Android 12 poderá permitir hibernar apps para economizar espaço

É uma funcionalidade potencialmente excitante e útil, especialmente se tiver várias aplicações no seu telefone que não têm muito uso, mas que é relutante em desinstalar.

Isso é apenas especulação por enquanto, e o autor do artigo refere que também não sabe qual seria o processo para uma app que entrasse em hibernação – se iria acontecer automaticamente para apps que não tenham sido usadas durante muito tempo, ou se os utilizadores teriam de optar manualmente por hibernar apps.

Ainda não há muito tempo o autor do artigo refere que ouviu falar de uma característica intrigante que parece estar a chegar ao Android 12, nomeadamente a hibernação de apps. Uma menção inicial em ´Android Code´ sugeriu que a funcionalidade lhe permitiria colocar apps que não estão a ser usadas num estado de hibernação, o que iria otimizar o seu uso de armazenamento, mas os detalhes da funcionalidade eram escassos, até agora.

Embora ainda existam muitas perguntas sem resposta, alguns detalhes foram vistos em novas alterações de código Android, detetadas por Mishaal Rahman (editor-chefe do XDA). O código menciona que se uma aplicação é hibernada para um único utilizador (num dispositivo multi-utilizador), então a sua cache será simplesmente limpa, libertando assim um pouco de armazenamento.

Mas também haverá “hibernação ao nível do package”, que hiberna a app para todos os utilizadores, e isso irá mais longe. Assim, os primeiros detalhes da funcionalidade de hibernação de App´s Android estão aqui. Se uma aplicação for hibernada para um único utilizador, o sistema limpará a cache. A Google vai adicionar mais para hibernação ao nível do “Package” (a aplicação é hibernada para todos os utilizadores).

O autor do artigo refere que infelizmente, a equipa Techradar ainda não sabe como irá mais longe. Pode ser que a app veja todos os seus dados removidos e essencialmente seja eliminada do dispositivo, embora talvez mantenha o seu ícone para que possa recarregá-lo rapidamente. Ou talvez congele totalmente todos os processos da aplicação, bem como limpar a cache, por isso não há hipótese de drenar a bateria em segundo plano.

Espera-se que venhamos a saber mais informações em breve, já que o Android 12 provavelmente não será lançado em formato final até Setembro.

Fonte: Techradar

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here