Análise do iRobot Braava Jet M6: Review

Embora existam muitas empresas a vender robôs de limpeza atualmente, entre as primeiras opções conhecidas está o iRobot, popular pelos seus aspiradores robóticos Roomba. A marca está presente nos principais mercados mundiais, com uma ampla gama de robôs que incluem não apenas a série Roomba de aparelhos de aspiração, mas também a série Braava. Estes últimos não aspiram, mas sim esfregam. Aqui vamos falar do robô esfregona inteligente iRobot Braava Jet M6.

Com um preço elevado, o iRobot Braava Jet M6 promete uma limpeza absoluta da sua residência, juntamente com a esperada conectividade Wi-Fi e inteligência. Quão eficaz e inteligente é o iRobot Braava Jet M6 na limpeza? Descubra nesta análise.

O que é o iRobot Braava Jet M6 e o ​​que vem na embalagem?

Ao contrário de muitos dos robôs de limpeza que encontramos atualmente, que são principalmente aspiradores de pó, o iRobot Braava Jet M6 não tem nenhuma funcionalidade de aspiração. Em vez disso, este é um robô dedicado para esfregar o chão, e realiza a tarefa de uma forma muito sofisticada e em conjunto com o Roomba.

blank

Como não tem aspirador de pó, o iRobot Braava Jet M6 é consideravelmente menor do que todos os outros robôs de limpeza. Grande parte do seu volume é ocupado pelo tanque de água removível, que é consideravelmente maior do que os de outros dispositivos com função secundária de esfregar o chão. O tanque conecta-se a um sistema de jato que borrifa água à frente do dispositivo, no caminho do chão a esfregar, em vez de pingar por baixo.

Um encaixe removível na parte inferior do dispositivo passa sobre a água recém pulverizada, e esse processo continua até que todas as áreas tenham sido limpas. Curiosamente, acessórios de varredura a seco também foram incluídos, e o dispositivo pode varrer enquanto se move sem usar a funcionalidade de jato de água. O iRobot Braava M6 também possui um pequeno altifalante para avisos de som e voz para que saiba quando ele está a limpar ou se encontrou problemas na operação de limpeza.

Na parte superior do iRobot Braava Jet M6 há uma tampa para o compartimento do tanque de água e três botões: Clean, Home e Spot Clean. A caixa inclui um carregador base para conectar a uma tomada, duas esfregonas húmidas descartáveis, uma seca também descartável, outro esfregão húmido lavável e reutilizável e ainda outra seca lavável e reutilizável.

Na embalagem também vem um frasco de amostra da solução de limpeza de piso duro Braava, mas apenas é suficiente para dois tanques cheios de água. Este é o único aditivo líquido recomendado para o dispositivo e deverá ser adquirido separadamente. Esfregonas adicionais húmidas e secas também podem ser adquiridas separadamente.

blank

Navegação e mapeamento

No iRobot Braava Jet M6 funciona com uma navegação por câmara e não a laser, o que o torna menos preciso. Dito isto, a posição e o ângulo da câmara parecem fazer a diferença aqui, dado que o dispositivo navega normalmente em salas bem iluminadas. Há também um sensor RCON (Room Confinement) no Braava Jet M6, que permite localizar a sua estação de carregamento e regressar a ela quando o trabalho de limpeza for concluído ou quando precisar de recarregar.

Embora o robô esfregona geralmente escolha o caminho mais eficiente para limpar e funcione em linhas retas surpreendentemente precisas, ele é bastante calculista – e, consequentemente, lento – na sua abordagem de limpeza. Isso significa que demora algum tempo para limpar a casa. Isto acontece porque, em parte, o seu método de limpeza a jato requer movimentos mais calculados e paragens frequentes, mas mesmo apesar disso, trata-se de um robô de limpeza objetivamente lento.

Aplicação iRobot Braava Jet M6

Embora não tenha tanta informação e guias como algumas das outras aplicações para robôs de limpeza, a aplicação iRobot é visualmente mais atraente e voltada para a facilidade de utilização. Ao contrário de outras aplicações que começam com o mapeamento, esta tenta simplificar o processo de uso. Isso pode parecer um pouco básico para utilizadores que gostam de ter um pouco mais de dados e controlo, mas a facilidade de uso é positiva à sua própria maneira.

Inicialmente, a aplicação mostra visualmente o estado do robô, incluindo uma estimativa aproximada do nível da bateria, o que está a fazer ou o que precisa de ser feito para prepará-lo para a limpeza e uma alternância rápida para iniciar ou pausar uma tarefa de limpeza. O utilizador pode criar trabalhos favoritos para ter o dispositivo a limpar em todos os lugares ou apenas em divisões específicas, e acessar o mapeamento da residência para editar a disposição da mesma.

De notar que há uma excelente integração com os robôs de limpeza mais avançados da iRobot, permitindo que após a limpeza de um iRobot, o Braava Jet M6 inicie automaticamente, oferecendo uma limpeza mais completa.

Limpeza

blank

Como afirmamos acima, o iRobot Braava Jet M6 não é um robô aspirador de pó, como a maioria dos dispositivos semelhantes que podemos comprar no mercado. Em vez disso, ele varre ou esfrega, com a última função usando o sistema de jato de água para soltar a sujidade do chão antes que a esfregona o limpe. O sistema é incrivelmente eficaz.

O iRobot Braava Jet M6 leva o seu tempo para fazer o trabalho, mas não é tão intrusivo quanto os robôs aspiradores. Não possui um mecanismo de vácuo barulhento, pelo que o Braava Jet M6 é muito silencioso durante a limpeza. Ocasionalmente, ouvimos as rodas a girar ou o jato de água, mas é um barulho suave e que não incomoda nada.

Bateria e carregamento

Com a maioria dos outros robôs de limpeza, o maior consumidor de energia é a função de aspiração e, como resultado, mesmo apenas uma hora de utilização contínua pode esgotar a bateria. O iRobot Braava Jet M6 não precisa de muita energia para borrifar água, mover-se sozinho e manter a conexão via Wi-Fi. Como resultado, mesmo as tarefas de limpeza completas, que duram quase duas horas, não gastam muita bateria.

O carregamento também é muito rápido. Vai dos 0 aos 100% em apenas uma hora.

Veredito: iRobot Braava Jet M6

blank

O iRobot Braava Jet M6 é um produto único no seu nicho, oferecendo um sistema de limpeza completa. Existem opções com funcionalidade de aspirador e esfregona a preços muito mais baixos, mas nenhum deles esfrega tão eficazmente quanto o Braava Jet M6. Este é o tipo de dispositivo que consegue substituir completamente a necessidade de esfregar manualmente.

No entanto, tem um preço elevado, sendo que no site oficial da iRobot custa a partir dos 699€, mas poderá encontrar na Amazon com um excelente desconto por menos de 500€, especialmente para um robô que nem sequer aspira. Os problemas ocasionais com a navegação e o tempo que leva para concluir o seu trabalho são leves desvantagens, mas não há muito mais do que reclamar – este é um dispositivo eficaz e muito útil.

Se você tiver um bom orçamento, o iRobot Braava Jet M6 pode ser complementado por um robô de aspiração da série Roomba. Ambos podem trabalhar juntos usando a mesma aplicação e mapeamento, para oferecer uma solução completa de aspiração e limpeza para a sua casa. É um pouco caro comprar estes dois robôs, mas se tivermos em consideração o que o Braava Jet M6 é capaz de fazer, uma dupla como esta promete ser muito eficaz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here