A Stream Deck, um dispositivo inicialmente criado pela Elgato para streamers, tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e a expandir-se para outros campos, desde atividades criativas até jogos. Este pequeno, mas versátil, console de controles tem vindo a crescer em popularidade e promete continuar a fazê-lo no futuro.
Até ao final do ano passado, estavam disponíveis três versões: o modelo padrão de 15 teclas, a minúscula e prática Stream Deck Mini de seis teclas e, no extremo oposto, a opulenta Stream Deck XL com as suas 32 teclas. No entanto, surgiu a Stream Deck+, que combina oito botões, uma tela tátil multifuncional e quatro diais infinitos. Todos estes elementos partilham a filosofia comum da plataforma, ou seja, o utilizador pode atribuir-lhes as funções que desejar, adaptando-a completamente às suas necessidades.
Um elemento chave para a versatilidade destes dispositivos é, sem dúvida, o software. É através dele que ajustamos as funções de cada um dos elementos do console. Embora seja perfeitamente possível realizar uma multitude de ajustes com a sua configuração e elementos base, a proposta torna-se ainda mais rica graças à loja associada ao dispositivo, onde é possível obter novos elementos para usar na configuração.
A Corsair, que já vinha a trabalhar nesta área há algum tempo, renovou completamente a loja de software para a Stream Deck. Esta nova versão, baseada na nuvem e onde todas as nossas compras estão vinculadas à nossa conta, facilitando a sua recuperação sempre que necessário, vem substituir a ferramenta oferecida até agora e representa uma melhoria significativa que, sem dúvida, enriquecerá a experiência dos utilizadores.
A nova loja, já disponível, inclui todo o tipo de conteúdos: plugins, efeitos de áudio, ícones e emotes, transições, alertas e mais, com conteúdos tanto gratuitos como premium. Muitas destas propostas interligam-se diretamente com as aplicações mais usadas, como o Discord, OBS, etc., permitindo aos utilizadores apenas descarregar o que desejam, configurá-lo ao seu gosto e começar a usar esses novos ativos a partir do seu Stream Deck imediatamente.
Outro aspeto interessante é que esta nova loja permitirá que os criadores de ativos digitais para Stream Deck possam comercializar as suas criações diretamente através da mesma, em vez de terem de recorrer a serviços de terceiros como até agora. Isto resultará numa maior segurança, ao ter o controlo completo da origem dos downloads, uma maior visibilidade do conteúdo destes criadores e, consequentemente, um enriquecimento do ecossistema.
A nova loja de software é um passo significativo nesta evolução, proporcionando uma maior variedade de conteúdos e facilitando a interação entre criadores e utilizadores. Na minha opinião, esta é uma excelente notícia para todos os que usam a Stream Deck, pois não só enriquece a experiência do utilizador, como também abre novas oportunidades para os criadores de conteúdos digitais.
Fonte: elgato