Análise Sony HDR-AS100V: O desporto ao extremo

Sony AS100 (14)

Na luta das actioncam não há duvida que a GoPro se destaca, ou será que a Sony AS100 ganhou a batalha? Descubra na nossa análise.

Índice
Características e Acessórios
Design
Desempenho Foto / Video
Veredicto Sony AS100

Características e Acessórios

Sony AS100 (10)Com bastantes alterações em relação às suas antecessoras, a AS100V veio afirmar o espaço que lhe pertence no mercado das ActionCam. Com uma capacidade de captura de vídeos em 240fps, transmissão de vídeos em direto na Internet, incorporando as tecnologias Wi-fi, NFC e GPS, podemos afirmar que é uma das melhores escolhas no que se refere à equação qualidade / preço.

Segue um quadro com as características completas:

sonyas100_caract

Sony AS100 (19)No kit que nos foi fornecido, para além da caixa SPK-AS2 que resiste a submersões até 5m de profundidade, recebemos ainda o ecrã de pulso com ligação direta à AS100V usando a tecnologia Wifi e acessórios que nos permitem afixar a câmara em diversos cenários. Um adaptador para que a As100V fique com a capacidade de se fixar a tripés sem caixa de proteção, duas pranchas adesivas que usamos no capacete (bicicleta) e ainda o adaptador que se fixa ao guiador da nossa bicicleta de BTT.

Estão ainda disponíveis outros acessórios mas acreditamos que estes são os principais para o público em geral. Se planeia fazer mergulho a um nível bastante mais elevado, saiba que com a caixa MPK-AS3, poderá fazê-lo até 60m. Se pretende fazer Surf, existe uma placa que se fixa de forma segura à prancha, e em qualquer situação desportiva ou não, estamos certos que há sempre um adaptador para cada caso.

Design

Sony AS100 (8)O design da Sony AS-100V foi cuidadosamente pensado. A cor branca, segundo a marca, não foi escolhida ao acaso. Devido a este facto, em situações adversas, como é o caso de estar exposta à luz solar, a carcaça absorve menos calor, permanecendo em condições de operação ideais.

Uma das grandes vantagens da concorrência é o mercado de acessórios que rodeia este tipo de artigos. No caso da AS100V, o cuidado em ter na caixa SPK-AS2 que é fornecida no Kit bem como nos restantes acessórios um orifício em que, de forma universal podemos conectar outros adaptadores, como tripés, os tão famosos Selfie Stick ou até um monopé. As possibilidades são imensas.

Sony AS100 (13)Se pretende captar vídeo com som mas a caixa não permite uma clara noção do ambiente envolvente? A Sony pensou nisso e a câmara, sem qualquer proteção adicional é resistente a pó e salpicos, significa isto que pode filmar uma descida de montanha na neve, ou filmar um trilho de BTT à chuva e mesmo assim captar em Stereo estas atividades sem a necessidade do uso da Caixa de proteção. Mas tendo sempre em conta que as quedas ou se deixar involuntariamente cair a câmara à agua, submetendo o corpo a submersão, poderá danificar o equipamento.

No Kit que nos foi cedido, o uso do controlador com ecrã no Pulso está muito bem conseguido, iremos falar mais dele na no desempenho de foto / Video.

Desempenho Foto / Video

Sony AS100 (9)Começamos com um resumo da nossa experiência com a AS100V, foi fantástica. Com uma qualidade tanto em foto como em video de se tirar o chapéu, ficamos verdadeiramente impressionados com a sua versatilidade. Os acessórios que nos foram cedidos deram-nos bastantes possibilidades e opções de captura o que facilitou a nossa análise. A AS100V tem todas as possibilidades de conexão que existem no mercado. Através do PlayMemories Mobile, já nosso conhecido de outras análises de dispositivos Sony, podemos estabelecer ligação de forma simples à câmara.

Sony AS100 (16)Nesta análise e em alguns cenários, com poucos passos liguei o meu Sony Xperia Z2, utilizando o NFC, de forma simples e sem configurações extra à AS100V. Temos uma ligação quase sem atrasos na reprodução e a imagem projetada num ecrã de 5 polegadas. Utilizamos esta opção quando queríamos captar fotos. Houve situações de fotos com tripé ou mesmo com o Selfie Stick em que usamos o Z2 para programar o atraso no disparo em 5s permitindo assim a visualização, enquadramento e disparo.

Seguem algumas fotos que tirámos com a AS100V:

AS100V foto 06Em relação ao video, as opções são mais que muitas. Desde video HD, FHD em Slow motion de 120fps (em HD 720p) ou até de 240fps (sacrifica-se aqui qualidade que desce para 480p), cada cenário de gravação terá a sua opção disponível na AS100V. Nos dois cenários que utilizamos para testes, na neve e nos trilhos de BTT podemos dizer que ficámos bastante satisfeitos. Mesmo com a redução de vibração do steadyshot, a fixação na barra do guiador transmite no video final a sensação de imagem tremida. O mesmo já não se passa no capacete. Na neve a vibração não é o problema mas sim o frio extremo. Desde os picos mais elevados em que nos deu acesso às pistas negras até às pistas mais em baixo da montanha, as azuis, não houve qualquer problema com sobreaquecimento, névoa na caixa de proteção ou falhas no dispositivo devido ao frio.

AS100V foto 05A única questão que se colocou e mesmo após uma pesquisa exaustiva não encontrámos resposta para uma falha na conexão wifi em altitudes extremamente elevadas. Quando subíamos a pistas no topo mais elevado das montanhas em Andorra, a ligação através de ligação wifi tanto com o telefone como com o relógio era interrompida e o emparelhamento não se realizava. Fora isso o relógio foi o nosso grande amigo. Com uma ligação à câmara em tempo real, proporciona uma comodidade extrema na captação de imagens.

Sony AS100 (12)Com o ecrã de pulso, podemos controlar até 5 câmaras (ideal em gravações multi-cenário) em tempo real e com um simples toque no botão de gravação, se dá início ao modo de captura que temos definido na(s) câmara(s). Através deste mesmo dispositivo, podemos também controlar as definições da As100V. Desde captura em time-lapse, em slow-motion ou de fotografia apenas, o menu de configuração é bastante completo e acessível.

Nada melhor que verem um pequeno video compilando alguns dos cenários para terem a noção da qualidade final da As100V:

httpv://youtu.be/ZYmjc8WFCr0

Veredito Sony AS100

Usámos a As100V principalmente em dois cenários, na neve em Andorra de forma bastante intensiva e nalguns trilhos de BTT em Portugal. Em ambos os casos a resposta foi exemplar. Uma das queixas dos utilizadores apontava uma névoa na caixa protetora em ambiente frio. Não notámos essa anomalia neste modelo, muito provavelmente porque a temperatura de operação permanece baixa devido à cor branca do dispositivo bem como uma melhor gestão de energia com esta versão.

A qualidade final das fotos e do video são fantásticos, e nada ficam a dever à concorrência mais direta. A duração da bateria quando temos todas tecnologias disponíveis na AS100V em uso, é bastante sacrificada porém, a hipótese de troca de bateria, abre a possibilidade de andar com mais que uma, aumentando assim a autonomia de gravação. Podemos afirmar que a AS100V pode ser, no mercado português uma das melhores escolhas Qualidade / Preço.

Pontos a favor:

  • Qualidade de construção
  • Conectividade
  • Qualidade final Video / Foto

Pontos contra:

  • Apesar de ter bastantes acessórios, ainda são menos que a concorrência
  • Autonomia (pode sempre andar com 2 ou mais baterias)

Aproveitamos para agradecer à Sony a cedência da unidade para testes e aproveitamos para relembrar que a mesma se encontra disponível no mercado português desde 319€.

Segue a habitual galeria de imagens:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here