ANACOM recebeu menos notificações de incidentes de segurança no ano passado

Apesar de 2021 ter sido, à semelhança de 2020, um ano atípico e exigente ao nível da utilização das redes de comunicações eletrónicas, na sequência do isolamento a que a pandemia obrigou, e que conduziu ao teletrabalho e às aulas online, o número de incidentes ocorridos e a duração média anual do tempo de indisponibilidade de serviço atingiram os valores mais baixos de sempre.

Os dados são da ANACOM – regulador setorial das comunicações. A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa.

Durante todo o ano passado houve uma redução significativa do número total de incidentes de segurança notificados pelas empresas de redes e serviços de comunicações eletrónicas: 38 incidentes de segurança, menos 41% do que no ano anterior e o valor mais baixo registado desde 2015. A duração média anual por incidente atingiu o registo mais baixo dos últimos anos – 12 horas – um número significativamente mais baixo do que as 51 horas registadas em 2017.

O 1.º e 2.º trimestres, com 66% dos incidentes, foram os que mais revelaram uma situação gravosa no que respeita ao número de incidentes recebidos. As regiões norte e centro de Portugal foram as que tiveram mais incidentes nas redes e serviços de comunicações eletrónicas.

Da totalidade dos incidentes notificados em 2021, conclui-se que 47% resultaram de falha no fornecimento de bens ou serviços por terceiro, como falhas no fornecimento de energia elétrica ou de avaria em circuitos alugados. Destacaram-se ainda as ocorrências devido a acidente ou fenómeno natural, com 26% do total dos incidentes reportados. A manutenção ou falha de hardware ou de software foram responsáveis por 24% dos incidentes. E os ataques maliciosos originaram 3% dos incidentes. Para todo o período, desde 2015 a 2021, os incidentes imputáveis a causas associadas a fatores externos ao sector tiveram uma preponderância de 75%.

Adianta-se ainda que a maioria das notificações teve impacto em dois ou mais serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público. De acordo com as notificações recebidas, a Internet móvel recebeu 39% do total de notificações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui