A Samsung lançou a solução Samsung Knox Vault, uma uma plataforma de segurança completa, funcionando como um cofre multicamada, que combina um processador mais seguro com um novo Chip de Memória Segura, que permite isolar a informação mais sensível e confidencial (tais como PINs, palavras-passe, dados biométricos, certificados digitais, chaves criptográficas) do resto do dispositivo, de forma a garantir que esta nunca chega às mãos erradas.
O aumento do trabalho remoto, os atuais conflitos ou mesmo a blockchain trouxeram um conjunto de novos desafios que deixam os utilizadores mais vulneráveis e propensos a burlas ou outros ataques informáticos. Por isso, e em nota enviada à imprensa, ficámos a saber que a Samsung está a apostar cada vez mais no seu sistema de proteção multicamadas, o Knox Vault, que garante um nível de segurança mais integrado entre hardware e software, e proteção em tempo real em todos os dispositivos móveis.
Por exemplo, se for detetado um risco de segurança no dispositivo, o Samsung Knox irá bloquear todos os serviços sensíveis como o Samsung Pay e o Samsung Pass, para manter os seus dados visíveis apenas aos olhos e controlo do utilizador.
A marca explica que em Android qualquer pessoa pode ter acesso ao código fonte do sistema operativo e reforçá-lo coletivamente, pelo que este modelo agora lançado é aberto à parceria e colaboração e tem permitido atualizar constantemente os seus sistemas de segurança.
De recordar que os white hat hackers, através do seu Mobile Security Rewards Program, já receberam mais de 3,5 milhões de euros em recompensas, por terem conseguido identificar e corrigir potenciais vulnerabilidades através de regulares atualizações de software.
Nuno Parreira, Head of Mobile Division da Samsung Portugal, refere que “é inquietante pensar que existem tantas ameaças e nenhum porto seguro. Mas é isso que inspira o nosso trabalho no Samsung Knox, a plataforma de segurança que a Samsung disponibiliza para dispositivos móveis para garantir a proteção de dados dos nossos utilizadores”.
Embora muitos clientes comprem novos dispositivos todos os anos, a maioria acaba por ficar com o seu equipamento por períodos mais longos. Assim, a Samsung diz assegurar todas as atualizações regulares de segurança para corrigir quaisquer vulnerabilidades, num período até cinco anos após o lançamento do seu dispositivo.