Windows 10 inclui Cortana e será grátis para Windows 7, 8 e Windows Phone

Apresentação Windows 10 (2)

Foi no final do dia de ontem que a Microsoft oficializou os novos óculos de hologramas HoloLens e o Windows 10, que inclui Cortana e será grátis para todos os dispositivos com Windows 7.

A Microsoft mostrou que o novo Windows 10 pretende recuperar os utilizadores que ainda estão “presos” no Windows 7. Assim, o novo Windows 10 será grátis para o Windows 7, Windows 8 e os dispositivos com Windows Phone. Entretanto a Microsoft divulgou que o windows RT não será atualizado para o Windows 10, mas terá uma atualização com algumas novidades.

Como já tinha sido anunciado, o sistema operativo será o mesmo em todos os equipamentos, deixando de haver Windows e Windows Phone. Agora é, apenas, Windows 10 para os vários dispositivos. Além disso, a Microsoft adota uma estratégia, já utilizada pela Apple, de não cobrar por uma nova atualização. O objetivo é claro, uma rápida adesão por parte dos consumidores.

Windows 10

Uma das novidades no novo Windows 10 é o assistente por voz Cortana, já disponível nos smartphones com Windows Phone 8. Para nós portugueses, esta novidade não será muito utilizada, já que a mesma está limitada aos EUA, Reino Unido e China, sendo que já está em fase de testes o espanhol, italiano, francês e alemão.

Outra novidade é a introdução do menu Iniciar, uma das grandes razões porque os utilizadores se mantêm no Windows 7. Assim, o botão está de regresso ao estilo de mosaicos, similar ao que conhecemos no Windows Phone.

Outra novidade é o novo browser da empresa, apresentado com nome código Spartan, confirmando os rumores.

HoloLens são os novos óculos da Microsoft

Microsoft-hololensNos últimos tempos os óculos têm sido sobre realidade virtual, mas a Microsoft quer algo diferente e único com os novos HoloLens, uns óculos que colocam hologramas no nosso ambiente. Imagine o jogo PlayRoom 3 com a Playstation Camera da Playstation 4, mas em vez de vermos refletidos na televisão, vemos tudo diretamente nos óculos. Pode ver como funcionou na nossa análise à Playstation 4.

Os HoloLens além de visualizar, também permitem manipular hologramas, tornando estas imagens tridimensionais em objetos do nosso tamanho, por exemplo. Para explicar o que se pode fazer com os óculos, nada melhor do que o próprio vídeo publicado pela Microsoft. Vale a pena ver.

http://youtu.be/aThCr0PsyuA

Sobre o lançamento dos HoloLens nada foi indicado, apenas que irá acompanhar o Windows 10. Mas será ainda durante este ano? Talvez, pelo menos para os programadores.

Surface Hub é um All-in-one de 84 polegadas e 4k

A Microsoft quer estar presente em tudo e além do novo Windows 10 e do novo HoloLens, o Surface Hub é um tablet gigante, de 84 polegadas, com resolução 4k.

O objetivo deste novo equipamento é o mercado empresarial, até pelas funcionalidades que oferece e o seu tamanho monstruoso. Em termos de especificações pouco foi revelado, além do ecrã de 84 polegadas também terá sensores, wi-fi, câmaras, colunas, microfones, Bluetooth, NFC e o novo Windows 10. Não foi indicado qualquer data ou preço. Fique com o vídeo de apresentação do produto.

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá Luís. Numa fase inicial pensou-se que sim, mas entretanto a Microsoft esclareceu que a atualização para o RT são algumas funcionalidades, provavelmente ao estilo do que aconteceu com o Windows Phone 7.8.

  2. A Microsoft tem já confirmado alguns Lumia, mas é possível que haja algumas limitações na atualização, como acontece com os sistemas operativos concorrentes.
    Alguns sites especializados têm indicado que o RAM mínimo deverá ser 1GB, por isso alguns smartphones poderão não receber a atualização.
    Ainda nada oficializado por parte da Microsoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here