Análise Huawei Nova: um smartphone de qualidade na gama média

Na IFA a Huawei surpreendeu o mercado ao lançar uma nova gama, o Nova. O Nova é um smartphone que pretende ganhar mercado na gama média, principalmente para o público feminino.

Índice:
Especificações e acessórios
Vídeo Huawei Nova
Design e Ecrã
Desempenho
Câmara
Veredito: Huawei Nova

huawei-nova-8A Huawei está forte no mercado e o resultado está à vista com claros resultados positivos, desde o aumento das vendas até ao simples facto de as pessoas deixarem de olhar para huawei como uma fabricante chinesa de baixa qualidade. A verdade é bem diferente, como temos visto nos últimos lançamentos da fabricante.

No entanto, neste caso causou-me algumas dúvidas, pois o Huawei Nova acaba por colocar-se no mercado num segmento que a fabricante já tem um dispositivo (Huawei P9 Lite). É verdade que o Nova tem funcionalidade e um design diferente, mas mesmo assim causa-me alguma estranheza.

Independentemente disto, o smartphone é único e tem qualidade, mas será que ganhará mercado? Sem dúvida que sim, mas para perceber melhor, nada melhor do que ler o resto da análise.

Especificações e acessórios

  • Dimensões: 141.2 x 69.1 x 7.1 mm
  • Peso: 146 g
  • Sistema Operativo: EMUI 4.1, Android 6.0 Marshmallow;
  • Ecrã: 5” Full HD; 2,5D
  • Câmara frontal: 12 MP auto focus, flash;
  • Câmara traseira: 8 MP;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 625, octa-core a 2GHz;
  • GPU: Adreno 506
  • Memória RAM: 3 GB;
  • Armazenamento interno: 32 GB;
  • Ligações: jack 3,5 mm jack; slot de cartões microSD (máx. 256 GB);
  • Sensores: impressões digitais; sensor de brilho; sensor de luz ambiente; acelerómetro;
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, hotspot ;
  • Bluetooth 4.1;
  • Bateria: 3020 mAh de capacidade;

huawei-nova-14Em termos de especificações não se destaca, mas cumpre com o que esperamos de um smartphones na gama média-alta, que é onde este smartphone quer estar e quer conquistar mercado.

Em termos de acessórios, conta com os normais cabo USB-USB C, tomada de parede e uns auriculares, já bem conhecidos da Huawei.

Vídeo Huawei Nova

Design e Ecrã

huawei-nova-12Em termos de design acabamos por ser surpreendidos e não há dúvida que, neste caso, a Huawei decidiu por outro design que não é o "vulgar" totalmente metálico, como é utilizado na maioria dos smartphones nesta gama. Hoje em dia é tudo metálico, ou vidro, e a Huawei quis inovar um pouco e fazer diferente.

Aliás, diferente pois o design que equipava o Nexus 6P já tinha sido criado pela fabricante chinesa e era diferente, design esse que a Huawei quis trazer para este novo smartphones e esta nova gama. Não há dúvida que assim que olhamos para o Huawei Nova, pensamos automaticamente no Nexus 6P, devido À área envolvente da câmara que era muito característico do smartphones da Google.

Num modo geral, o design é igual a tantos outros, totalmente metálico, mas difere na zona envolvente da câmara, área essa que no Huawei Nova é em vidro e em preto, numa cor bem diferente do resto do smartphone. Sem dúvida que o design é um fator positivo deste smartphone.

huawei-nova-16

Na parte frontal do equipamento temos o ecrã, a câmara frontal e os sensores de proximidade e luminosidade, sendo que na parte de baixo temos a porta USB-C e a coluna de som. Na parte de cima temos o jack para auriculares, do lado esquerdo o compartimento para o SIM, do lado direito os botões de ligar/desligar e de volume, e por trás temos a câmara de 12MP e o sensor de impressões digitais.

O ecrã está ao nível do que a Huawei já nos tem vindo a habituar, com um tamanho de 5 polegadas e resolução Full HD de grande qualidade.

Não tivemos qualquer problema na utilização do equipamento, bem pelo contrário. O desempenho do ecrã sempre foi excelente, com ângulos de visualização muito bons. Mesmo com a luz solar diretamente no ecrã, conseguimos usufruir totalmente do equipamento, portanto estamos presentes de um ecrã de grande qualidade.

Desempenho

Em termos de desempenho o Huawei Nova comparta-se muito bem, como seria de esperar de um smartphone com 3GB de RAM e um processador Qualcomm Snapdragon 652. Não é um desempenho topo de gama, como podemos encontrar no Huawei P9 ou num Galaxy S8, no entanto é o suficiente para a maioria dos utilizadores e, por isso, cumpre com as expetativas.

huawei-nova-11

Ao usufruir do equipamento não verificamos nenhum engasgo ou paragem, sem toda a sua utilização muito fluída. Também na utilização em jogos ou multimédia, o equipamento portou-se lindamente.

huawei-nova-ss-1Também temos de falar do EMUI que apesar de não ser do agrado de muita gente, eu gosto imenso. Considero que esta versão do Android vai buscar o melhor dos dois sistemas operativos (iOS e Android), sendo que temos a parte intuitiva do iOS, com as várias funcionalidades, como os widgets, do Android. Um dois em um muito bem conseguido.

Mas em termos de design do EMUI já poderia levar um melhoramento, pois olhamos para este EMUI e uma versão anterior e parece que os ícones são iguais, pouca evolução houve. Acho que já estava na altura que a Huawei ser um pouco mais criativas no design do EMUI. No entanto, continuo a achar que a versão original do Android é a melhor.

huawei-nova-ss-2Uma coisa que não me agrada nos smartphones Huawei (como em outros) é que o equipamento vem com software pré-instalado, que a maioria dos utilizadores não fará qualquer uso, como jogos e outras aplicações. Felizmente, a Huawei permite que as mesmas possas são desinstaladas e isso é, sempre, a primeira coisa que faço quando começo com um smartphones da Huawei. No entanto, apesar desta facilidade em desinstalar, o melhor era mesmo não chegarem com estas aplicações desinteressantes.

Olhamos agora para o sensor de impressões digitais e está ao nível dos topos de gama. Não há dúvida que a Huawei é das fabricantes que oferece melhor desempenho nesta área e nota-se que mesmo em smartphones que não são topos de gama, a qualidade do sensor continua lá.

Além disso, a Huawei adiciona algumas funcionalidades ao seu sensor de impressões digitais que me agrada muito. Por ex., o deslizar do dedo no sensor de cima par abaixo, permite abrir a caixa das notificações. Um opção simples que acho muito útil e intuitiva.

Em termos de bateria o desempenho é o esperado, já que consegue aguentar um dia numa utilização um pouco mais intensiva e os dois dias numa utilização moderada. Dentro do esperado destes smartphones.

Câmara

A câmara é, logo à partida diferente, devido ao design. Felizmente, não é saliente (começa a ser raro não ser), sendo que está envolto em vidro, ao estilo do Nexus 6P, smartphone da Google fabricado pela Huawei. Além disso tem 12MP, quando a maioria dos smartphones conta com mais 13MP. Mas será que isso quer dizer que é pior? Não, nem de perto.

huawei-nova-10

A câmara do Huawei Nova é de grande qualidade e vai ao encontro do que contamos nesta gama de equipamentos. A qualidade fotografia com boa luminosidade oferece muito boa qualidade fotografia, mas sem luz as fotografias continuam abaixo do que gostaríamos, ainda só ao nível dos topos de gama. Há que valorizar o software, que de forma fácil podemos aceder ao software profissional da câmara, tal como já temos acesso no P9.

Infelizmente, esta câmara não tem estabilizador de imagem, tal como acontece no Huawei P9, o que é pena. Mas o Nova Plus já o tem e deverá oferecer uma qualidade de imagem bem melhor. Veja as fotos originais no Flickr.

huawei-nova-fotos-10 huawei-nova-fotos-5 huawei-nova-fotos-4

O que temos de destacar neste smartphone, e por isso o considero um smartphone a pensar no público feminino, é a câmara frontal. Não é que o sensor de 8MP seja melhor que os outros, ou que a câmara fotográfica frontal seja muito melhor do que os outros, mas o software da câmara é que tem novidades. A "Maquilhagem". Na apresentação em Berlim, a Huawei referia uma pessoa conhecida para tirar uma fotografia com um fã, sendo que não estando maquilhagem esta seria uma boa forma. E temos de admitir que faz milagres. Até eu pareço mais giro...

A câmara frontal tem estas funcionalidades que não são, propriamente, inovadoras, mas torna as fotografias mais interessantes, então se fizer entre homens, certamente que o resultado será animador para o seu grupo de amigos. hehe. Agora, apesar de ser interessante, esta inovação poderá ajudar na venda do produto, pois o atual público feminino preocupa-se bastante com a imagem. Principalmente porque querem tirar uma foto e publicar nas redes sociais, portanto nada melhor do que tirar uma fotografia já maquilhada e sem ser preciso edição.

huawei-nova-13Inovador? Interessante? Não acho, mas pronto. Perguntei à minha namorada e amigas e gostaram bastante desta funcionalidade. Portanto, deve resultar.

Em termos de vídeo, o Huawei Nova já capta vídeo em 4K, UltraHD. Portanto, já é uma funcionalidade adicional para um produto de gama média, apesar de a maioria das pessoas não ter televisão para tirar partido desta qualidade de resolução, mas pronto. É melhor ter essa opção, do que não ter.

Veredito: Huawei Nova

Uma coisa é certa, a Huawei está forte, nomeadamente no design dos equipamentos e este Huawei Nova tem um excelente design. Do mais alto nível e este equipamento tem um design que se destaca por ser, um pouco, diferente.

huawei-nova-12Como pontos positivos há ainda a destacar a câmara frontal, não que seja muito melhor, mas devido ao software da câmara, com a opção de maquilhagem que se torna diferente dos outros, nomeadamente par ao público feminino.

Quanto ao preço? Por esta versão, 400€ parece-me um pouco alto, já que por este preço há concorrentes com especificações melhores, além das possibilidades online. Portanto, considero o preço um pouco alto demais.

Pontos a Favor:

  • Design
  • Câmara frontal com "maquilhagem"
  • Desempenho

Pontos Contra:

  • Preço
  • Aplicações pré-instaladas desnecessárias

Desde já agradecemos à Huawei por nos ter cedido uma unidade para teste. Pode adquirir o Huawei Nova nas lojas de retalho por 399€, sendo que está disponível nas cores cinzento, branco e dourado. Segue-se a nossa galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here