Microsoft DirectStorage 1.1 chegará ao PC no final do ano

A gigante de Redmond confirmou que o Microsoft DirectStorage 1.1 irá chegar ao PC ainda este ano. Não existe ainda uma data específica, maspela informação existente é provavelmente que não esteja disponível até dezembro. No entanto ainda irá bem a tempo da estreia de Forsaken, um jogo que será o primeiro a usar essa tecnologia no PC, e que será lançado em janeiro de 2023.

Até agora pensávamos que SCORN seria o primeiro jogo que iria chegar ao PC com o suporte para Microsoft DirectStorage 1.1, mas infelizmente não será o caso. Os responsáveis ​​pelo seu desenvolvimento, Ebb Software, confirmaram há poucos dias que afinal não irão usar essa tecnologia na versão para o PC, embora esteja disponível na versão do referido jogo para a Xbox Series S e Series X. Se está a perguntar-se porque motivo a chegada do Microsoft DirectStorage 1.1 no PC é tão importante acompanhe a restante notícia.

É importante porque essa mesma tecnologia alivia completamente a CPU das tarefas de descompactar os recursos que um jogo usa quando precisa de carregar, e irá transferir esse trabalho para a GPU. Isso é, pela sua própria natureza, muito mais eficiente e rápido na conclusão dessa tarefa e, como tal, obtém um aumento significativo de desempenho que reduz bastante os tempos de carregamento.

Numa demonstração técnica recente da Microsoft, pode ver que o tempo de carregamento sem o Microsoft DirectStorage 1.1 foi de 2,36 segundos e a taxa máxima de uso da CPU atingiu 100%. Com esta tecnologia o tempo de carregamento foi de apenas 0,8 segundos, e a carga da CPU registou um pico máximo de 15,08%. A diferença é muito grande, não apenas nos tempos de carregamento, mas também no que o processador deve suportar.

O Microsoft DirectStorage 1.1 irá chegar tanto ao Windows 10 como ao Windows 11, embora de acordo com a empresa a versão para este último sistema operativo tenha otimizações adicionais que não estão disponíveis na versão do Windows 10.

Quanto à GPU que precisaremos para poder usar esta tecnologia, em geral, qualquer placa gráfica compatível com o DirectX 12 que suporte Shader Model 6.0 irá funcionar sem problemas com o Microsoft DirectStorage 1.1. Isso significa que uma modesta GeForce GTX 970, ou uma Radeon RX 470, já seja compatível com essa tecnologia, pois ambas suportam Shader Model 6.4.

Fonte: Microsoft

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui