WhatsApp para Windows: Solução eficiente, mas cuidado com o armazenamento

O WhatsApp tem vindo a oferecer a sua aplicação nativa para Windows 10 e 11, permitindo-nos comunicar com os nossos contactos sem a necessidade de ter um telefone conectado à nossa rede. Esta funcionalidade, que funciona de maneira independente uma vez que o dispositivo esteja vinculado, é uma grande melhoria, tornando a experiência muito mais eficiente em computadores do que a antiga versão do WhatsApp Desktop.

No entanto, ao limpar o seu computador de arquivos e aplicações desnecessárias, pode deparar-se com o WhatsApp a ocupar vários gigabytes de armazenamento no seu equipamento. No Reddit, surgiram alertas de utilizadores que afirmam ter mais de 80 GB de espaço ocupado apenas pelo WhatsApp. Felizmente, este problema tem solução.

Assim como nos dispositivos móveis, o WhatsApp tende a guardar todo o conteúdo multimédia no armazenamento interno do equipamento. Este conteúdo provém tanto dos chats individuais como dos chats grupais, fazendo com que, pouco a pouco, o computador possa encher-se de arquivos multimédia automaticamente, mesmo sem o nosso consentimento.

Para se livrar do conteúdo multimédia do WhatsApp Desktop e limpar o seu equipamento com Windows 10 e 11, basta aceder à pasta onde o WhatsApp armazena estes ficheiros e eliminá-los. Além disso, para evitar que o WhatsApp descarregue automaticamente este tipo de arquivos no seu equipamento, pode alterar as configurações de armazenamento na aplicação, desmarcando todas as opções de descarga automática.

Outras aplicações, como o Telegram, oferecem opções de limpeza periódica para eliminar os arquivos armazenados no equipamento após um determinado período de tempo. Também podemos limitar a quantidade de armazenamento que queremos que o Telegram ocupe, duas opções que seriam muito úteis na aplicação do WhatsApp para computadores.

O WhatsApp para Windows 10 e 11 é uma solução eficiente para a comunicação, mas é necessário ter cuidado com o armazenamento. O facto de guardar automaticamente todo o conteúdo multimédia pode levar a que o computador fique rapidamente cheio de arquivos indesejados. No entanto, com a devida gestão e configuração, este problema pode ser facilmente resolvido. Na minha opinião, seria útil que o WhatsApp incorporasse opções de limpeza periódica e limitação de armazenamento, tal como o Telegram, para melhorar ainda mais a experiência do utilizador.

Fonte: reddit

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui