Análise Xiaomi Smart Band 8: smartband com melhor qualidade-preço regressa

A linha de pulseiras inteligentes da Xiaomi, conhecida recentemente como Smart Band, conquistou uma legião de fãs devido ao seu preço extremamente competitivo e conjunto robusto de funcionalidades. Agora, com a chegada da oitava geração, a Smart Band 8, vemos um foco renovado no estilo, com uma vasta gama de pulseiras oficiais disponíveis em diversos estilos e inúmeras melhorias técnicas.

Como blogger de tecnologia, tenho usado as várias Mi Band/Smart Band nos últimos anos, como a Mi Band 6 ou a Smart Band 7. O que mais aprecio nela é a facilidade de uso e o design leve, que torna o seu uso contínuo quase imperceptível. Além disso, tem sido uma substituta incrível para o despertador tradicional, permitindo-me acordar sem perturbar o resto da casa. Outra vantagem notável é a durabilidade da bateria, que consistentemente me oferece até duas semanas de uso com uma única carga.

Mas, como se posiciona a nova Smart Band 8, com um (redução) custo para os 40€, em relação aos seus antecessores? E qual é a sua colocação num mercado de rastreadores de fitness cada vez mais saturado? Tentarei responder a estas questões nesta análise, onde exploraremos em profundidade as características e funcionalidades da nova Xiaomi Smart Band 8.

Design

O design da Smart Band 8 mantém a linha visual dos modelos anteriores, mas apresenta duas diferenças chave – a estrutura é de metal e a nova pulseira liga-se diretamente ao rastreador. Isto significa que as pulseiras mais antigas da Band 7 não são compatíveis com este novo modelo. No entanto, este é um problema apenas para aqueles que estão a pensar em atualizar a sua Smart Band; para os novos utilizadores, já existem dezenas de opções de pulseiras de terceiros para a Band 8 disponíveis em várias plataformas de comércio eletrónico, e a gama de estilos deverá aumentar nos próximos meses.

A Smart Band 8 tem dimensões de 48 x 22,5 x 11 mm e pesa somente 14 gramas sem a pulseira de silicone – ligeiramente mais do que os 13 gramas da Band 7 e os 12 gramas da Band 5. O novo design da pulseira apresenta dois botões de libertação rápida na parte superior e inferior, uma característica bastante prática. Esperemos que estes botões resistam ao uso contínuo e não se soltem. A unidade que recebemos para análise é a versão dourada com a pulseira de silicone branca, mas há que referir que há outras versões, nomeadamente como o pendente e o clip de corrida que permitem fixar a Band 8 aos seus sapatos.

A Smart Band 8 é leve e discreta no pulso, sendo confortável para usar durante todo o dia. A única crítica que temos ao design é a falta de um botão de início/retrocesso, como existia na Band 5 e nas gerações anteriores das Mi Bands. O ecrã maior da Band 8 é agradável à vista, mas navegar na interface do usuário apenas com controlos táteis não é perfeito, especialmente durante os treinos.

A Smart Band 8 tem resistência à água de 5ATM, por isso pode levá-la para nadar. A caixa de venda inclui a Band 8 e um novo carregador magnético de dois pinos que termina num cabo USB-A. Este carregador não é compatível com as Mi Bands de gerações anteriores.

Funcionalidades

A Xiaomi Smart Band 8 mantém-se fiel às suas raízes de monitorização de saúde, oferecendo as mesmas funcionalidades essenciais que a sua antecessora. Isto inclui acompanhar o seu ritmo cardíaco 24/7, monitorizar continuamente os níveis de SpO2, e rastrear tanto o sono como o stress. No entanto, a Band 8 ainda não possui um sensor GPS, o que significa que terá de contar com o seu smartphone emparelhado para obter dados detalhados de corrida ou caminhada. Além disso, a nossa unidade internacional não dispõe de um recetor NFC, uma omissão notável.

No que diz respeito ao acompanhamento de treino, a Xiaomi Smart Band 8 oferece um total impressionante de 151 modos de treino. Estes vão desde as atividades padrão, como corrida e levantamento de peso, até atividades mais específicas, como futebol de mesa e jogos de tabuleiro. Além disso, todas as 151 atividades estão disponíveis diretamente na pulseira assim que a retira da caixa. A aplicação Mi Fitness armazena até um mês de dados de saúde e de treino, permitindo-lhe acompanhar o seu progresso ao longo do tempo. Para os utilizadores de iOS, é possível sincronizar os seus dados de treino com o Strava e o Apple Health.

Para os corredores, a Band 8 vem equipada com várias funcionalidades específicas. Estas incluem percursos de corrida no pulso com opções para definir metas de distância, frequência cardíaca e tempo. Há também um modo de companhia inteligente que compara a sua posição com o ritmo definido, em tempo real. A Xiaomi também atualizou a sua avaliação da Inteligência de Atividade Pessoal (PAI), introduzindo o score de vitalidade. Este score reflete o quão ativo foi o seu dia, com base nos seus padrões de movimento e exercício, levando em conta a sua idade, frequência cardíaca e dados de treino ao longo de uma semana.

Em termos de ecrã, a Smart Band 8 mantém o mesmo tamanho e resolução que a Band 7 – um painel AMOLED de 1,62″ com 192 x 490 pixels. No entanto, a Band 8 apresenta uma taxa de atualização de 60Hz, tornando a experiência de utilização notavelmente mais suave do que as versões anteriores da Mi Band, que estavam limitadas a 30Hz. O ecrã atinge um máximo de 600 nits no modo automático (em comparação com os 500 nits da Band 7) e agora possui ajuste automático de brilho. Além disso, a Band 8 suporta uma função de duplo toque para acordar e a funcionalidade Always-On Display (AOD).

Existem muitas opções adicionais de mostradores de relógio na aplicação Mi Fitness, onde algumas das novas faces de relógio vêm ainda com mini-jogos, uma adição interessante.

As notificações básicas também estão presentes na Band 8, com a capacidade de receber mensagens de texto sem opção de resposta. Pode rejeitar chamadas e enviar respostas pré-definidas via texto. O motor de vibração é forte por padrão, mas pode ser programado para uma vibração ainda mais intensa a partir do menu de configurações. Outras funcionalidades incluem um alarme, temporizador, widget de clima, lembretes, controlos de música, exercícios de respiração e um obturador de câmara para o seu telefone emparelhado.

Curiosamente, a Xiaomi decidiu regressar ao Bluetooth 5.1, embora a Smart Band 7 já estivesse equipada com a versão mais recente 5.2. Ainda assim, a Band 8 suporta Bluetooth Low Energy (BLE), sendo que a única grande desvantagem que identificamos é a ausência do Controlo de Energia de Baixo Consumo (LEPC), que só está presente no Bluetooth 5.2.

Software e Desempenho

O lado do software na Xiaomi Smart Band 8 é uma experiência familiar para os usuários de longa data da Mi Band. Ao girar o pulso ou tocar duas vezes no ecrã, tem acesso ao mostrador do relógio. A partir daí, pode deslizar para baixo para as notificações ou para cima para a gaveta de aplicativos. Os widgets estão localizados nos lados esquerdo e direito, oferecendo acesso rápido aos seus aplicativos mais usados. A novidade deste ano é que agora pode adicionar widgets com dois atalhos em um único cartão.

Pode criar os seus próprios widgets dentro da aba Widgets no aplicativo Mi Fitness, com acesso a todos os aplicativos e suas funcionalidades específicas e modos de treino. Você pode emparelhar qualquer um dos aplicativos integrados, enquanto o widget de treino também permite adicionar até dois dos seus atalhos de atividade preferidos diretamente na tela inicial.

A monitorização da frequência cardíaca na Band 8 pode ser configurada para cada 1, 10 ou 30 minutos, sendo que os valores mais curtos obviamente consomem mais bateria. Você também pode definir alertas de alta e baixa frequência cardíaca, com notificações aparecendo assim que você ultrapassar ou cair abaixo de um valor pré-determinado.

O rastreamento do nível de oxigênio no sangue (SpO2) pode ser configurado para monitoramento durante todo o dia e também funciona durante as sessões de sono. Em termos de precisão, tanto as leituras da frequência cardíaca quanto do SpO2 oferecem valores semelhantes aos que você obteria em smartwatches e outros rastreadores de saúde. Você obtém resultados consistentes, que são uma ótima maneira de medir seu bem-estar geral, mas tenha em mente que não está obtendo leituras de grau médico.

O rastreamento do sono mostrou corretamente os horários de ir para a cama e acordar. O aplicativo nativo de sono da Band 8 mostra a sua última sessão de sono com um detalhamento detalhado, apresentando a porcentagem de sono profundo, leve e movimento rápido dos olhos (REM). Você também obtém médias para sua frequência cardíaca e leituras de oxigênio no sangue diretamente dentro do aplicativo Sleep na banda. Se o rastreamento de SpO2 estiver ativado, você também recebe uma pontuação de respiração baseada nos seus níveis de oxigênio no sangue, além de dicas úteis dentro do aplicativo complementar sobre como melhorar sua respiração durante o sono.

A Band 8 conseguiu reconhecer quando eu acordava durante a noite para beber água e registava com precisão quando eu voltava para a cama. A única falha que experimentei com o rastreamento do sono foi quando a banda registrou uma soneca enquanto estava guardada em um bolso da minha mochila.

O rastreamento de atividades é mais preciso do que o que eu obtinha da minha Band 5, com uma contagem de passos mais precisa. Você pode ativar o reconhecimento automático de treino para algumas atividades como caminhada, corrida e ciclismo. Quanto aos dados gerais de treino, você obtém seu gráfico de frequência cardíaca, calorias queimadas, um detalhamento da intensidade do seu treino e tempos de recuperação sugeridos.

Corrida e caminhada podem se beneficiar do receptor GPS do seu telefone para mapear sua rota, juntamente com outros dados vitais, como distância percorrida, ritmo e cadência – também conhecida como o número de passos por minuto.

O acessório opcional Running clip que tínhamos para esta análise permite algumas leituras adicionais quando você ativa o modo Pebble no aplicativo Mi Fitness e prende a Band 8 nos seus tênis de corrida. O modo Pebble avalia sua forma de correr e fornece medidas mais específicas e supostamente mais precisas sobre cadência, comprimento da passada, tempo de contato com o solo e força de impacto. Essas funcionalidades são certamente valiosas para os corredores ávidos e podem ajudá-lo a ajustar sua forma de correr em tempo real durante o treino.

Bateria

A Xiaomi promete uma impressionante durabilidade de bateria na Smart Band 8, alegando que o dispositivo pode durar até 16 dias com uma única carga da sua bateria de 190mAh. No entanto, se optar por ter o Always On Display (AOD) ligado, este tempo de utilização cai para cerca de 6 dias.

Na minha experiência pessoal, descobri que estes números são um pouco otimistas. Com todas as funcionalidades de monitorização de saúde ativadas – mas sem notificações ou AOD – a minha unidade durou 7 dias. Claro, isto vai variar dependendo de quão intensivamente você usa o seu Band 8 e quantas das suas várias funcionalidades estão ativadas.

Para aqueles que querem espremer cada gota de vida útil da bateria, a Xiaomi incluiu um modo de economia de energia. Este modo limita o dispositivo a uma face de relógio monocromática básica e contagem de passos, mas pode estender a durabilidade da bateria para mais de 19 dias.

Uma adição menos divulgada ao Band 8 é uma nova funcionalidade de estimativa de bateria. Esta funcionalidade oferece uma previsão bastante precisa de quanto tempo a sua bateria durará até a próxima carga, com base na sua utilização e nas funcionalidades que tem ativadas. Pode aceder a esta funcionalidade nas configurações do próprio Band 8, o que é útil para gerir a vida útil da bateria.

No que diz respeito ao carregamento, a Band 8 utiliza o mesmo carregador magnético de dois pinos que a Band 7 e a Band 7 Pro. No entanto, se você tem uma Band mais antiga, como a 6 ou a 5, vai descobrir que o carregador é diferente e infelizmente não será compatível. É uma pena que a Xiaomi não tenha mantido a consistência de carregadores entre as gerações.

Uma carga completa da bateria leva aproximadamente 1 hora, o que é bastante rápido e significa que você não ficará sem o seu rastreador de fitness por muito tempo. Em geral, embora a durabilidade da bateria possa não ser tão longa quanto a Xiaomi sugere, ainda é impressionante para um dispositivo com tantas funcionalidades.

Veredicto: Xiaomi Smart Band 8

A Xiaomi Smart Band 8 posiciona-se com firmeza como uma das melhores opções de wearables inteligentes no seu segmento de preço, por menos de 40€. Com características impressionantes como um grande display AMOLED com uma taxa de atualização suave de 60Hz, ajuste automático de brilho e um design mais premium, esta banda oferece um valor excepcional.

Complementado por um amplo rastreamento de esportes e monitoramento de saúde, a escolha da Band 8 é praticamente infalível. É incrivelmente leve, permitindo o uso 24/7 sem desconforto, e ainda funciona maravilhosamente como um discreto despertador.

As novas opções de pulseira permitem que a Band 8 seja usada não apenas no pulso, mas também como um pendente ou como um companheiro de corrida nos tênis, proporcionando métricas mais detalhadas. E, como acontece com as Mi Bands anteriores, a variedade de opções de pulseira de terceiros será certamente vasta.

No entanto, nem tudo são rosas. A ausência de GPS integrado e NFC no nosso modelo internacional é decepcionante e a falta de um botão de voltar/início para navegar na interface do usuário pode ser frustrante para alguns. No entanto, mesmo considerando essas pequenas falhas, a Band 8 mantém-se como uma excelente escolha.

Pelo seu preço, a Xiaomi Smart Band 8 é um wearable de pulso repleto de funcionalidades que oferece uma ótima durabilidade de bateria e todas as suas necessidades básicas de saúde e rastreamento de atividades. Sem dúvida, um dos melhores wearables qualidade preço do mercado que faz sentir que a Xiaomi regressou “ao passado”, quando lançava produtos com preços acessíveis.

REVER GERAL
Veredicto: Xiaomi Smart Band 8
analise-xiaomi-smart-band-8-smartband-com-melhor-qualidade-preco-regressaPelo seu preço, a Xiaomi Smart Band 8 é um wearable de pulso repleto de funcionalidades que oferece uma ótima durabilidade de bateria e todas as suas necessidades básicas de saúde e rastreamento de atividades. Sem dúvida, um dos melhores wearables qualidade preço do mercado que faz sentir que a Xiaomi regressou "ao passado", quando lançava produtos com preços acessíveis.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui