AMD confima: GPUs Radeon RX 7900 XTX estão a superaquecer

Vários relatórios de utilizadores apareceram desde o lançamento da placa de vídeo AMD Radeon RX 7900 XTX no mês passado, alegando que a GPU é afetada por problemas de desempenho devido à sua execução em temperaturas excessivamente altas.

Agora, a AMD divulgou um comunicado a reconhecer que algumas GPUs de referência Radeon RX 7900 XTX foram afetadas por uma falha de fabricação.

Os problemas foram inicialmente relatados em fóruns como o Reddit, onde vários utilizadores disseram que as suas GPUs RX 7900 estavam a superaquecer, o que reduzia o desempenho e, em alguns casos, travava os seus sistemas do computador. Foram relatadas temperaturas de até 115 graus Celsius. Embora as GPUs de desktop Radeon RX 7900 Series possam operar até 110 graus Celsius sob cargas pesadas (como jogos em 4K), não é recomendado fazer isso por longos períodos de tempo para manter a integridade da GPU.

“Estamos a trabalhar para determinar a causa da limitação inesperada de desempenho das placas gráficas AMD Radeon RX 7900 XTX”, disse a AMD num comunicado . “Com base nas nossas observações até ao momento, acreditamos que o problema está relacionado à solução térmica usada no design de referência da AMD e está a ocorrer num número limitado de placas vendidas. Estamos a trabalhar para resolver esse problema para os clientes afetados. Os clientes com essa limitação inesperada devem entrar em contato com o suporte da AMD.”

A AMD inicialmente ignorou esses problemas, recusando os clientes que solicitaram uma GPU de substituição e informando-os de que “as temperaturas estão normais”. Uma investigação do site de tecnologia alemão Igor’s Lab sugere que o problema está relacionado à câmara de vapor do RX 7900 XTX, o que pode ser uma alusão aos problemas de “solução térmica” que a AMD relatou no seu comunicado.

Acredita-se que apenas um pequeno lote de GPUs de referência RX 7900 XTX seja afetado, pois os modelos de outros fabricantes podem conter soluções de arrefecimento sem referência. A VideoCardz relata que a AMD está agora a oferecer reembolso ou troca de GPU para os clientes afetados.

Fonte: AMD

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui