PlayStore: Google terá dado desconto especial a Netflix nas taxas

Google foi acusado de favorecer alguns desenvolvedores de aplicativos Android. O The Verge relata que um processo de um consumidor aberto recentemente contra Google alega que a empresa ofereceu uma “redução significativa” da receita da Play Store da Netflix para conter o “descontentamento” da gigante do streaming.

Netflix, Spotify e Tinder supostamente tentaram contornar a exigência de usar o sistema de facturamento interno da Play Store, e acordos como esse pretendiam manter o Netflix usando a plataforma de pagamento do Google.

O mesmo processo também inclui a alegação de que a divisão normal da receita do Google é arbitrária. Onde a empresa normalmente pede um corte de 30% nas compras da Play Store, ela aparentemente determinou que poderia atingir o ponto de equilíbrio com apenas 6%. Comunicações internas sugerem que o Google escolheu a participação de 30% sem nenhum motivo “além de copiar a Apple”, de acordo com o processo.

Numa declaração ao The Verge, uma porta-voz afirmou que os desenvolvedores estavam sujeitos às mesmas políticas de “todos os outros desenvolvedores” e que havia esforços para apoiar os fabricantes de aplicativos com “recursos e investimentos aprimorados”. Essas iniciativas foram evidências de “competição saudável” em sistemas operacionais e lojas de aplicativos, disse o Google.

Se as alegações forem verdadeiras, porém, esse não seria o caso — o Google teria dado à Netflix um acordo amoroso não disponível para outros desenvolvedores da Play Store. A empresa também não estaria sozinha. E-mails internos também sugerem que a Apple ofereceu vantagens ao Netflix que não ofereceu a outros usuários da App Store.

Seja qual for o caso, o Google pode não ter muita escolha a não ser alterar suas práticas. A Apple recentemente suavizou as regras da App Store como parte de uma proposta de acordo, indo tão longe a ponto de permitir que desenvolvedores ofereçam aos clientes sistemas de pagamento alternativos — algo que o Google ainda proíbe, como apontam os advogados por trás do processo não lacrado.

Entre essas últimas revelações e outras ações judiciais, como as da Epic e dos procuradores-gerais do estado, o Google enfrenta forte pressão para seguir a Apple e fazer concessões para evitar repercussões legais mais sérias.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui