Análise ao Elephone W2: Um relógio clássico inteligente

Elephone W2 (1)

Cada vez com maior presença no mercado europeu estão os gadgets provenientes da China. Desta vez, temos para testar um novo smartwatch produzido pela famosa marca Elephone: O Elephone W2.

Índice:
Características
Análise em vídeo
Design
Desempenho
Aplicação
Veredito: Elephone W2

Leia atentamente a nossa análise e fique a conhecer ao pormenor este novo smartwatch. Relembramos que o Elephone W2 pode ser adquirido através da GearBest.

CARACTERÍSTICAS

Geral

  • Máquina: Rhonda762, Switzerland
  • Bluetooth: BLE 4.0
  • Bateria: Pilha Maxcell 2032, 210mAh
  • Duração da pilha: 3 Meses
  • Sensores: Acelerómetro

Materiais

  • Vidro do relógio: Cristal de safira
  • Bracelete: Couro Italiano
  • Corpo: Aço inoxidável AISI 316L

Funções

  • Resistência à água: até 30 metros de profundidade
  • Funções inteligentes: Contador de passos / Monitorização de sono / Notificação de chamadas / Notificações de sedentarismo/Alarme silencioso/ Remote Shutter (câmara)

Elephone W2 (8)

No coração deste smartwatch encontra-se um preciso acelerómetro. Este acelerómetro permite o funcionamento de duas das principais funções deste relógio: contar os passos e monitorizar o sono. Estas e outras funções podem ser visualizadas na aplicação dedicada a este relógio, sendo que os dados são transferidos via bluetooth 4.0, recorrendo à tecnologia BLE (bluetooth low energy). Deste modo, é possível estender a vida útil da pilha até 3 meses. De modo a que o utilizador não se tenha de preocupar em ficar sem bateria, a Elephone fornece, juntamente com o relógio, duas pilhas adicionais e a chave para desapertar os parafusos. O nível da bateria pode ser monitorizado na aplicação.

No campo da monitorização de sono, o novo Elephone W2 conta com o seu acelerómetro e com os seus algoritmos para determinar o período em que estamos a dormir. Para além disto, permite determinar os períodos de sono leve e de sono profundo, tendo por base os movimentos que realizamos durante a noite. Uma função muito útil para melhorarmos a qualidade do nosso sono.

Elephone W2 (4)Também é possível definir alarmes silenciosos. Deste modo, e através de um alarme vibratório, é possível definir despertadores que apenas acordem o utilizador ou até mesmo definir outro tipo de alarmes, por forma a lembrar o utilizador de alguma tarefa a realizar.

É possível também receber notificações de chamadas no relógio. No entanto, tendo em conta que o relógio não tem nenhum display para além do mostrador do relógio, as notificações são feitas através de alarme vibratório, bastante útil para quem se afasta do telefone ou para quem guarda o telefone na mala.

Todo o controlo e configuração do novo Elephone W2 são feitos através da aplicação desenvolvida pela própria Elephone e que pode ser descarregada nas lojas de aplicações.

Análise em Vídeo

DESIGN

Elephone W2 (3)Design é a palavra certa para definir este smartwatch. Definitivamente que houve uma enorme preocupação em desenvolver um produto que, para além de funcional, pudesse ser usado no dia-a-dia, independentemente do utilizador. O relógio é elegante e discreto, ideal para quem trabalha em escritórios, mas também é resistente e duradouro, podendo ser usado por aqueles que tenham profissões mais físicas.

O vidro em cristal de safira, para além de uma excelente transparência, oferece uma excelente resistência aos riscos. O corpo em aço inoxidável, não só confere uma elegância minimalista ao relógio com também representa a resistência deste relógio. A bracelete em couro, confere um visual chique ao mesmo tempo que é confortável e flexível. Sem dúvida um excelente trabalho por parte da Elephone.

O relógio apresenta um mostrador de cor madre pérola com a numeração em cor prateada. O corpo é em aço inoxidável. A conjugação destas cores torna o relógio muito discreto e elegante. Sem dúvida que é um exemplo de design minimalista e elegante. Os botões na lateral direita do relógio são de fácil acesso e bastante discretos.

Elephone W2 (11)A bracelete é em couro castanho com um padrão entrançado, estando também disponível em cor beije. A conjugação da bracelete com a máquina é perfeita e ajuda a contribuir para a excelente elegância discreta que este smartwatch tem.

A máquina tem o tamanho ideal, não sendo muito volumosa. A bracelete é também bastante confortável. Isto contribui para que, no geral, o relógio seja bastante confortável, sendo que, praticamente, não o sentimos no pulso, mesmo quando estamos a dormir.

DESEMPENHO

Para testar o desempenho do contador de passos, foi utilizada a mesma metodologia que foi utilizada para testar a smartband Razer NABU, em que se considerou, para a minha altura e género, um comprimento médio de passo de 74 cm. Neste caso, não foi testada a corrida, dado que não nos parece ser relevante testar a precisão em corrida neste tipo de relógio.

Elephone W2 (12)Durante o nosso teste, registámos o número de passos dados por dia bem como a distância percorrida. Com estes dois dados, determinámos o comprimento do passo médio, por dia. O resultado foi surpreendente: 73.9 cm, um valor que apenas difere 1 mm da estimativa inicial. Sem duvida que a conjugação do acelerómetro utilizado neste Elephone W2 com os algoritmos de cálculo permitem uma excelente precisão em caminhada.

Infelizmente, não é possível determinar distâncias parciais percorridas (por exemplo, se quisermos saber quantos Km caminhámos em determinado percurso), apenas sendo possível visualizar a distância total percorrida nesse dia. Outro ponto a melhorar seria a de dar a possibilidade de, na aplicação, apresentar a distância percorrida diariamente, ao invés de apenas permitir visualizar as distâncias percorridas semanalmente, mensalmente ou anualmente.

No que diz respeito à precisão no cálculo da distância percorrida, foi utilizada uma metodologia semelhante à utilizada para testar a Razer NABU: foi percorrido um percurso cuja distância total era conhecida (1000 metros) e foram registados os resultados dados pelo relógio nessa mesma distância. Em média, o resultado obtido para a medição da distância foi de 980 metros, variando os resultados entre os 1050 metros e os 910 metros. Em média, o erro obtido é de apenas 2%, sendo que, nos extremos do intervalo, obtemos erros de 4.76 % (1050 metros) e de 9% (910 metros), o que permite verificar que, em qualquer dos casos, o erro no cálculo da distância percorrida é inferior a 10%, sendo que, em média, é de 2%. Sem dúvida resultados excelentes.

Elephone W2 app (2)Em relação a falsos positivos, o Elephone W2 é muito bom a filtra-los. Não foram registados falsos positivos consideráveis, o que vem comprovar a excelente precisão no cálculo das distancias percorridas.

Tendo em conta estes resultados podemos concluir que, se o utilizador pretende um relógio que lhe permita determinar com uma precisão aceitável as distâncias que percorre diariamente, sem dúvida que este smartwatch é uma excelente opção.

Quanto à duração da pilha, durante os nossos testes não foi necessário proceder à sua substituição. A pilha que vinha originalmente com o relógio já não estava com 100% da sua carga e nunca atingimos valores de carga inferiores a 40%, pelo que podemos assegurar que a duração anunciada de 3 meses não deverá andar muito longe da realidade.

Elephone W2 pilhaDo ponto de vista da conectividade, nunca registámos problemas de comunicação entre o relógio e o telemóvel. A sincronização de dados sempre se deu sem problemas, mesmo quando recebíamos uma mensagem a dizer que a sincronização falhou (apesar da mensagem, os dados dos passos e das distâncias eram atualizados na aplicação). Também a receção de notificações de recepção de chamadas e os alarmes silenciosos funcionaram sem qualquer problema.

Para o desempenho ser excecional, só faltava mesmo que este relógio tivesse um sensor ótico de batimentos cardíacos. Não só aumentaria a precisão das calorias queimadas, bem como poderia adicionar características interessantes a este smartwatch no campo da monitorização cardíaca.

APLICAÇÃO

A aplicação deste smartwatch é de fácil utilização e configuração. Numa fase inicial, procura o relógio via bluetooth, e emparelha o telemóvel com o relógio. Posteriormente, introduzimos os nossos dados biométricos (altura, peso, género, etc), dados que serão utilizados quer para o cálculo da distância, quer para o cálculo das calorias consumidas.

Sempre que ligamos a aplicação, a sincronização dos dados é feita automaticamente. No nosso caso, não foi registada qualquer anomalia na sincronização.

layout da aplicação é de fácil leitura. Na tela principal podemos ver o número de passos dados, sendo que, em baixo, podemos ler a distância percorrida e as calorias consumidas. Todas estas informações podem ser partilhadas nas redes sociais, existindo um ícone no canto superior esquerdo para esse efeito. Ainda na tela principal, arrastando para o lado direito, podemos consultar as horas de sono, estando estas divididas em horas de sono profundo, leve e tempo acordado.

Em baixo temos uma barra de navegação que nos permite navegar por 4 páginas: uma de detalhes, onde podemos consultar as médias semanais, mensais e anuais de passos, calorias e distância percorrida, outra onde podemos configurar o alerta de chamadas, o alerta de sedentarismo, os alarmes silenciosos e o obturador remoto da câmara. Qualquer destas opções pode ser desativada. No último separador podemos consultar e modificar os dados do utilizador.

No geral a aplicação está muito bem construída, sendo que todos os dados são de fácil leitura e de configuração. Faltou apenas, no separador dos detalhes, podermos ter a possibilidade de consultar os passos e as distâncias numa base diária, sendo que apenas o podemos ver semanalmente. Isto limita a visualização dos dados porque, poderá interessar ao utilizador apenas ver os dados relativos ao dia anterior e não apenas um acumulado semanal.

VEREDITO: ELEPHONE W2

Elephone W2 (10)É cada vez mais frequente vermos dispositivos vindos da China com cada vez melhor qualidade a preços muito competitivos. Sem dúvida que este smartwatch Elephone W2 se enquadra nesta categoria. O design é exemplar e o desempenho muito bom. Os materiais foram muito bem escolhidos, quer pela sua qualidade, quer pela sua conjugação.

O Elephone W2 custa 58€ na GearBest.

Consideramos que, para tornar este relógio ainda mais extraordinário, apenas faltou o sensor de batimentos cardíacos. Também deveria ser possível consultar dados numa base diária na aplicação, o que não acontece de momento, mas que é possível de ser corrigido numa futura atualização da aplicação.

Pontos positivos:

  • Design minimalista
  • Desempenho em caminhada
  • Duração da pilha
  • Qualidade dos materiais utilizados
  • Design compacto e confortável

Pontos negativos:

  • Ausência de sensor de batimentos cardíacos
  • Impossibilidade de consultar dados diários na aplicação

Agradecemos desde já à Gearbest por nos ter cedido este smartwatch para podermos testar. O Elephone W2 pode ser adquirido no site da Gearbest por 58€ a partir do armazém europeu, o que é importante para que não tenha dissabores com a alfandega e o preço final do produto aumente. Se quiser adquirir na China, a diferença é pouca, por 54€.

Segue a nossa galeria de fotos:

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa review,

    Gostava só de saber se aconselhas a comprar por 36€ na GB a vir da china?

    Parece-me que tem um bom design, os acabamentos são bons?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here