Os produtos Apple são alguns dos mais populares do mundo, e a base de fãs fiéis da empresa é uma das razões para isso. A Apple tem enfrentado alguns desafios nos últimos anos, nomeadamente a pandemia. A lealdade da base de fãs da Apple foi testada no início deste ano quando a pandemia causou a suspensão da produção nas suas fábricas na China. Muitos temiam que a Apple fosse incapaz de recuperar de um tal golpe, mas parece que a empresa está de novo no bom caminho.
No entanto a situação causa alertas na gestão da Apple e a empresa procura agora diversificar a sua cadeia de abastecimento, e parece que a pandemia apenas tornou a empresa mais determinada a ter sucesso.
A Apple procura aumentar a produção do iPhone na Índia nos próximos três anos. Até 2025, a empresa quer produzir 25% de todos os iPhones globais na Índia. Esta seria uma mudança importante para a empresa, uma vez que atualmente apenas cerca de 5% da produção global de iPhone tem lugar na Índia. Mas não é apenas nos iPhones.
A Apple planeia transferir um grande número dos seus produtos para fora da China nos próximos anos. No mesmo relatório da JP Morgan, é indicado que a empresa tem como objectivo uma quota de 25% dos produtos vendidos fora da China até 2025, acima dos atuais 5%. Esta mudança tem, também, a ajuda da guerra comercial em curso entre os EUA e a China, com as tarifas sobre os produtos de fabrico chinês a provocar um aumento dos preços dos produtos Apple.
A Apple tem vindo a construir iPhones na Índia desde 2017. Começou com o SE original e as unidades fabricadas eram apenas para o mercado local. No entanto, desde então tem expandido a produção para incluir novos modelos (incluindo o iPhone 13) e começou a exportar iPhones de fabrico indiano.
Espera-se que o iPhone 14 comece a ser construído na Índia nas próximas semanas, o que é um prazo muito mais curto do que o habitual. Por ex, o iPhone 13 apenas indicou produção em abril, quando o iPhone é anunciado em setembro. Isto é também ajudado pelo recente investimento da Foxconn na Índia, uma vez que estão à procura de explorar o enorme mercado potencial do país.
Outra razão para esta mudança é tirar partido da crescente classe média da Índia. Com uma população de mais de 1,3 mil milhões de pessoas e uma economia em constante crescimento, a Índia representa uma enorme oportunidade para a Apple.
Fonte: TechCrunch