Análise Honor 7X: ecrã 18:9 chega aos equipamentos de média-gama

9 de Março de 2018
3 Partilhas 360 Visualizações

Há tendências que vão aparecendo e que vão marcar este ano e os ecrãs 18:9 são, sem dúvida, uma tendência que veio para ficar. Durante 2018, vários são os smartphones que terão o rácio 18:9, reduzindo ao máximo possível as molduras e isto acontecerá, também nos modelos mais baratos. O Honor 7X é o primeiro de muitos, com criação da Huawei.

A história da Honor não começou há muito tempo. Aliás, podemos afirmar que a criação da Honor tem uma culpada: a Xiaomi. Sim, a Honor é a resposta da Huawei ao crescimento da Xiaomi no mercado chinês, que seguiu a mesma estratégia, apenas compras através da internet e produtos muito competitivos. Mas agora já existe mundialmente, já que com a ajuda da empresa mãe, rapidamente pode crescer mundialmente e pode ser comprada em (praticamente) todos os mercados onde a Huawei também tem presença.

A estratégia da Huawei permanece a mesma, muito vocacionado para a população jovem e apenas pode comprar os produtos da Honor através da internet. Sim, apesar de poder encontrar os produtos nas lojas online da Fnac ou da Worten, não é possível comprar um dos produtos na loja física, apenas nos sites. Esta é a estratégia da Honor, sempre vocacionada para um público jovem e com preços muito competitivos. E, quanto aos preços, não dúvidas que são muito bons em comparativo com a concorrência.

Características e especificações

  • Dimensões: 5 x 75.3 x 7.6 mm
  • Peso: 165 g
  • Sistema Operativo: EMUI 5.1, Android 7.0 Nougat;
  • Ecrã: 6” com resolução 1080 x 2160p, rácio 18:9
  • Câmara Traseira: Dual câmara 16MP+2MP,
  • Câmara frontal: 8 MP
  • Processador: Hisilicon Kirin 659, Octa-core (4×2.36GHz Cortex-A53 e 4×1.7 GHz Cortex-A53)
  • GPU:Mali-T830 MP2;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 64 GB;
  • Dual SIM
  • Sensores: impressões digitais; sensor de brilho; sensor de luz ambiente;
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 ab/g/n, WiFi Direct, hotspot
  • GPS: A-GPS, GLONASS
  • Bluetooth 4.1
  • MicroUSB
  • Bateria: 3340 mAh de capacidade

Um dos pontos negativos num smartphones foi é a utilização do MicroUSB. Com os novos smartphones a terem já a nova porta USB-C e até os smartphones de média-gama da Huawei com esta porta, o Honor 7X ainda vem com MicroUSB. Já para não falar que também se esperava que já contasse com o Android 8.0 Oreo. Mas pronto, não se pode ter tudo.

Design e Ecrã

Para um produto nesta gama de preço, o design com acabamentos metálicos são muito bons. Se não soubesse que produto é este, facilmente pensa que o Honor 7X é um smartphone Premium, já que o design assim o indica.

O smartphone conta com o sensor de impressões digitais na parte traseira do equipamento que, apesar dos vários rós e contras, continua a ser a zona onde, pessoalmente, mais me agrada. Além disso, temos de destacar que o Honor 7X ainda conta com o jack 3,5mm para auriculares, não desistindo, para já, deste compartimento.

Uma decisão que é normal, tendo em conta o preço do smartphone e que, por agora, ainda faz sentido para a maioria das pessoas, já que nem todos terão a hipótese (ou querem) alterar os seus auriculares para um produto sem fios, normalmente mais caro. Há um outro aspeto que não me agrada nos smartphones, que é a saliência nas câmaras. É verdade que maioria das pessoas (como eu) utiliza capas para proteger o equipamento e, dessa forma, a saliência não afeta, mas continua a achar que se a Huawei consegue fazer isso no Huawei P9/Huawei P10, deveria fazer o mesmo em todos os outros, bem como as outras companhias também deveriam fazer esse esforço.

O ecrã é bastante bom, com uma resolução bem alta e oferece bons ângulos de visualização. Com a escolha do “novo” rácio de 18:9, acabamos por ter mais ecrã no smartphone, já que com as molduras reduzidas, os equipamentos de média gama também começam a ganhar o efeito de “all-screen” na parte frontal dos smartphones.

Desempenho e câmara

Este é um smartphone de média-gama, logo não se pode esperar um desempenho similar ao Huawei Mate 10 Pro ou ao Huawei P10, no entanto é o suficiente para a grande maioria dos utilizados, com um desempenho muito satisfatório, sendo que não notei qualquer problema durante a utilização.

O processador utilizado é um produto próprio, o Kirin 659, próprio para este segmento e que facilita a Honor num segmento muito competitivo, como é o da média-gama. Ajudado pelos 4GB de RAM, considerado quase um mínimo hoje em dia, o smartphone tem um excelente desempenho nas ações que terá com o equipamento.

As câmaras do smartphones são bastante boas, contando com dois sensores traseiras, um de 16MP e outro de 2MP. Com estas especificações, consegue facilmente fotografias de grande qualidade nas mais diversas situações, com destaque para o efeito da moda, o efeito bokeh.

Em termos de bateria, o smartphone conta com 3340 mAh de capacidade, o que aliado a uma boa gestão do consumo feito pelo EMUI 5.1, é conseguido uma boa tuilizaçaõ do equipamento, dentro do normal, isto é, numa utilização normal consegue dois dias de utilização, enquanto se for um utilizador mais “agressivo”, terá de o ligar À eletricidade diariamente.

Apesar de excelente bateria, encontramos a falta de uma opção de carregamento rápido, que tanto se tem destacado nos equipamentos da Huawei e que muito me faz satisfeito no Huawei Mate 10 Pro.

Veredito Honor 7X

O Honor 7X tem, claramente, a impressão digital da Huawei em tudo, desde a um design de grande qualidade, a câmaras excelentes e ao software EMUI. O Honor 7X destaca-se por ser um smartphone de grande qualidade a um preço muito competitivo, um equipamento de média-gama excelente.

Como pontos positivos destaca-se o ecrã 18:9 com grande resolução e o seu preço muito competitivo. O Design é Premium, com acabamentos metálicos e a gestão de bateria do equipamento é muito boa. Mas não é perfeito, e encontras a falta do carregamento rápido e a utilização do MicroUSB, quando quase tudo já vai para o USB-C. O smartphone também ainda conta com o Android 7.0 Nougat, mas esperamos que seja atualizado em breve.

Pontos Positivos:

  • Ecrã 18:9 de grande qualidade
  • Preço
  • Gestão de bateria muito boa
  • Design Premium

Pontos Negativo:

  • Falta carregamento rápido
  • Android 7.0 Nougat
  • MicroUSB

Desde já agradecemos à Honor por nos ter disponibilizado uma unidade para testes. O produto tem o custo de 299€ no site oficial.

Artigos interessantes

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã
Destaques
9 Visualizações
Destaques
9 Visualizações

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã

Bruno Peralta - 17 de Janeiro de 2019

Falta pouco mais de um mês para a grande apresentação da Samsung, que decorrerá no dia 20 de fevereiro para…

Twitter libera versão cronológica da timeline
Redes Sociais
14 Visualizações
Redes Sociais
14 Visualizações

Twitter libera versão cronológica da timeline

João Pedro Souza - 17 de Janeiro de 2019

Uma nova atualização do Twitter para Android traz a possibilidade de visualizar o feed na ordem cronológica. Opção que já…

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento
Destaques
3 Partilhas43 Visualizações
Destaques
3 Partilhas43 Visualizações

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento

Bruno Peralta - 16 de Janeiro de 2019

Os fabricantes de smartphones estão retirando lentamente os tradicionais leitores de impressão digital em favor dos sensores no ecrã, mas…

Comente

O seu email não será publico