O que podemos esperar do WWDC 22: iOS 16, notificações e Macs

É mais uma vez a hora da Apple realizar sua Worldwide Developers Conference anual, ou WWDC, onde mostra as versões mais recentes de seus sistemas operacionais para iPhones, Macs, relógios, tablets e TVs. Este ano, presencial, após algumas versões apenas online, o que faz com que o sentimento seja, claramente, diferente para os funcionários da Apple e, também, para os programadores que conseguem estar presentes.

Mas que novos recursos o novo software da Apple trará e a empresa está planejando grandes surpresas? Hardware, talvez, ou até – ouso dizer – uns headsets de realidade virtual que tanto tem sido falado? Iremos dar algumas sugestões, mas a verdade é que se quer saber todas as novidades, pode acompanhar a apresentação oficial, que irá ocorrer às 18h de Portugal e às 14h de Brasília.

iOS16 e iPadOS 16 devem receber novo design e notificações melhoradas

O famoso jornalista, Mark Gurman, previu que o iOS 16 virá com “novos aplicativos da Apple”, embora não esteja claro se isso significa novos aplicativos da Apple ou um novo visual para aplicativos existentes. Gurman também prevê “novas maneiras de interagir” com o iOS – espero que seja uma referência a widgets interativos.

Para o iPadOS 16, ele apontou especificamente para melhorias multitarefa que poderiam tornar a programação um pouco melhor como um substituto para laptop.

Também é possível que a Apple reformule o sistema de notificações, o que pode significar que a empresa está desenvolvendo os modos Focus introduzidos no iOS 15.

WWDC prepara o palco para o novo iPhone em setembro

Embora a Apple quase certamente não diga nada sobre o iPhone 14, os recursos de software e APIs sobre os quais a empresa fala na WWDC geralmente oferecem pelo menos algumas dicas sobre como será seu futuro hardware. Se a Apple começar a dizer aos desenvolvedores para se prepararem para uma barra de status dinâmica, isso seria uma dica muito forte de que os rumores sobre o iPhone 14 Pro abandonar o notch estão corretos.

Gurman também disse que o iOS 16 pode trazer uma tela de bloqueio sempre ativa, o Always-On. Isso também parece algo que pode estar bloqueado para o iPhone de última geração, mas que haverá dicas no código e nas APIs. Se suas previsões de que a tela de bloqueio está recebendo “capacidades semelhantes a widgets” estiverem corretas, eu veria isso como um indicador bastante forte sobre o iPhone 14 ter uma tela sempre ativa. (Em teoria, a tela LTPO do iPhone 13 Pro também pode ser adequada para esse recurso específico, mas Gurman prevê que será exclusivo do iPhone 14 Pro.)

Uma coisa que vale a pena observar é quais dispositivos são suportados pelo iOS 16 – o iPhone 6S recebeu seis atualizações, mas isso deve terminar em algum momento. Além disso, fique atento a qualquer menção às atualizações de acessibilidade que a Apple anunciou recentemente. Embora eles já tenham sido bastante detalhados, eles provavelmente receberão pelo menos uma menção e possivelmente até uma demonstração (Seria ótimo ver alguém realmente usando legendas ao vivo)

WatchOS

Como de costume, não há muitos rumores sobre o watchOS, mas a Apple é bastante consistente com o que adiciona ao Apple Watch todos os anos: alguns novos recursos de condicionamento físico/saúde, novos exercícios que você pode acompanhar e novos mostradores de relógio. O 9to5Mac também relata que pode haver um modo de baixo consumo semelhante ao iPhone que ofereceria mais usabilidade do que o modo de reserva de energia atual (que basicamente mostra apenas a hora).

Poderíamos ver os recursos de acessibilidade que a Apple visualizou no início deste mês, incluindo gestos de toque assistido expandidos que permitem mover os dedos para fazer coisas como encerrar uma chamada, tirar uma foto e controlar mídia ou exercícios. A Apple também exibiu um modo de espelhamento que permite ver e controlar a tela do relógio a partir do telefone. A Apple disse que esses recursos chegarão em atualizações de software este ano, e parece provável que isso signifique que eles estarão no watchOS 9.

Quanto ao que a próxima versão do macOS trará, os rumores têm sido muito poucos e distantes entre si. Há especulações de que poderia obter o recurso Focus Mode do iPhone e que pode ser chamado de macOS Mammoth.

Dois novos Macs

O rumor atual (também vindo de Mark Gurman) é que a Apple lançará pelo menos dois novos computadores “por volta do meio do ano”. Essa previsão veio ao lado de uma lista completa de computadores nos quais a Apple supostamente está trabalhando, incluindo um novo Mac Pro, uma linha de laptops totalmente atualizada e um Mac Mini ou dois.

Houve rumores de um MacBook Air redesenhado circulando por um tempo, e a Apple prometeu apresentar um Mac Pro com processador da Apple. Este último definitivamente parece maduro para um anúncio da WWDC. É a conferência em que a Apple reúne uma grande parte de seus profissionais e entusiastas (por exemplo, as pessoas que adorariam um Mac Pro), e seria estranho se provocasse o hardware em um evento e não o anunciasse no próximo .

Como um dos computadores mais populares da Apple, o Air também não ficaria fora de lugar. Mas, novamente, um Mac Mini também não, especialmente devido aos rumores de que a Apple está procurando equipá-lo com um processador M2 Pro.

M2 pode fazer a sua estreia

No relatório que detalhou os Macs potencialmente em andamento, a Bloomberg também disse que eles provavelmente apresentarão o processador de próxima geração da Apple. Embora não haja muitos detalhes sobre que tipo de melhorias o M2 trará, onde melhor revisar todos os detalhes técnicos do que em uma conferência de desenvolvedores?

Embora a Apple continue lançando novas variações de seus chips, todos eles são expansões do design M1 anunciado há mais de um ano e meio. A empresa disse que acabou de introduzir novos chips M1, então parece possível que novos computadores tenham que vir com uma nova geração de chips (embora o notável analista Ming-Chi Kuo tenha previsto que o novo Air ainda poderia ter um chip M1).

Será que é desta que conhecemos os headsets AR?

Ok, então talvez você não deva exatamente “esperar” este – é mais tipo: “não se surpreenda se ele aparecer”. Praticamente todos os anos, as pessoas preveem que a Apple exibirá os seus headsets de realidade virtual, atualmente rumores de ser capaz de realidade virtual e aumentada, com uma série de câmeras (para passar por vídeo do mundo real), um chip que é tão poderoso quanto um Mac e software dedicado chamado RealityOS.

Na verdade, nunca aconteceu, mas há rumores de que a Apple está chegando perto de anunciar um depois de anos de desenvolvimento supostamente caótico. De acordo com alguams informações, o conselho de administração da Apple recentemente experimentou o headset, algo que historicamente acontece pouco antes de os consumidores o verem.

Esse relatório disse que a Apple estava planejando apresentar o headset na WWDC, mas que pode ter havido atrasos que impediriam isso. No entanto, a Apple sempre pode provocá-lo – algumas pessoas suspeitam que isso já tenha acontecido ao incluir uma pessoa usando óculos em sua iconografia Memoji para o programa.

No mínimo, você deve esperar que a Apple fale muito sobre AR e VR. É claramente um foco para a empresa, mesmo que não esteja pronta para exibir o hardware. E quem sabe? Talvez 2022 seja outro ano do tipo One More Thing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui