Microsoft testa (nova) versão leve do Windows 10

A ideia não é nova mas, por alguma ou outra razão, nunca chegou efectivamente ao mercado. Mas a persistência tem novos capítulos. A Microsoft há muito que procura tornar o seu sistema operativo Windows 10 mais leve para PCs com menos recursos, tanto de memória como de disco. E mesmo de processamento. Na sua oferta inicial, o Windows 10 S, não foi muito bem devido à falta de suporte para aplicativos não contemplados pela Microsoft Store. Recentemente, descobriu-se que o sistema operativo mais leve seria transformado numa configuração simples chamada Modo S, um recurso que, apesar do estado algo avançado de desenvolvimento ainda não chegou ao domínio público. Agora, parece que a Microsoft está mesmo apostada na criação de um produto coerente e robusto a que lhe deverá dar o nome de Windows 10 Lean.

De acordo com o portal Canaltech, que cita Lucan, utilizador do Twitter que destapou esta descoberta, a Microsoft está atualmente a testar esta nova versão, que deve ser instalada em hardwares menos potentes. O novo sistema operativo ocupa apenas cerca de 2 GB de espaço de armazenamento interno quando instalado, graças à remoção de aplicações herdadas da Microsoft, como é o caso do Internet Explorer. Por outras palavras, parece que a versão Lean do sistema operativo provavelmente enfocará serviços e aplicações mais modernas, em vez de todas as coisas antiquadas que estamos acostumados a ver até hoje no Windows 10 padrão.

Ao tornar o Windows 10 mais leve, a Microsoft não apenas o torna mais eficiente para processadores mais lentos, mas também permite atualizações mais rápidas. Normalmente, num PC com pouco espaço de armazenamento, é mais difícil fazer o download de atualizações devido ao espaço limitado para armazenar os arquivos de atualização necessários. Mas com o Windows 10 Lean, esse problema pode ser resolvido, pois o sistema geral ocupa menos espaço no disco rígido.

Contudo, e para todos os efeitos, trata-se apenas de um rumor que é inclusivamente atestado por screenshots, não havendo até ao momento qualquer confirmação oficial por parte da Microsoft, pelo que a dúvida persiste sobre se continuará a desenvolver o Windows 10 Lean ou se este é apenas um teste limitado. Segundo o portal Windows Central, a Microsoft está a preparar a variante para o Redstone 5, a próxima grande atualização do Windows 10, que provavelmente será apresentada formalmente no Build 2018 em maio. Até lá, ficamos com muitas perguntas sem grandes respostas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui