Análise Sony Xperia Z1: Potência à prova de água

Red Magic 3S

Xperia Z1 (14)Hoje testamos um dos melhores telefones no mercado. O Sony Xperia Z1 pretende estar no topo e ainda mais, é à prova de água! Saiba mais na nossa análise.

A oferta nos equipamentos topo de gama está ao rubro. O lançamento dos sucessores de smartphones vencedores é cada vez mais curto para fazer face à evolução do mercado. A Sony sabe disso e para estar no topo é preciso inovar. Incluindo na sua série de topo uma das características mais aclamadas pelos consumidores, conseguiu criar um telefone sem igual. Xperia Z1, o telefone à prova de água super potente!

Índice
Características e acessórios
Design e ecrã
Câmara e Multimédia
Desempenho
Veredito: Sony Xperia Z1

Características e acessórios

xperiaz1_caract

 

Xperia Z1 (25)Em termos de características, temos tudo o que precisamos num smartphone. Potência de processamento, bastante memória RAM e uma câmara que faz corar muitas das Point-and-shoot do mercado. O resultado é um telefone potente e com um desempenho acima da média com resultados brilhantes.

O facto de ser à prova de água, torna-o ainda mais atractivo pois nunca mais vamos precisar de ter aquele cuidado com os líquidos que tanto ameaçam os dispositivos electrónicos.

Os acessórios incluídos são os comuns, cabo de ligação USB e o carregador de viagem.

Design e ecrã

Xperia Z1 (11)Tal como o Xperia Z Ultra que já testámos, a Sony voltou a apostar em materiais de alta qualidade para a concepção deste Xperia Z1. O vidro e o alumínio combinam-se de uma forma harmoniosa, criando um corpo único uniforme e simétrico ao olhar. Tudo foi pensado ao pormenor e isso agrada-nos bastante.

Para cumprir as normas IP55 / IP58, todos os orifícios do nosso Xperia Z1 estão protegidos por tampas que o tornam estanque. Desde que estas estejam devidamente fechadas, o mesmo pode aguentar até 30 minutos a uma profundidade de 1,5m e continuar a funcionar na perfeição.

Xperia Z1 (24)Algo que não gostamos na edição maior deste Xperia foi a gaveta do SIM. É um mal menor visto que não vamos estar constantemente a trocar de cartão mas quando o fizermos iremos ter alguma dificuldade em efetuar esta simples tarefa.

O ecrã Full HD incluído, traz para a computação móvel algumas das características dos televisores da SONY, como é o caso do Triluminos ou do Bravia Engine. Gostamos do resultado final, porém pensamos que ainda falta sempre algum brilho ou intensidade nas cores apresentadas para chegar ao nível de um ecrã retina ou Super AMOLED.

Câmara e Multimédia

Xperia Z1 (12)Ficámos bastante surpreendidos com a câmara do Xperia Z1. Contando com o sensor de 20,7Mpx, suportado pelo processador de imagem BIONZ, os resultados são sempre quase perfeitos, mesmo em condições adversas como fraca luminosidade ou objetos em movimento.

A grande vantagem para além de ter grandes características na câmara do nosso Xperia, é o facto deste ser à prova de água. Nos testes que efetuamos, algumas das fotos foram tiradas na neve, aumentando a humidade a que o telefone está exposto. Nem a nevar, ou mesmo alguma queda do dispositivo, ameaça o nosso Sony, que foi construído para ser resistente e duradouro. Apenas ter sempre em mente: as tampas têm de estar fechadas.

Xperia Z1 (16)Podemos dizer que ainda não tínhamos testado um telefone que tirasse tão boas fotos. Desde macros, passando por retratos com iluminação insuficiente ou até motivos em movimento, temos sempre a garantia que iremos ter resultados finais dignos de registo. Até mesmo os vídeos em Full HD surpreendem pela qualidade quando reproduzidos na sala de estar em ecrãs de maiores dimensões.

 

Seguem algumas fotos que tiramos com o Xperia Z1:

Desempenho

Screenshots Xperia Z1 (11)Em termos de desempenho não podíamos estar mais satisfeitos. Todas as aplicações ou jogos que testámos, tiveram o seu máximo desempenho neste Xperia. O Snapdragon 800 alimenta o poder de processamento enquanto que o GPU adreno 330 garante gráficos de alta qualidade com um elevado numero de imagens por segundo.

Mesmo com várias aplicações abertas em simultâneo, os 2GB de RAM do Xperia chegam. Devido à gestão inteligente da memória disponível, temos sempre um elevado desempenho qualquer que sejam as apps abertas.

Xperia Z1 (13)Nos vários testes que efetuamos, o Xperia Z1 destacou-se, ocupando sempre um lugar cimeiro, ultrapassando muitas vezes dispositivos que na teoria seriam superiores como é o caso do iPhone 5S. No AnTuTu por exemplo, conseguimos melhor pontuação que o LG G2 ou o Galaxy S4.

Decidimos fazer um video que vos mostra como o Xperia Z1 se comporta em jogos (usámos o Real Racing 3 da EA) e como resiste à água.

httpv://youtu.be/EKbBA10WWgA

Seguem Screenshots dos resultados do Xperia Z1:

Veredito: Sony Xperia Z1

Este é sem sombra de duvida um dos melhores telefones do mercado. Aliado ao excelente desempenho, o facto de ser resistente à água e ao pó torna-o único e desejável. Em momento algum sentimos que precisávamos de mais poder de processamento, sendo um dos únicos pontos negativos, a qualidade do ecrã, que ainda está longe dos Super AMOLED da Samsung ou do Retina da Apple.

Pontos a favor:

  • Desempenho
  • Câmara
  • À prova de água

Pontos contra:

  • Ecrã (cores pouco vibrantes)
  • Gaveta do SIM

Aproveitamos para agradecer à Sony a cedência da unidades para testes e lembramos que a mesma se encontra à venda no mercado Português desde 629,90€.

Segue a galeria de fotos do Xperia Z1

15 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo vantagem na propaganda de celular a prova d'agua. Tenho o Z1 e confesso que todas as vezes que tentei tirar fotos em piscina meu celular apresentou problemas, como apagar a tela, aquecimento abundante, auto-falante que não funciona por uns 4 dias após o "banho" (som fica abafado e ninguém escuta do outro lado na ligação). Criando coragem para enfrentar a burocracia chata de celulares com problemas nas autorizadas… :/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here