“Nearby Share” virá a ser o “Quick Share” do futuro

Há cerca de três anos, a plataforma Android não possuía uma solução nativa para competir com a funcionalidade AirDrop, característica do sistema operativo da Apple. Foi então que surgiu o Nearby Share, a resposta do Android para a partilha de arquivos. Contudo, outros marcas como a Samsung criaram alternativas proprietárias, como o Quick Share.

Ambas as soluções foram bem implementadas, mas a duplicidade resultante não se traduzia na melhor experiência para o utilizador. Segundo o Android Authority, estas duas funcionalidades poderiam estar a caminho de uma fusão.

O Nearby Share, que passou por um ano de mudanças, chegou ao sistema operativo Windows, facilitando a transferência de arquivos entre o telemóvel e o PC, e melhorou o seu desempenho, funcionando agora mesmo com o ecrã apagado. No entanto, parece que este útil método de transferência em breve vai mudar de nome e unificar-se com o “Quick Share” da Samsung. A nova designação será a que foi dada pelo fabricante sul-coreano, provavelmente devido ao facto de esta ter surgido antes da solução da Google.

Uma conhecida programadora foi quem detetou esta mudança de nome na nova versão dos Serviços Google Play, onde há claros e numerosos indícios de que a Google poderá mudar o nome de Nearby Share para Quick Share. Kamila, a programadora em questão, partilhou a seguinte informação com os media: “procura o novo nome e ícone para partilhar com dispositivos próximos”. Este novo nome também aparecerá nos atalhos rápidos do Android e, obviamente, na interface da função.

O ícone também mudará, aparecendo nas notificações e no botão de atalhos rápidos. O facto de o novo nome ser o mesmo do serviço da Samsung indica uma relação entre as duas empresas. Isto pode significar que a Samsung implementou o protocolo de Nearby Share no seu serviço, ou que a Google incluiu o Quick Share no seu Nearby Share.

Neste momento não há mais informações sobre o trabalho em progresso ou um anúncio oficial que dê pistas sobre a colaboração. No entanto, esta mudança de marca parece não deixar lugar para dúvidas. Não faria sentido que nos dispositivos Galaxy aparecessem dois métodos de transferência com o mesmo nome.

Fonte: Android Authority

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui