O Twitter anunciou, esta semana, mais uma novidade: a criação de GIFs directamente da câmera do iPhone. A notícia foi divulgada através da conta de apoio do Twitter e é tão simples quanto abrir a visualização da câmera na aplicação e seleccionar a opção: criar um GIF.
A gravação de GIFs directamente na plataforma irá economizar alguns minutos, pois tenta converter um vídeo longo pré-gravado do álbum do seu smartphone noutros sites de GIF como o GIPHY.
Apenas necessita de pressionar um novo tweet, tocar no ícone da câmera, configurá-lo no modo GIF, e premir o botão de gravação. Em seguida, poderá definir o GIF para reproduzir em loop, semelhante ao Boomerang do Instagram ou reproduzi-lo desde o início.
A criação do GIF ocorre uma semana depois de o Twitter ter revertido a linha cronológica dos tweets. A plataforma voltou atrás nessa decisão, uma vez que choveram várias críticas de utilizadores que queriam ler as notícias mais recentes em primeiro lugar. Outra das mais recentes novidades é também a possibilidade de dar um “dislike” num tweet.
O Twitter continua a fazer ajustes e melhorias subtis no seu aplicativo iOS, de modo a se destacar em relação à concorrência de outras plataformas sociais.
Ok GIFs aren’t new but what *is new* is the option to capture your own using the in-app camera on iOS. pic.twitter.com/3Hl6q78e6s
— Twitter Support (@TwitterSupport) March 22, 2022
De momento, o recurso está disponível apenas no iOS. Quando questionado se a funcionalidade chegará aos utilizadores de Android, a porta-voz do Twitter, Stephanie Cortez, afirmou que o Twitter está a “recolher feedback, de forma a informar sobre futuras actualizações”, no entanto não forneceu uma data precisa sobre se ou quando isso pode vir a acontecer.
O humilde GIF pode ter sido inventado em 1987, mas de muitas maneiras, nunca foi tão popular como nos dias de hoje. A maioria das pessoas recorre a GIFs quando pretende partilhar clipes memoráveis de programas de TV, filmes, séries com os amigos.
Fonte: theverge