Análise do ESG M5 Triforce da Energy Sistem: proposta ideal em custo-benefício

A espanhola Energy Sistem acaba de reforçar a sua posição no mercado dos periféricos, acrescentando novos produtos à sua coleção de equipamentos de som (incluindo auscultadores estilo gaming). Recentemente, a marca lançou o seu teclado gaming, ao qual o Mais Tecnologia teve a oportunidade de ter em primeira mão para testar, pelo que o convidamos a também acompanhar essa análise.

O produto que hoje trazemos é uma de duas propostas dentro da gama de ratos que a fabricante disponibiliza. O Gaming M5 Triforce é mais recente e forte proposta da Energy Sistem para a seleção de produtos média-gama disponíveis essencialmente em Portugal e Espanha.

Esta proposta irá, certamente, surpreendê-lo pelo preço e pela elevada personalização que dispõe, quer em RGB, botões e até em peso. Confira a nossa análise completa a este dispositivo que pode, muito bem, ser uma alternativa a considerar na hora de adquirir um novo rato para o seu computador.

Design do rato

O rato oferece um atraente aspeto exterior, onde podemos constatar a sua volumetria e modesta iluminação RGB — que não peca pelo exagero, visto que se encontram bem idealizados para o tipo de equipamento. O toque das teclas é suave, pelo que se torna confortável de manusear em qualquer tipo de uso. Os restantes botões são resistentes o suficiente para oferecerem um bom feedback.

Face ao seu design moderno, não destoa do habitual conjunto: computador, monitor e teclado. O botão scroll e o encosto da palma da mão são os sítios escolhidos pela Energy Sistem para colocar os seus LEDs (uma linha RGB que segue desde este local até à lateral direita do rato; o botão scroll é composto por um plástico translúcido e outro negro que permitem que a luz LED saia apenas pelas laterais do botão).

A escolha estética da Energy Sistem para este modelo é em tudo curiosa. Se por um lado, a luz LED vem “animar” um pouco da escuridão da cor preta no corpo plástico do equipamento, por outro, quando o seguramos, a presença dessa luz não irá afetar em momento algum a nossa experiência, por exemplo, quando estamos a meio de um jogo ou, se porventura, o rato está presente no nosso campo de visão. Apesar de ser muito agradável ter a oportunidade de ter alguma luminosidade a vir de um rato (combinando com o restante conjunto), é ainda mais prudente que essa luz não afete a nossa experiência de jogo. Julgo que tenha sido este o pensamento da marca ao conceber este periférico — muito curioso.

Iluminação do M5 Triforce — RGB personalizável

É garantida a personalização ao nível do estilo de animação e cor do rato, visto que este vem incluído com um controlador que permite através de software (que pode encontrar aqui) modificar e escolher o padrão de cor e animação do LED RGB. Atualmente, é indispensável este tipo de funcionalidades para ratos gaming, ainda para mais quando se propõem a gama média. O aplicativo permite que alterne entre três tipos de velocidade de animação, contando com um total de 10 efeitos de transição de cores. Caso não pretenda a iluminação LED, o aplicativo também permite que desative esta funcionalidade.

Desempenho

O comportamento do Gaming M5 Triforce tem sido muito satisfatório durante os nossos testes, pelo que ultrapassa com distinção as nossas expetativas. O periférico oferece modificações para todo o tipo de funcionalidade. Por exemplo, em uso normal, terá a oportunidade de regular diretamente a sensibilidade nos dois botões superiores — desde os 1.000 DPIs até aos 5.000 DPIs (dependendo do seu gosto) — no meu caso, usei em alguns cenários 1.600 ou 2.400 DPIs para navegação no browser ou no ambiente de trabalho. Muito competente, mas os botões laterais foram por vezes um “senão”, chegando mesmo a clicar sem intenção.

Quando passamos para um uso mais agressivo, em jogos por exemplo, estamos na zona de conforto do M5 Triforce da Energy Sistem. O rato tem possibilidade de trocar a lateral esquerda para acrescentar mais botões laterais, se necessário. Se por um lado, estiver a jogar um MMO como World of Warcraft ou RuneScape em que precisa de mais botões para atalhos, 15 botões programáveis deverão ser mais que suficiente — com 10 botões individuais e mais 5 duplos (associação de botões 2 a 2). Por outro lado, se o seu estilo de jogo é mais Dota 2, League of Legends ou até Paladins, o rato vem preparado com um conjunto lateral de botões para este estilo de jogos. Finalmente, para os jogadores de FPS, este conjunto de 3 botões vem a rigor (já instalado no periférico aquando da compra).

O ruído neste modelo é pouco acentuado, ou seja, se for um utilizador moderado, que recorre pouco a botões secundários e se limita a usar os botões direito e esquerdo do rato, o som do clicar da tecla é bastante baixo comparativamente a ratos vulgares, no entanto, se recorre aos botões laterais poderá notar algum ruído mais evidente em botões maiores (visto que os botões mais pequenos de MMO, emitem menos ruído ao pressionar). O som não é um problema? Ainda bem, muito provavelmente nem irá ouvir se utilizar auscultadores (que é o mais provável).

A complementar a experiência de jogo, para os jogadores mais exigentes, o Gaming M5 Triforce permite que ajuste o peso da base do rato. Por definição, o modelo vem com um compartimento (onde terá de rodar uma tampa para o abrir) junto do infravermelho, onde irá encontrar 3 pesos (cada um com 4 gramas) para ajustar o desempenho do rato à sua medida. A fim de garantir que não terá quaisquer outros problemas, o cabo tem uma resistência elevada a interferências eletromagnéticas (para que não saia prejudicado se tiver outros aparelhos por perto). Além disso, 1,75 metros de cabo devem ser mais que suficientes para não estragar a sua experiência de jogo — pelo menos para nós é.

Gostaria ainda de realçar que este rato tem compatibilidade com as três grandes plataformas — PC, Xbox e PlayStation — para que possa usufruir da melhor experiência de jogo em qualquer que seja o seu dispositivo, evitando que esteja limitado única e exclusivamente a alguma plataforma.

Ergonomia do periférico

O caracter ergonómico de um rato é muito importante para agradar ao seu utilizador, pois cada indivíduo é um indivíduo e terá os seus gostos e hábitos pessoais, no entanto, este M5 Triforce é um modelo com uma apetência forte para se tornar parte do seu dia-a-dia com facilidade. Geralmente, costumo usar um rato de menores dimensões para as minhas tarefas do quotidiano, no entanto, apesar de estranhar nos primeiros dias, rapidamente me habituei às dimensões deste novo rato gaming, bem como à sua pega extremamente versátil — sendo agradável ao toque e deslizando com bastante agilidade, torna-se muito confortável de utilizar.

Não são todos os ratos que nos permite adaptarmo-nos tão bem à sua estrutura, mas, pelos vistos, este não é um destes casos — a adaptação foi fácil e melhorou em certa medida, o desempenho de algumas tarefas pela facilidade de alteração das definições de velocidade e sensibilidade.

Teste de sensibilidade, aceleração e DPI

O ESG M5 Triforce não padece de qualquer problema ao nível dos três pontos de avaliação. Quando falamos em frequência de operação do rato, o espectro encontra-se compreendido entre os 125 Hz e os 1000 Hz, não registando qualquer problema de tremulação do apontador (seta do rato) ou bloqueios. A exigência dos 1000 Hz costuma ser um problema na grande maioria dos dispositivos de qualidade mais baixa, no entanto, e face à proposta apresentada, o M5 Triforce não apresenta qualquer problema em operar numa frequência mais elevada — diminuindo assim os tempos de resposta entre o movimento do rato e a ação no seu computador.

Segundo a Energy Sistem, a capacidade de aceleração/reação do rato é de até 20G de resposta, o que é um valor já considerável e mais do que suficiente, quer pelas características da base (altamente deslizante), bem como, pela ergonomia que faz que seja fácil deslocá-lo com tanta rapidez.

Além disso, o modelo permite ainda que seja configurada uma velocidade (em termos de sensibilidade) desde os 200 até aos 10.000 DPIs. Por predefinição, o rato vem com 6 modos de sensibilidade: aos 1.000, 1.600, 2.400, 3.200, 4.000 e 5.000 DPIs (podendo ser controlados em botões físicos na parte superior do rato). Contudo, se pretender algo mais ao seu gosto, poderá reprogramar este 6 modos a gosto, alterando no aplicativo até ao máximo de 10.000 DPIs.

Preço e disponibilidade

Este novo modelo gaming encontra-se disponível à venda no próprio site da marca ou no site da PComponentes. Recomendamos, porém, que faça a sua compra diretamente na Energy Sistem, visto que para valores superiores a 30€, os portes para a Península Ibérica são gratuitos e a entrega é feita no espaço de 72 horas.

  • O M5 Triforce encontra-se à venda no site da ES por 39,90€ (IVA incluído);

Posto isto, julgo que a melhor opção seja adquiri-lo diretamente no site da Energy Sistem, visto que ambos têm de vir de Espanha, uma vez que ainda não é comercializado em Portugal Continental. Aproveite para o adquirir agora neste mês de janeiro, altura em que foi lançado o modelo.

Veredito

O Gaming M5 Triforce apresenta-se como uma proposta inserida dentro da gama média, apostando na personalização/customização como fator diferenciador. É interessante face ao seu reduzido preço, pois não é comum oferecer tamanha capacidade por um preço tão acessível. Ainda para mais quando permite até controlar os pesos dentro do próprio rato.

O conforto, em conjunto, com a disponibilidade de movimento e elevada rapidez e eficiência fazem deste rato uma proposta extremamente tentadora para quem não pretende gastar muito dinheiro, mas ainda assim, conseguir um equipamento de qualidade e que sabe que não o irá deixar na mão. Digo-lhe mesmo, este rato vem muito provavelmente substituir o vazio deixado pelo meu anterior equipamento.

Além disso, a facilidade de compra deste dispositivo pode ser outro atrativo, pois sabemos que existem várias marcas que comercializam este tipo de equipamentos diretamente em Portugal Continental, no entanto, apesar deste periférico ainda não se encontrar à venda nas nossas lojas, tem a possibilidade de comprar um produto que custe mais de 30€ e não pagar qualquer tipo de portes e ter o seu produto em menos de 3 dias úteis. A Energy Sistem garante ainda 3 anos de garantia aquando da compra.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here