Análise TCL 30 5G: Review

Estamos no início do ano e é esperado que seja lançado a nova linha de smartphones da TCL, inicialmente na CES e, posteriormente, em Barcelona, na MWC 2023. Mas não é por isso que os modelos anteriores não valem a pena, até porque nunca sabemos quando o sucessor do TCL 30 5G chega efetivamente ao mercado. Este modelo, por exemplo, apenas chegou a Portugal após o verão.

Olhando para os outros modelos da marca, e da própria concorrência, este ano foi a grande aposta no 5G e este modelo, que chegou ao mercado a custar de 300€, foi uma das melhores apostas neste segmento de entrada, já com a nova conectividade. Atualmente, facilmente o encontra por preços a rondar os 250€ (ou até menos).

Mas a questão é se o TCL 30 5G é ou não uma excelente opção para os utilizadores. Já sabemos que o design dos TCL é bastante bom, bem como nos ecrãs, que tem sido a apostar mais forte da marca, mas noutras áreas fica para trás. Leia a nossa análise.

Design e Ecrã

Ao contrário da maioria dos telefones TCL, os TCL 30 5G atingem um design bastante padrão e simples. Embora a maioria dos telefones de gama média possa sentir-se idêntica devido a este fator, o módulo de câmara é algo digno de nota sobre este telefone. Para além disto, também notará a marca na parte inferior do painel traseiro.

Embora seja um painel traseiro de plástico, tem um aspecto elegante e simples. Além disto, a empresa muda a posição do scanner de impressões digitais do painel traseiro para o painel lateral, com uma experiência de impressão digital rápida, onde também consta o botão de ligar/Desligar. Além disso, o telefone parece leve e chega com uma espessura de 7,7mm. Assim, a experiência geral é soberba, mas não demasiado pesada.

O TCL 30 5G apresenta um grande ecrã AMOLED de 6,7 polegadas, com uma resolução de 1080 x 2400 pixels, com uma luminosidade máxima de 650 nits. O ecrã é brilhante e reativo, e não tive qualquer problema em navegar na interface do utilizador. As cores ficam bem graças ao ecrã AMOLED, com uma saturação decente e contraste profundo. Uma coisa a notar é que o ecrã vem com uma combinação de entalhe gota de água.

Memória e Desempenho

A secção de hardware não está por detrás da concorrência e traz o chipset Dimensity 700 5G que funciona bem em quase todos os aspectos do desempenho. As redes 5G também funcionam perfeitamente e sem problemas com a GPU Mali-G57 MC2. Com esta configuração, o TCL 30 5G pode atingir uma velocidade clock de até 2,2GHz, enquanto que a experiência de jogo é média.

No entanto, o equipamento conta com 4GB de RAM bastante básico, e uma escolha de 64 ou 128GB de armazenamento interno. Em 2022, 4GB é muito limitado, e dado que outros smartphones concorrentes a esta gama de preços vêm por vezes com 6GB de RAM, teria sido bom ver o TCL 30 5G com um pouco mais de memória.

Uma coisa a favor é que conta com o TCL 4.0, uma interface própria baseada no mais recente Android 12, o que é bom de saber que a marca tenta com que os seus equipamentos tenham as versões mais recentes. Outro aspeto que não me agradou é que vem com algumas aplicações pré-instaladas, mas se isso não for um problema para si, então não deve constituir um problema em termos de facilidade de utilização.

Câmara

O principal destaque na secção da câmara seria a principal câmara principal de 50MP. Com esta lente, é possível capturar fotografias decentes à luz do dia com cores precisas e saturação, enquanto as imagens em bruto ficam bem com luzes naturais. A seguir, obtém-se também uma dupla de macro a 2MP e lente de 2MP de profundidade para somar as características de alcance dinâmico aos módulos da câmara.

Para além da configuração da lente primária, a empresa também apresenta uma câmara de 13MP ultrawide selfie. As fotografias de selfie saem com cores vibrantes com o toque adicional do software AI. No entanto, a fotografia de baixa luminosidade é um dos fatores onde falta a câmara, seja na frontal como na principal.

Embora o software de processamento de imagem forneça resultados adequados, em termos de vídeo os resultados não são tão satisfatórios, até porque a falta de uma estabilização de imagem é notada.

Bateria

Um ponto forte do telefone, em particular, é a grande bateria de 5,010 mAh, que deve durar muito tempo para os utilizadores ocasionais, dadas as especificações básicas. É claro que uma utilização mais frequente exigirá um carregamento mais frequente, e a velocidade de carregamento de 18W é a esperada neste equipamento e demora menos de uma hora a conseguir os 100%.

Em geral, a capacidade da bateria deverá ser suficiente para alimentar durante um ou dois dias.

Conclusão: TCL 30 5G

O smartphone TCL 30 5G exilou todas as barreiras que o seu telefone de geração anterior enfrentou e apresentou muito no segmento 5G acessível. Pode adquirir o smartphone TCL 30 para um melhor ecrã, câmara, e duração da bateria. Mas a secção de desempenho é algo que pode fazê-lo hesitar, já que 4GB de RAM, hoje em dia, podem ser curtos.

No entanto, o preço é um factor importante aqui, e o seu estatuto de telefone de entrada é algo a ter em mente quando se decide se deve ou não obter este aparelho. Claro que há muitas opções no mercado, no entanto a TCL mostra com este equipamento que na gama de entrada com 5G tem algo a dizer.

A favor:

  • Ecrã AMOLED tem bom aspecto
  • Bateria grande e capaz
  • Preço acessível

Contra:

  • 4GB de RAM é infelizmente baixo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui