Estranho ou inovador? Moonwalkers são os “sapatos” que andam por nós

A startup Shift Robotics, com sede em Pittsburgh, nos Estados Unidos, inventou uns “sapatos” que permitem acelerar o passo em 250% sem gastar mais energia.

Segundo o engenheiro mecânico Xunjie Zhang, os Moonwalkers não obrigam a que a pessoa tenha a mesma habilidade que é necessária para andar de skate, trotinete ou de patins, por exemplo. “Não há necessidade de equilíbrio”, disse Zhang. “Basta andar mais rápido para acelerar a velocidade dos Moonwalkers e andar mais devagar para desacelerar”, explicou na notícia.

Depois de se formar no Instituto de Robótica da Carnegie Mellon, Zhang fundou a Shift Robotics juntamente com uma equipa de engenheiros especializados em robótica e designers de ténis e, juntos, desenvolveram os “Moonwalkers”, uma espécie de cruzamento entre sapatos e patins motorizados que podem impulsionar bastante a caminhada de quem precise.

Os Moonwalkers foram desenhados para se conseguirem prender na sola de qualquer sapato. Para ativá-los, só é preciso levantar um dos calcanhares e girá-lo um pouco antes de colocá-lo de volta no chão. Para desativá-los, é repetir este processo para o efeito inverso.

Quando ativados, os sensores nos sapatos recolhem dados sobre a marcha do utilizador. Convém que a pessoa não tenha um peso superior a 100 quilos para uma boa experiência que, para já, é descrita como semelhante a andar num tapete rolante num aeroporto.

A empresa diz que os sapatos também têm um bom desempenho em caminhos acidentados, incluindo calçadas fortemente rachadas: “projetámos o nosso sistema de transmissão patenteado de 8 rodas, que consiste em rodas sobrepostas para simular rodas de diâmetro muito maior para escalar terrenos irregulares e cascalho”, descreve a Shift Robotics.

Os Moonwalkers demoram cerca de hora e meia a carregar totalmente via USB-C.

A Shift está a vender os Moonwalkers por pouco mais de 1.300 euros e planeia iniciar as entregas no verão de 2023.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui