Análise Jiayu M1: Uma opção de entrada de gama low cost

jiayu-m1-1

Cada vez mais frequente no nosso dia a dia são os smartphones chineses. Com produtos para agradar todos os gostos, quer a nível de design quer a nível de hardware, a sua presença é cada vez mais notória.

Desta vez, trazemos o Jiayu M1. Uma marca muito provavelmente desconhecida dos nossos leitores. Iremos analisar em detalhe este modelo de entrada de gama. Leiam a nossa análise e fiquem a conhecer este smartphone.

Especificações

  • jiayu-m1-3Sistema Operativo: Android 5.1
  • Ecrã: LCD capacitivo, 16M de cores, 5.0″, 720 x 1280 pixels (~294 ppi )
  • Câmara traseira: 13 MP Video: 1080p@30fps
  • Câmara frontal: 8 MP
  • Processador: MediaTek MT6580 Quad core 1.3 GHz
  • GPU: Mali 400 MP2
  • Memória RAM: 2 GB
  • Armazenamento interno: 16 GB
  • Ligações: USB 2.0; jack 3,5 mm jack; slot de cartões microSD (máx. 32 GB)
  • Sensores: acelerómetro, proximidade
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, hotspot
  • Bluetooth: v4.2, A2DP, LE
  • Bateria: iões de lítio com 2750 mAh de capacidade

Das especificações acima é fácil percebermos que estamos na presença de um modelo de entrada de gama, pelo que não podemos contar com um desempenho fenomenal. Ainda assim, contamos com a versão 5.1 do Android, 2 GB de RAM e duas câmaras com resoluções muito aceitáveis.

Design e ecrã

jiayu-m1-6O Jiayu m1 é um smartphone com um design bastante interessante. Apesar de não apresentar nenhuma novidade a nível de design, o telefone está muito bem concebido. A primeira coisa que reparamos é o facto de todo o telefone ser feito em plástico, o que claramente se enquadra na gama em que se encontra, em especial, na sua gama de preços. Ainda assim, os plásticos e as texturas usadas são muito agradáveis ao toque e não demonstram falta de qualidade.

O ecrã frontal é rodeado por um aro branco. Temos a câmara frontal no topo superior esquerdo e, a seu lado, podemos contar com um flash LED. Nas laterais, onde podemos encontrar os botões de volume e de power, é rodeado por um aro de cor dourada. A capa traseira é feita de plástico texturado e podemos ver a câmara de 13 MPx rodeada por um aro dourado e, imediatamente abaixo, o flash de duplo LED.

jiayu-m1-3

No que diz respeito ao ecrã, podemos contar com um ecrã de 5″, com resolução HD e com uma densidade de pixeis por polegada a rondar os 294. O comportamento do ecrã mostrou-se muito razoável, comportando-se bem em condições de luz directa e de pouca visibilidade.

Desempenho

Equipado com um processador da MediaTek MT6580 conta com 4 núcleos que correm a 1.3 GHz. A juntar-se a este processador, contamos com um processador gráfico Mali 400 MP2, 2GB de RAM e 16 GB de memória interna, que podem ser expandidos via cartão microSD até um máximo de 32 GB.

Este hardware indica claramente que estamos na presença de um telefone de entrada de gama pelo que será indicado para as operações do dia a dia mas, se o quisermos utilizar para operações mais pesadas tais como jogos ou até mesmo GPS, aí este Jiayu m1 começa a sentir dificuldades.

Traduzindo este hardware para números, podemos contar com uma pontuação de 23977 pontos no AnTuTu. Na aplicação Geekbench 4 pontuou 384 em modo single core e 1082 em modo multi core.

Câmara

Este Jiayu m1 apresenta-se com uma câmara frontal de 13 MPX capaz de fazer vídeos em FullHD a 30 fps. Apesar de no papel a câmara até parecer boa, na verdade mostrou-se um pouco aquém das expectativas.

jiayu-m1-7O sensor lida mal com a luz, mesmo durante o dia, o que dá origem a fotos muito escuras e com cores esbatidas. Mesmo alterando o valor da exposição ou até mesmo ligando o HDR, verifiquei que os resultados se mantinham muito semelhantes. Poderá ser um problema do sensor ou até mesmo dos elementos ópticos da câmara mas, o que é facto é que as imagens obtidas ficam muito longe de representarem a realidade.

A câmara frontal apresenta-se com 8 MPx e com um flash frontal, o que é um aspecto bastante positivo já que permite tirar as típicas selfies, mesmo em ambientes mais escuros. No entanto, esta câmara parece sofrer do mesmo problema que a câmara traseira, sendo que as imagens saem algo escuras e as cores um pouco aborrecidas. Sem dúvida que a câmara será um ponto a trabalhar pela Jiayu.

jiayu-m1-fotos-8 jiayu-m1-fotos-7 jiayu-m1-fotos-1

Veredito: Jiayu m1

O Jiayu m1 apresenta-se como um telefone de entrada de gama. O hardware cumpre com aquilo que lhe é pedido, sendo que o utilizador tem de ter em conta que não tem nas mãos um topo de gama com um processador de última geração e com uma unidade gráfica XPTO.

jiayu-m1-6Tendo isto em conta, este Jiayu apresenta um desempenho muito aceitável, capaz de operar sem lags ou bugs. O design apresentado é muito elegante, quer na forma, quer nas cores. De realçar a capa traseira com textura rugosa que considero muito interessante.

No entanto, a câmara apresentada desilude um pouco. As fotos saem escuras e as cores desinteressantes.

Pontos fortes:

  • Relação qualidade-preço;
  • Design;
  • Materiais utilizados.

Pontos fracos:

  • Câmaras deveriam ser melhores.

Agradecemos desde já à Jiayu por nos ter facultado este telefone para análise e pode adquirir o smartphone na loja da fabricante, que chegou recentemente a Portugal, por 119,95€. Abaixo fica a nossa galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui