Google vai adicionar novos recursos para versões antigas do Android

O Google está a tentar trazer novos recursos para os telemóveis que não recebem atualizações do sistema operativo há vários anos. O Google está a lançar algo chamado de “Extension Software Developer Kit”, que deve permitir que os desenvolvedores usem recursos como o novo seletor de fotos do Android 13 em aplicativos que executem algumas versões do Android 11 e 12.

Numa publicação no site a anunciar esta mudança, a empresa diz que o recurso permite que ele “estende o suporte de certas funcionalidades da plataforma para versões existentes do Android”.

Embora ter acesso ao seletor de fotos anteriormente exclusivo do Android 13 seja definitivamente bom, o Google parece ter planos muito maiores para o Extension SDK. “Esta atualização prepara também o terreno para expandir os testes do Privacy Sandbox no Android”, diz Scott Westover, porta-voz do Google. O Privacy Sandbox é o substituto em andamento do Google para o seu atual sistema de rastreamento de anúncios, e a empresa tem como objetivo lançar a versão beta do sistema no Android 13.

Até agora, o Google não está a falar sobre o backport do Privacy Sandbox para as versões mais antigas do sistema operativo. Em vez disso, parece que o Extension SDK irá ajudar a empresa a atualizar o Privacy Sandbox nas versões mais recentes do Android sem ter que lançar as principais atualizações do sistema operativo. O blog refere o teste como um exemplo de como a capacidade de introduzir novos recursos fora das principais atualizações “permite inovações mais rápidas”.

A forma como isso funciona é complicada, e a publicação do site a anunciar as novidades é voltada principalmente para os desenvolvedores que realmente farão uso do sistema. O Google está a aproveitar esse sistema para fazer as alterações nas APIs que os desenvolvedores usam e irão dar a eles novas formas de verificar do que o sistema é capaz. No exemplo do seletor de fotos, um desenvolvedor pode verificar o seu código para ver se o telefone Android 11 do utilizador tem uma API suficientemente atualizada.

Este é apenas o esforço mais recente do Google para garantir que os utilizadores ainda podem obter novos recursos, mesmo que a empresa que fabricou o telefone não esteja a lançar mais atualizações de software. Com o Android 10, a empresa introduziu o “Project Mainline”, que visa fazer com que algumas partes do sistema operativo possam ser atualizadas através da Play Store.

Por um lado, não é como se o Google tornasse tudo modular no Android 10. Cada atualização do sistema operativo adiciona novos módulos, o Android 12 modularizou o ART e o seu agendamento, enquanto o Android 13 transformou coisas como o Bluetooth, AppSearch e UWB em componentes. Se estiver no Android 11, não será tão fácil para o Google adicionar os recursos para esses sistemas ao seu telefone, porque eles ainda estão integrados ao sistema operativo, em vez de serem peças que possam ser atualizadas através da Play Store.

Fonte: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui