iOS 15 é oficial: novidades no FaceTime, Mensagens, Fotos, Mapas e notificações

Na conferência de programadores da Apple, a empresa revelou o novo sistema operativo móvel: iOS 15. O chefe de engenharia de software Craig Federighi anunciou uma série de novos recursos chegando a coisas como FaceTime, Mensagens, Fotos, Mapas e notificações.

O áudio espacial chegará ao FaceTime para tornar o aplicativo de videochamada mais realista. Os streams de áudio dos seus amigos soarão como se estivessem vindo do lado da tela em que estão. A redução de ruído também pode tornar seu som mais claro ao silenciar sons que distraem, como o vento ou aspiradores de pó ao fundo. Se você deseja que seu interlocutor ouça tudo ao seu redor, o modo de amplo espectro permite que seu microfone capte sua voz e também o resto do ambiente. Você também pode limpar a aparência do fundo aplicando um novo modo de retrato para desfocar tudo, exceto o rosto.

Uma nova visualização em Grade permite que você veja todos em blocos enquanto os links do FaceTime chegam para ajudar a agendar ligações. Você pode enviá-los no Agenda, WhatsApp e muito mais, e mesmo aqueles em dispositivos Android e Windows podem usar os links para ingressar no FaceTimes de seus navegadores.

blank

O SharePlay permite que você assista a um vídeo com seu amigo em uma chamada, e você pode manter seu filme em exibição enquanto explora outras coisas em seu telefone, graças ao suporte Picture-in-Picture. A Apple está introduzindo uma API SharePlay para permitir que outros desenvolvedores usem esse recurso e já tem suporte de parceiros como Disney +, Hulu, HBOMax, Twitch, TikTok e Paramount +.

Além de assistir a um programa com seu amigo pelo FaceTime, você também poderá ver o que está no seu telefone por meio do compartilhamento de tela.

Federighi também anunciou atualizações para o aplicativo Mensagens. Em vez de ter que manter suas notificações não lidas por perto para lembrá-lo quando você recebe algo de um amigo, mas não está pronto para verificar ainda, o novo recurso Partilhar pode ajudar. Quando amigos lhe enviam fotos em Mensagens, por exemplo, as imagens relevantes serão salvas no álbum do seu dispositivo. A Apple determina as imagens relevantes como aquelas em que você está, portanto, você não obterá capturas de tela a encher a sua galeria. Compartilhar com você também funciona com o Apple Music e Apple TV para que as listas de reprodução e programas que as pessoas enviam para você possam ser fixados e facilmente encontrados novamente mais tarde.

A Apple também está melhorando a maneira como as notificações funcionam no iOS 15 para facilitar a desconexão quando você precisar. Esteticamente, os alertas do iPhone serão mais fáceis de ler com novas fotos de contato para as pessoas que enviaram mensagens e ícones maiores para aplicativos, para que você possa identificar mais facilmente qual aplicativo enviou a notificação.

Um resumo de notificação fornece um instantâneo de todos os alertas que você perdeu e os organiza com base no que o sistema determina serem seus aplicativos favoritos. As notificações mais relevantes também serão colocadas mais perto do topo. Quando você precisa de uma pausa no ataque implacável de notificações, o modo Focus desliga a maioria deles em todo o sistema.

A Apple usará “inteligência no dispositivo sobre suas atividades anteriores para sugerir aplicativos e pessoas das quais permitir notificações”. Você também pode definir diferentes perfis como Trabalho, Sono e pessoal para priorizar aplicativos ou contatos diferentes durante horários diferentes do dia. Quando você muda de perfil, também pode configurá-lo para que a página inicial do seu iPhone mude para apresentar diferentes aplicativos – Slack e Email quando o Trabalho está habilitado enquanto o Reddit e o YouTube apresentam quando você está no modo Pessoal, por exemplo.

Há também um modo “Não perturbe” para silenciar tudo e, quando você tem um desses modos ativado, uma tela de status em aplicativos como Mensagens permitirá que seus contatos saibam que você não os responderá imediatamente. Esses modos também se aplicam a dispositivos como iPhones, iPads, MacBooks e Apple Watch.

Federighi também introduziu algo chamado Live Text, que parece muito semelhante ao recurso Lens do Google. Ele fará a verificação das coisas para as quais você está apontando a câmera e destacará as coisas que reconhece como palavras. Se você está apontando seu visor para um quadro branco, por exemplo, o Texto ativo destacará o que está escrito lá, e você pode tocar na seleção para copiá-lo como texto que você pode colar em outro lugar no seu telefone. Isso também funciona para imagens (ou capturas de tela) que já estão na galeria do seu dispositivo.

Muito parecido com o sistema do Google, o Live Text também pode identificar coisas como locais em uma imagem ou a raça de um cachorro que você viu no Reddit e exibir links para abrir seu navegador para um site relevante.

O Fotos também está ficando mais fácil de usar com a nova integração de pesquisa. Sua busca do Spotlight por tudo em seu dispositivo agora retornará imagens em seus álbuns de fotos também. Você pode procurar por pessoas ou cenas específicas em sua tela inicial e até mesmo encontrar imagens digitando o texto que estava nelas. Em outra atualização que lembra um recurso popular do Google, a Apple está trazendo Memórias para o seu álbum de fotos e irá organizar e unir suas fotos e vídeos para filmes caseiros gerados por inteligência artificial.

Mas, ao contrário da oferta do Google, o iOS 15 também trará a possibilidade de colocar música nesses clipes, definindo alguma música de fundo empática para adicionar à experiência. A Apple também adicionará cartões de título animados a esses vídeos. Você pode personalizar as memórias para escolher uma música diferente ou adicionar e remover imagens, e o sistema adicionará filtros e cronometrará as transições e a velocidade da apresentação de slides com a música.

blank

Ao longo do iOS 15, a Apple também fez algumas pequenas mudanças. Ele está enriquecendo os resultados para os contatos, permitindo que você veja as conversas com eles e sua localização, além de suas chamadas, mensagens de texto, facetime e e-mail.

Depois de adicionar cartões de crédito, cartões de fidelidade de loja e passes de trânsito ou parque temático à Wallet, a Apple continua a adicionar mais recursos. O aplicativo já suportava chaves de carros para veículos selecionados e, com o iOS 15, você pode obter as chaves de quartos de hotel a partir deste outono em mais de 1.000 propriedades Hyatt globalmente. A Apple também está trazendo cartões de identidade para a Wallet. Nos estados da América que já o permitem, você pode digitalizar a sua carteira de motorista no aplicativo. Os dados são criptografados com segurança e armazenados no próprio equipamento. A Apple também está trabalhando com o TSA para usar IDs nos aeroportos.

O aplicativo Weather também está sendo atualizado. Ele apresentará mapas meteorológicos de alta resolução em tela cheia, mostrando a qualidade do ar e os dados de precipitação. Esses layouts e informações exibidas podem mudar dependendo de condições como “vento e chuva ou qualidade do ar prejudicial”. Ele também mostrará detalhes sobre a velocidade do vento, índice de UV e pressão barométrica.

Enquanto isso, o Apple Maps está se expandindo para Espanha e Portugal hoje, bem como para Austrália e Itália no final deste ano. A empresa adicionou uma visualização do globo ao Maps, e você pode ampliar as cidades para ver mais detalhes, como novos marcos personalizados. Ao contrário do Street View do Google, esta não é uma renderização fotorrealista, mas desenhos da área, com impressões incluindo faixas de pedestres, faixas de rodagem, árvores e rodovias sobrepostas. Um modo noturno faz com que os edifícios pareçam estar iluminados pela lua também.

As navegações também estão recebendo atualizações – você poderá fixar suas rotas favoritas de transporte público no topo dos resultados. A Apple também está introduzindo um recurso baseado em AR em cidades selecionadas como Londres, São Francisco e Nova York para permitir que você aponte seu iPhone para edifícios para descobrir mais informações..

Federighi encerrou a seção iOS 15 da WWDC 2021 dizendo que há mais por vir, incluindo busca por voz, suporte para cross-app drag-and-drop e novas opções de roupas para emoji também. A versão Beta do iOS 15 já está disponível, por isso mais informações sobre a nova versão do sistema operativo irão surgir nos próximos tempos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here