Adora a sua nova Smart TV? Então saiba que ela pode estar a espiá-lo

Smart TV

Parece que, tal como os smartphones, também as Smart TVs podem ser pirateadas e utilizadas para vigiar os seus proprietários. Pelo menos, foi essa a informação revelada esta quinta-feira (1), durante a conferência norte-americana Black Hat.

De acordo com os investigadores Aaron Grattafiori e Josh Yavor, tal façanha é possível, como foi demonstrado durante o evento através de diferentes modelos da marca Samsung de 2012.

Durante a apresentação, os investigadores, que trabalham na empresa de segurança iSEC Partners, conseguiram mostrar como era fácil ligar a câmara das Smart TVs que estavam a ser utilizadas, comandar aplicações como o Facebook ou o Skype e ainda ter acesso a ficheiros ou qualquer outra app. É como se o hacker estivesse dentro de sua casa e tivesse acesso ao seu comando.

Uma descoberta destas pode tornar-se bastante perigosa, sobretudo devido ao aumento de popularidade das Smart Tvs em todo o mundo. Em 2012, foram vendidos 67 milhões de unidades de diferentes modelos e espera-se que, este ano, o número suba para os 85 milhões.

Os dois investigadores começaram a trabalhar nesta área em dezembro do ano passado, alertando a Samsung para a existência destes bugs no início de janeiro. A empresa decidiu agora disponibilizar patches para reparar o problema, o que poderá tornar a tarefa dos hackers mais difícil, mas não impossível. É que, de acordo com Aaron Grattafiori e Josh Yavor, poderão existir outras falhas ao nível da segurança dos aparelhos, tanto no caso da Samsung como no de outros fabricantes.

Por via das dúvidas, os especialistas recomendam que atualize o aparelho sempre que puder de acordo com as instruções da marca e, se continuar desconfiado, tape a câmara da televisão. Assim sempre tem a certeza de que ninguém o consegue espiar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here