Rússia: Google vai declarar falência por ter conta bancária apreendida

A subsidiária russa do Google planeia declarar falência depois de as autoridades apreenderem a sua conta bancária, impossibilitando o pagamento a funcionários e fornecedores, contudo os serviços gratuitos, como o motor de busca e o YouTube, continuarão em funcionamento, disse um porta-voz do Google nesta quarta-feira. No ano passado, a receita da subsidiária foi de 134,3 mil milhões de rublos.

“Desde 22 de março de 2022, [a empresa] prevê a sua própria falência e a impossibilidade de cumprir as suas obrigações pecuniárias, exigências para o pagamento de indemnizações por despedimento e (ou) a remuneração do pessoal que trabalha ou anteriormente trabalhou sob contrato de trabalho, e (ou) a obrigação de efetuar pagamentos obrigatórios dentro do prazo prescrito”, pode ler-se num comunicado feito à Reuters.

O Google não confirmou se foi a apreensão da conta bancária que levou à sua intenção de declarar falência ou se também foi alvo de outras apreensões.

O banco de dados do Serviço Federal de Oficiais de Justiça da Rússia referiu que foram feitas duas apreensões desde meados de março, sem especificar os valores, além de outras multas e taxas de execução.

Um porta-voz da Google já veio a público acusar a Rússia pela apreensão da conta da empresa, fazendo com que esta já não possa atuar no país. “A Google Rússia publicou um aviso de sua intenção de requerer falência”

Entretanto, a importante operadora Rostelecom garantiu que todos os serviços da Google de encontram a funcionar normalmente.

Em Dezembro, a Google foi multada em cerca de 7,2 mil milhões de rublos, o que equivale a 100 milhões de euros, devido a não ter removido conteúdo que foi considerado proibido pelas autoridades da russia.

Em Abril a Google sofreu outra multa, pois, de acordo com o governo não “excluiu informação falsa sobre a guerra”, tendo divulgado diversos vídeos que, na Rússia são considerados falsos. Ainda assim, foi referido que a Rússia não pretende bloquear o YouTube.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui