Nintendo Switch chega a Portugal no dia 3 de março

Foi em outubro do ano passado que a Nintendo anunciou o lançamento de uma nova consola, sem especificar o hardware e divulgando apenas o conceito. Hoje, a Nintendo deu a conhecer todos os pormenores, anuncia o lançamento mundial para o dia 3 de março e o preço de 299$.

Nintendo Switch é uma consola fixa e portátil

Apesar de já haver alguns tablets para gaming de grande qualidade, da Nvidia e da Asus, esta é a primeira consola que explora a possibilidade de termos uma mesma consola fixa e portátil. Esta é o grande diferenciador em relação aos concorrentes.

A embalagem incluirá a consola, os comandos Joy-Con direito e esquerdo, um suporte para Joy-con (no qual dois Joy-Con são encaixados e utilizados como um só comando), um conjunto de correias Joy-Con, uma base (na qual a consola poderá ser pousada e ligada a uma TV), um cabo HDMI e um carregador. Serão lançadas duas versões da consola: uma com Joy-Con cinzentos e outra com um Joy-Con azul néon e um vermelho néon.

A Nintendo Switch tanto pode ser utilizada como consola fixa, numa dockstation junto ao televisor, como podemos destacá-la da dock e utilizá-la como consola portátil. Os comandos são destacáveis e sem fios, como podemos utilizá-lo num comando “pro” ou encaixar no tablet. Os dois comandos Joy-con até podem ser usados em separado, dependendo do jogo, o que permitirá um modo multiplayer muito interessante.

Especificações da Nintendo Switch

A Nintendo não revelou os processadores que a consola utiliza, mas há outras informações importantes. O Ecrã tátil capacitivo é de 6,2 polegadas com resolução HD, no entanto a escolha por esta resolução tem como objetivo a poupança de bateria quando utilizamos a consola como tablet, já que num ecrã de 6,2 polegadas a resolução não é tão notória. Quando se utiliza a consola na dockstation, a resolução utilizada é Full HD.

A bateria terá uma duração entre 2h30 a seis horas, dependendo de vários fatores como qual o jogo utilizado e se utilizamos o ecrã tátil muitas vezes, no entanto a Nintendo Switch utiliza o cabo USB-C, o que permitirá carregar a consola através de uma powerbank.

A Nintendo afirma que o jogo The Legend of Zelda: Breath of the Wild poderá ser jogador por, aproximadamente, três horas.

Ainda devido à bateria, também o processamento será reduzido quando utilizado em tablet, já que com um ecrã HD também não será preciso tanto poder de processamento. Tudo com o objetivo de poupar a bateria e dar-lhe a maior duração possível.

Os comandos estão repletos de funcionalidades, pois incluem acelerómetro e sensores de movimentos. O comando esquerdo terá um botão de captura de imagem para partilhar diretamente nas redes sociais, enquanto o comando direito terá NFC para interação com figuras Amiibo e uma câmara de infravermelhos que deteta a distância que a mão está do comando, como até compreende se tem a mão em forma de pedra, papel ou tesoura.

Os comandos têm um sistema vibratório de grande qualidade, que a Nintendo apelida de HD, pois permitirá sensações subtis e muito realistas. A vibração é tão detalhada que será possível sentir a vibração de cubos de gelo individuais a colidirem dentro de um copo, ao agitar o comando.

Multiplayer e Online

O multiplayer pode ganhar um novo sentido com esta nova consola, já que a Switch permitirá uma ligação até oito consolas através do modo de jogo local sem fios, o que, dependendo dos jogos, poderá juntar até 16 jogadores, com os comandos Joy-Con.

A Nintendo também vai lançar um concorrente ao Playstation Plus e à Xbox Live, chamada de Nintendo Switch Online Service. Este novo serviço de subscrição será, inicialmente e num período de experimentação, totalmente grátis, mas no outuno deverá ser paga.

O serviço inclui uma aplicação para dispositivos móveis que estará disponível no verão de 2017 e permitirá aos utilizadores convidar amigos para jogar online, agendar partidas e conversar uns com os outros enquanto jogam títulos compatíveis. Quando o serviço for pago, também deverá ser incluído um jogo grátis mensalmente, com já acontece com os concorrentes.

Estarão disponíveis mais de 80 jogos

Uma consola tem de ter jogos e a Nintendo Switch não é diferente. A Nintendo afirma que no dia de lançamento estarão disponíveis mais de 80 jogos, sendo que a consola será acompanhada com o jogo Zelda: Breath of the Wildi, um dos jogos mais esperados da Nintendo.

Mas as grandes editoras já anunciaram que vão lançar jogos para a nova consola da Nintendo, o que será um ponto a favor desta consola. Editoras como a Activision, a EA, a Take 2 e a Ubisoft já afirmaram a colaboração com a Nintendo para o lançamento de jogos, portanto é de esperar jogos como o FIFA, The Elder Scrolls ou NBA 2K.

Outra grande novidade por parte da Nintendo é que a sua consola não terá bloqueio regional. Isso quer dizer que se comprar um jogo no Japão ou nos EUA, poderá ser jogado numa consola adquirida na Europa sem qualquer problema.

A Nintendo também aproveitou para anunciar novos jogos para 2017, ‘Super Mario Odyssey’, novo título do icónico canalizar de bigode que será lançado no final de 2017. Também chegarão também à consola ‘Mario Kart 8 Deluxe’ (28 de abril), ‘Xenoblade Chronicles 2’, ‘Splatoon 2’ (verão) e ‘Ultra Street Fighter 2: The Final Challengers’.

Data e preço?

A embalagem incluirá a consola, os comandos Joy-Con direito e esquerdo, um suporte para Joy-con (no qual dois Joy-Con são encaixados e utilizados como um só comando), um conjunto de correias Joy-Con, uma base (na qual a consola poderá ser pousada e ligada a uma TV), um cabo HDMI e um carregador. Serão lançadas duas versões da consola: uma com Joy-Con cinzentos e outra com um Joy-Con azul néon e um vermelho néon.

O lançamento global será no dia 3 de março, mas a consola não chegará ao Brasil na mesma data, apenas os jogadores portugueses terão essa sorte.

A Nintendo Europeia não divulgou o preço, mas para os EUA o preço é de 299$, portanto, e tendo em conta o que costuma acontecer, o preço deverá ser 299€, mas ainda não é oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here