A Oculus VR quer trazer o teatro para a realidade virtual

A Oculus VR está a desenvolver uma experiência imersiva de teatro com actores reais na realidade virtual. Os movimentos dos actores serão captados com recurso a sistemas de captação de movimento e levados dessa forma para a realidade virtual. A experiência estará disponível a partir do próximo ano.

A ideia central é recorrer a actores treinados para actuarem em directo e abrir a possibilidade de interacções entre quem está a ver do conforto da sua casa com recurso ao Oculus e quem está a actuar na peça. A Oculus tem a esperança que integrar elementos de um teatro imersivo com as características únicas que apenas uma experiência de realidade virtual pode oferecer pode ser uma combinação única e com um mercado por abrir. A ideia é encorajar mais consumidores, produtos de software e artistas a investir na realidade virtual e explorá-la enquanto uma forma de expressão artística.

Uma ideia que começa a expandir-se

Teatro imersivo tem vindo a expandir-se no mercado americano nos últimos 5 anos. O exemplo mais citado é o do Sleep No More, um elaborado teatro experimental inspirado no Macbeth de Shakespeare em que os membros da audiência são convidados a interagir com os actores durante a peça numa mansão gigante. Esta produção, que se financiou no Kickstarter e que inaugurou à 7 anos atrás, continua em exibição em Nova Iorque sempre com “casa cheia”. Não é o único exemplo de teatro imersivo a ter sucesso: Then She Fell, da companhia Third Rail Theater, tem uma reinterpretação da Alice no País das Maravilhas num hospital psiquiátrico abandonado desde 2013.

A ideia é trazer o imersivo para o digital

Assim sendo, a ideia da Oculus é colocar este tipo de experiência na realidade virtual: uma experiência em que qualquer pessoa com os óculos poderá aceder a uma experiência de teatro única e imersiva que com certeza abrirá ainda mais portas e quebrará muitas das limitações impostas pelo teatro num espaço físico concreto.

Fonte: CNET

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui