Análise do TCL 20 Pro 5G: Review

O antecessor do TCL 20 Pro – o TCL 10 Pro – impressionou-nos com o seu preço atraente, o seu incrível ecrã OLED e a decente durabilidade da bateria, mas faltavam alguns recursos, como o 5G, o carregamento sem fios e a resistência à água.

Desta vez, temos isso: o TCL 20 Pro inclui suporte 5G e carregamento sem fios, além de um chipset aprimorado, tecnologia de exibição atualizada, um novo sistema de câmara, mais armazenamento e um novo design elegante. Infelizmente, não tem proteção contra a água.

Design

Um dos smartphones mais bonitos lançados este ano, o TCL 20 Pro 5G tem um acabamento brilhante no revestimento traseiro do vidro. Vem em duas cores: azul ou cinza.

blank

Um aparelho longo e fino é a melhor maneira de descrever o formato do TCL 20 Pro 5G. Medindo 164,2 x 73 x 8,77 mm e com um peso de 190g, o utilizador não terá problemas em usá-lo com apenas uma mão. O design brilhante torna-o um pouco difícil de segurar, dado que é escorregadio, mas na embalagem vem uma capa protetora para resolver esse problema.

Ao contrário de outros smartphones, o módulo da câmara é completamente integrado na parte de trás do dispositivo. Com as lentes colocadas em linha no lado esquerdo, é bom ver algo assim um pouco diferente.

Ecrã

O ecrã AMOLED de 6,67 polegadas quase que não tem moldura – possui uma relação ecrã-corpo de 93% –, possuindo um pequeno orifício de uma lente de câmara no centro na parte superior. As bordas curvas tornam o visor deste smartphone realmente limpo, inteligente e mais premium do que na realidade é. Com uma resolução FHD + 1080 x 2400 pixels, 394ppi e 16,7M de cores, o ecrã é fantástico.

blank

A nova tecnologia fluida de ecrã NXTVISION 2.0 está integrada no aparelho e utiliza o melhoramento visual de inteligência artificial para reconhecer o tipo de conteúdo no visor e ajustar automaticamente as cores, contraste e nitidez. Ao assistir a vídeos, em particular, poderá facilmente notar a diferença. Oferece um contraste muito mais forte entre as áreas claras e escuras, enquanto que as cores são aprimoradas e os detalhes mais finos parecem mais precisos. Além disso, suporta HDR10 para streaming de TV e filmes. Possui uma taxa de atualização de 60 Hz.

Para desbloquear o smartphone, existe um sensor de impressão digital no display que está bem alinhado com o local onde o polegar do utilizador encaixa naturalmente na moldura. À direita da mesma estão os botões do volume e o de ligar/desligar, com carregamento USB-C na parte inferior e um conetor para auriculares de 3,5 mm na parte superior.

Câmara

O TCL 20 Pro 5G vem equipado com uma câmara Sony OIS de 48 MP, com uma lente ultra grande angular de 16 MP, uma lente macro de 5 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. Na frente, temos uma câmara selfie de 32 MP. Todo o sistema pode gravar vídeos em resoluções de até 4K a 30fps.

blank

As fotos saem bastante nítidas, embora não sejam algo de outro mundo. É preciso tirá-las com a iluminação certa. Elas apresentam uma boa profundidade quando se trata de paisagens, especialmente as urbanas. Vale a pena destacar a câmara selfie, especialmente com o modo de beleza ativado, dado que as fotos saem com uma aparência lisonjeira e muito nítida.

Usando o modo ‘Noturno’, as fotos saem muito bem iluminadas e detalhadas. Ele é tão bom que chega a ser muito melhor do que o mesmo modo em outros smartphones mais caros. O modo ‘Macro’ também é excelente: consegue mostrar os detalhes mais minúsculos de qualquer objeto.

Desempenho

O TCL 20 Pro está equipado com o chip Qualcomm Snapdragon 750G de médio alcance, a GPU Adreno 619, 6 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. É memória suficiente para uma utilização média, e existe uma ranhura para cartão MicroSD para expandi-la ainda mais caso seja necessário.

blank

Naturalmente, o chip 750G tem suporte 5G, o que é fantástico para quem vive em algum lugar onde possa fazer uso deste recurso. No entanto, o TCL 20 Pro 5G só tem Wi-Fi 5, o que vale a pena ter em mente para quem tem Wi-Fi 6 em casa, pois não vai conseguir desfrutar ao máximo deste aparelho.

Executando o Android 11 com a interface de utilizador TCL, o TCL 20 Pro 5G vem com várias aplicações pré-instaladas, sendo que algumas das quais são desnecessárias e podem ser excluídas.

Bateria

O smartphone TCL 20 Pro 5G está equipado com uma grande bateria de 4.500mAh. Aguenta cerca de dois dias de utilização média, mesmo a ver ocasionalmente vídeos de algumas horas, o que é excelente. Na embalagem vem um carregador de 18 W, e a TCL afirma que leva apenas duas horas para recarregar a bateria a 100%. Suporta carregamento sem fios de 15 W, o que é um bónus magnífico.

Para quem gosta especialmente de ver vídeos, este smartphone gasta apenas 10% da bateria num vídeo de 2 horas, mesmo que o mesmo seja visualizado no brilho máximo.

blank

Veredito: TCL 20 Pro 5G

O TCL 20 Pro 5G custa menos de 600 €, sendo possível encontrá-lo à venda por 550 € em algumas lojas. Este smartphone é adequado para quem procura por um aparelho deste género que seja elegante, que possua um ecrã impressionante para streaming de vídeo e uma bateria de longa duração.

Embora a câmara seja boa, não é a mais indicada para quem gosta de tirar fotografias fantásticas para colocar nas redes sociais. Para estes casos, existem melhores opções por aí. Também não recomendamos este smartphone a quem gosta de jogos em dispositivos móveis, deseja um desempenho mais rápido e uma taxa de atualização mais alta.

Tomando todas as características em consideração, apesar de ter algumas desvantagens, o TCL 20 Pro 5G ainda é um bom smartphone. Apesar de não ter recursos de destaque significativos, ainda é um smartphone muito capaz e eficiente. O grande ecrã curvo é a sua característica mais especial, mas é o preço razoável que o torna realmente uma opção de compra muito convincente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here