquisadores, está a ser desenvolvido para um uso mais amplo por médicos pela MindX Sciences.

“Muitas pessoas sofrem de ansiedade, o que pode ser muito incapacitante e interferir na vida diária de cada um”, disse o professor de psiquiatria Alexander Niculescu, MD, PhD. “A abordagem atual é conversar com as pessoas sobre como se sentem e até para perceber que medicamentos estão a tomar porque alguns podem causar dependência e criar mais problemas. Pretendemos que a nossa abordagem para identificar biomarcadores sanguíneos possa ajudar-nos a combinar pessoas com terapias que possam funcionar melhor e que sejam uma escolha não viciante”, referiu.

A pesquisa anterior de Niculescu levou ao desenvolvimento de exames de sangue para ajudar a tratar dor, depressão/transtorno bipolar e transtornos associados ao stresse pós-traumático. Este mais recente trabalho, publicado na Molecular Psychiatry, usa métodos semelhantes para tratar a ansiedade. O estudo incluiu três vertentes independentes – descoberta, validação e teste. Os participantes fizeram um exame de sangue a cada 3-6 meses ou sempre que ocorresse um novo internamento psiquiátrico. Ao examinar os biomarcadores de RNA no sangue, os pesquisadores puderam identificar o estado atual de ansiedade de determinado paciente.

“Além dos medicamentos, existem outros métodos para tratar a ansiedade, como terapia cognitivo-comportamental ou mudanças no estilo de vida”, disse Niculescu.

Os biomarcadores de uma pessoa também podem mudar com o tempo. Niculescu disse que o teste pode ajudar a avaliar o risco de uma pessoa desenvolver níveis mais altos de ansiedade no futuro, bem como outros fatores podem afetar a sua ansiedade, como alterações hormonais, por exemplo.

Como a prevenção é melhor a longo prazo, e a medicina personalizada tem vindo a ganhar terreno, o objetivo é fornecer um relatório abrangente para pacientes e médicos usando apenas um tubo com uma amostra de sangue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui