Está para breve: Apple já está a testar o iPhone com USB-C

Deve estar para breve uma grande alteração nos iPhones e, no fundo, na própria Apple, que é a desistência do seu cabo proprietário Lightning. Isto acontecerá por obrigação da União Europeia, que está em vista de aprovar uma lei que obriga as marcas de tecnologia a utilizarem o mesmo cabo de carregamento.

A proposta de um carregador único na União Europeia surgiu em Janeiro de 2020. Ainda que os políticos pretendessem adotar a medida no espaço de seis meses, foram muitas as opiniões contrárias por parte de empresas da área tecnológica, nomeadamente por parte da Apple, que se constituiu como o principal opositor.

A Apple pode estar prestes a mudar a porta de carregamento do iPhone. De acordo com um relatório da Bloomberg, a empresa está a testar novos iPhones e adaptadores com USB-C, que é o que os MacBooks e iPads já usam, sem mencionar uma infinidade de dispositivos fora do ecossistema da Apple.

Fontes da Bloomberg disseram que o adaptador que está a ser testado pode “permitir que futuros iPhones funcionem com acessórios adaptados para o conector Lightning atual”. Isso pode significar um adaptador Lightning para USB-C para coisas como scanners de cartão de crédito ou unidades flash que se conectam a iPhones existentes. O relatório da Bloomberg observou que, se a Apple “continuar com a mudança, ela não ocorrerá até 2023, no mínimo”.

Embora as decisões da Apple de mudar as portas tenham sido objeto de muitas piadas, uma mudança para o USB-C pode ser bem-vinda. O USB-C é apenas um pouco maior que o Lightning, mas pode fornecer energia e dados mais rapidamente. A mudança também pode facilitar muito a vida de quem já usa USB-C para carregar a maioria de seus dispositivos.

Já agora, por curiosidade, a Apple não será a primeira a fazer um iPhone com USB-C.

O Parlamento Europeu já anunciou que a existência de diversos tipos de carregadores provoca 51.000 toneladas de resíduos por ano, pelo que é fundamental acabar com a produção deste tipo de materiais em massa. Com a nova medida, a Comissão Europeia espera dar um passo em frente ao nível da sustentabilidade bem como aumentar a vida útil dos equipamentos.

Atualmente, no mercado existem três modelos de carregamento: USB 2.0 Micro B, USB C e o sistema Lightning, sendo que em 2009, eram perto de 30, tendo-se registado uma redução significativa desde então.

A Comissão Europeia espera que a medida entre oficialmente em vigor em 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui