Análise do Asus Zenfone 8: Review

O Zenfone 8 da Asus representa uma mudança de paradigma para um smartphone de última geração, no que diz respeito à acessibilidade, com especificações essenciais e câmaras excelentes. No entanto, o preço mais baixo inevitavelmente vem com cortes: o Zenfone 8 não possui o recurso que fez seu antecessor destacar-se: a sua câmara flip, que permitiu ao Zenfone 7 tirar fotos voltadas para a retaguarda e também selfies com o mesmo conjunto de lentes.

Ainda é possível obter essa nova funcionalidade de câmara, mas apenas numa versão especial do smartphone – o Zenfone 8 Flip, que terá um lançamento limitado, custará mais e virá com uma única configuração de RAM e armazenamento.

A Asus prevê que o Zenfone 8 seja a versão padrão do dispositivo, com especificações de ponta numa variedade de configurações – um chipset Snapdragon 888 de primeira linha e até 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento – a um preço muito competitivo. Isso significa que os consumidores que compararem o Zenfone 8 com outros smartphones topo de gama terão que aceitar outros cortes que a empresa fez – há apenas duas câmaras traseiras (não há lente telefoto), e este é um aparelho menor, com um ecrã de um tamanho inferior às 6 polegadas.

blank

Design

O design do Zenfone 8 não é nada de outro mundo, mas reúne algumas características impressionantes num pacote compacto que é mais ou menos utilizável com uma mão. Hoje em dia, isso é uma novidade – não é um smartphone para utilizadores que desejam mais área de ecrã para assistir vídeos ou que precisam de um texto maior, mas para aqueles que desejam um aparelho menor, o Zenfone 8 é uma das poucas opções com especificações e acabamento de alto nível.

Existem poucos aparelhos neste nicho deste tamanho, com o Zenfone 8 (148 x 68,5 x 8,9 mm) chegando quase ao mesmo tamanho que o Google Pixel 5 (144,7 x 70,4 x 8 mm).

O Zenfone 8 tem um fundo de vidro fosco liso com um módulo de câmara no canto superior esquerdo e bordas arredondadas que se curvam na moldura de alumínio, criando uma sensação sólida e elegante. Embora o smartphone seja um pouco grosso, com quase 9 mm, as laterais são mais largas na parte de trás e mais estreitas em direção ao vidro frontal, o que torna um pouco mais fácil envolver os dedos ao redor do aparelho.

Tirando isso, o smartphone tem um design bastante padrão, com um botão giratório de volume no topo da borda direita e um botão de bloqueio azul metálico abaixo dele. O botão grosso de bloqueio com sensor de impressão digital embutido no Zenfone 7 é passado, já que a Asus finalmente implementou um sensor de impressão digital no ecrã do Zenfone 8. Na parte superior do aparelho estão um microfone à direita e uma entrada para fones de 3,5 mm, e na parte inferior há uma porta USB-C central com um altifalante à direita, um microfone à esquerda e uma ranhura para cartão SIM à esquerda (não há capacidade de microSD).

Ecrã

O Zenfone 8 possui um ecrã AMOLED de 5,9 polegadas com resolução Full HD Plus (2400 x 1080). Apresenta uma taxa de atualização de 120 Hz para navegação suave, visualização de vídeos e jogos, bem como uma taxa de amostragem de toque de 240 Hz que lê entradas de dedos 240 vezes por segundo para entradas de jogos mais rápidas.

blank

Em comparação com outros smartphones ‘pequenos’, o ecrã de 5,9 polegadas do Zenfone 8 tem uma área um pouco menor do que o Google Pixel 5 de 6 polegadas, mas o visor do Zenfone 8 é mais longo e fino.

O ecrã de proporção 20: 9 é alto e estreito e, embora polegares maiores possam esticar-se facilmente ao longo de sua largura quando o smartphone é segurado com uma mão, a parte superior do visor ficará fora do alcance de todos. O modo de uma mão empurra tudo no visor para a metade inferior por padrão, mas é possível personalizar esse teto para a altura que preferir.

A qualidade da imagem no visor é muito boa – é ainda mais nítida do que o visor do iPhone 12 Pro num teste de vídeo lado a lado, com boas cores e brilho produzindo uma imagem que parece mais real do que a do seu predecessor, o Zenfone 7.

blank

Numa estreia para a linha Zenfone (embora batido pela linha ROG), o Zenfone 8 tem um sensor de impressão digital no ecrã que funciona com precisão e muito rapidamente. O smartphone também pode ser desbloqueado por meio de reconhecimento facial.

Câmaras

Este aparelho da Asus possui duas câmaras traseiras (principal e ultra-ampla) e uma câmara frontal de 12MP num orifício na parte da frente. Enquanto seu antecessor trazia uma lente telefoto (assim como o Zenfone 8 Flip), o Zenfone 8 não a tem.

blank

A câmara principal 64MP f / 1.8 parece ter sido totalmente herdada do Zenfone 7 Pro, até seu sensor Sony IMX686 e a estabilização ótica de imagem, e o mesmo acontece com a câmara ultra-wide 12MP f / 2.2 e seu sensor Sony IMX363.

As fotos à luz do dia parecem muito respeitáveis, com boa clareza em fotos bem iluminadas e muitos detalhes em capturas de perto. As cores podem parecer um pouco vibrantes demais, e as câmaras começam a ter problemas com pouca luz, perdendo a clareza em fotos ao anoitecer e no crepúsculo.

Desempenho

O Zenfone 8 reúne os melhores recursos que é possível encontrar num smartphone nesta faixa de preço, com um processador Snapdragon 888, de 8 GB a 16 GB de RAM e 128 GB a 256 GB de armazenamento (embora não seja possível expandir esse espaço porque não há ranhura para microSD).

blank

Ele executa o Android 11, a versão mais recente do sistema operacional móvel do Google. O smartphone tem a sobreposição ZenUI da Asus, uma capa limpa sobre o sistema operacional que adiciona principalmente a capa Game Genie (apresentando um menu para opções no jogo, como ajustes de desempenho e notificações de mudo), além de oferecer configurações mais granulares do que em muitos telefones Android, incluindo recursos para equilibrar a vida útil da bateria, a taxa de atualização do ecrã e outros parâmetros.

Bateria

O Zenfone 8 da Asus vem com uma bateria de 4.000 mAh, o que é suficiente para alimentá-lo durante o dia, embora as atividades com uso intenso de ecrã, como assistir vídeos ou jogar, diminuam a duração da bateria num ritmo mais rápido do que em outros smartphones. Os vários modos de economia de energia permitem aos utilizadores prolongar a vida útil da bateria, reduzindo o brilho e a taxa de atualização do ecrã, desligando o visor e gerenciando outras configurações que consomem muita energia.

Também há configurações de recarga herdadas do ROG 5, como reduzir a capacidade de carga para 90% ou 80% para prolongar a longevidade da bateria, bem como carregamento programado para manter a bateria nesse valor durante o carregamento durante a noite – apenas chegando a 100% imediatamente antes do alarme de despertar estar programado para disparar, caso o utilizador tenha optado por isso.

O smartphone vem com um carregador de 30 W fora da caixa, que oferece um carregamento comparativamente rápido, embora não seja exatamente o nível do carregador de 60 W que vem com o Asus ROG 5. Ainda assim, o carregador de 30 W carrega o smartphone em até 32% em apenas 15 minutos, 58% em 30 minutos e 70% em 45 minutos, com carga total em cerca de uma hora. Infelizmente, o Zenfone 8 não tem carregamento sem fios, como todos os smartphones Asus anteriores. Mais um corte que a empresa fez aqui.

Veredito: ZenFone 8

blank

O Zenfone 8 da Asus é um smartphone de última geração bastante sólido a um preço acessível, embora inevitavelmente haja cortes: não há lente telefoto ou carregamento sem fios, e ele perde a nova câmara flip de seu antecessor, que permite que as lentes traseiras girem para a frente para tirar selfies.

Para quem procura por aparelhos pequenos, fáceis de manusear, e não se preocupa muito com a capacidade das câmaras, mas apenas com um bom desempenho, este é o smartphone ideal para si.

Para quem adora ecrãs largos, uma extraordinária durabilidade da bateria e tirar muitas fotos para colocar nas redes sociais, talvez o Zenfone 8 não seja a melhor opção.

Este smartphone custa entre 500 a 700 €, dependendo, respetivamente, da variante que escolher – a de 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento ou a de 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here