Análise Tesla Model Y: Review

Não é todos os dias que uma marca automóvel tenta converter um dos seus sedans num robusto SUV; mais raro ainda é quando estas conversões são feitas com carros elétricos. Neste caso, estamos a falar do mais recente SUV da Tesla, o Model Y.

Com este veículo em específico, a marca norte-americana decidiu agarrar no enorme sucesso do Model 3, o seu sedan/hatchback mais acessível, e juntá-lo ao SUV que já comercializava, o Model X. O resultado foi o Model Y, um veículo construído para agradar o mercado de SUVs sem se desviar da assinatura da Tesla.

Em termos de motorização o Model Y vem com dois motores elétricos, um dedicado às rodas frontais e outro dedicado às rodas traseiras. A potência destas duas unidades depende da versão do carro. Caso escolha a versão Long Range do Model Y o conjunto de motores irá debitar 346 cavalos e 527 Nm de binário. No entanto se escolher a versão Performance estes números já sobem para os 462 cavalos e 639 Nm de binário. Falando ainda em versões, a versão Long Range oferece uma autonomia de 533 Km enquanto a versão Performance oferece ainda uma respeitável autonomia de 514 Km. Quando comparado a outros rivais, tais como o Mustang Mach-E, o Hyundai Ioniq 5 ou o Volkswagen ID.4, a autonomia do Model Y supera qualquer um deles e oferece-lhe assim uma vantagem competitiva no mercado.

Como seria de esperar da Tesla, o Model Y possuí tração às quatro rodas. Em conjunto com qualquer uma das suas motorizações este SUV é capaz de fazer frente a uns quantos desportivos disponíveis no mercado. No entanto, no dia-a-dia este tipo de performance não irá fazer grande diferença, a não ser nos dias chuvosos ou em estradas mais acidentadas; nestes casos irá sentir que esta a tração integral irá ajudar a manter um pouco mais de controlo sobre a sua condução. Infelizmente em estradas acidentadas a suspensão, apesar de elevada, vai fazê-lo sentir uns quantos solavancos.

Ainda no exterior, o Model Y oferece duas opções de jantes. Uma opção de 19 polegadas e outra de 20, na versão Performance esta escolha está limitada às jantes de 20 polegadas, alcunhadas de Induction e ainda vem acompanhada de uma suspensão rebaixada.

Ao contrário do Model X o novo SUV elétrico não possuí portas estilo gaivota, o que apesar de não parecer tão “futurista” acaba por ajudar mais na logística de passageiros. Os olhos mais atentos, também irão reparar que as linhas visuais do Model Y conferem-lhe uma aparência muito idêntica ao Model 3, afinal foi este modelo que serviu de base para o novo SUV.

O interior deste SUV deverá ser familiar a quem já esteve dentro do habitáculo de um Model 3. O habitáculo também é iluminado por um enorme teto panorâmico que percorre a maioria do tejadilho e é feito de vidro fumado, para prevenir que qualquer dos seus ocupantes apanhe um escaldão. O Model Y conta também com 5 lugares, sendo que os três lugares traseiros podem ser todos rebatidos para aumentar a capacidade de carga da bagageira. Se sentir necessidade também pode encomendar o seu Model Y com dois lugares extra, ainda que estes últimos dois não sejam propriamente amigáveis de adultos de estatura mediana ou acima.

Apesar do habitáculo não adicionar nada de impressionante, o seu estilo minimalista oferece bastante espaço para todos os passageiros, isto é especialmente verificado passageiro no banco do meio, que não tem de se encolher devido à coluna central presente nos habitáculos dos carros com motor de combustão. Para quem costuma transportar muita carga a Tesla também adicionou uma segunda bagageira debaixo do capô, que conta com 117 litros de capacidade.

Grande parte das funcionalidades do habitáculo residem no enorme ecrã de entretenimento no centro do tablier. Tudo desde controlo climatérico até ao próprio velocímetro são mostrados neste ecrã de 15 polegadas, o que sem dúvida demora um pouco até nos habituarmos. Este display também conta com algumas aplicações de entretenimento, incluindo alguns jogos, Youtube e até Netflix. Felizmente para a segurança de todos, estas aplicações são automaticamente bloqueadas quando o veículo está em movimento.

A tecnologia Autopilot da Tesla é bastante conhecida e também bastante desenvolvida. O Model Y oferece este icónico sistema como uma funcionalidade de origem, ainda que vários dos extras a este sistema só estejam disponíveis após alguns pagamentos extra. De qualquer maneira, o Autopilot poderá incluir a funcionalidade Summon, a capacidade de chamar o carro para a nossa localização através da app da Tesla, e ainda a capacidade de estacionamento automático. Todas estas funcionalidade são testadas extensivamente de acordo com a grande política de segurança da Tesla.

Os sistemas automáticos também incluem travagens de emergência com deteção de pedestres, assistência à posição na faixa rodoviária e ainda cruise control adaptativo com modo de condução semiautónoma. Estas tecnologias utilizam um grupo de câmaras e sensores capazes de “ler” o meio em redor e logo de seguida alimentar o sistema com toda a informação recolhida.

Caso tenha instalado no seu smartphone a app da Tesla já mencionada, o Model Y irá destrancar-se e ligar-se automaticamente de acordo com o seu login na app. Em alternativa também poderá utilizar um smartcard que vem incluído com o veículo. A interação entre a app e o sistema do SUV oferece uma boa resposta, e para não perturbar a sua condução, ou mesmo a lei, ao utilizar o seu telefone ao mesmo tempo que conduz, a Tesla incorporou um sistema de voz que permite efetuar todas as operações sem problemas.

O Tesla Model Y foi construído para um mercado que favorece veículos práticos. Não é perfeito, especialmente com a sua direção rígida e uma suspensão que pode não ser muito confortável em estradas mais acidentadas. No entanto, a sua fiabilidade, segurança e tamanho compensam pelos seus pontos negativos. Se estava a pensar em adquirir um Model X, mas achava que era demasiado volumoso, então talvez o Model Y seja para si.

O número de SUVs elétricos no mercado encontra-se em ascensão, sendo que uns são mais luxuosos do que outros. No entanto, apesar não ser o mais luxuoso ou o mais potente o Tesla Model Y está lá em cima, e mostra-se capaz de enfrentar a competição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui