O WhatsApp é a aplicação de mensagens mais utilizadas pelos utilizadores, sendo que se é verdade que o iPhone têm o forte concorrente que é o iMessage, no Android é claramente o líder incontestável. No entanto, tal como é habitual, é muito difícil para a aplicação manter o suporte do WhatsApp em sistemas operativos mais antigos ou mesmo já descontinuados, apesar de ainda haver alguns equipamentos ativos nessas condições.
Nesse sentido, o Whatsapp anuncia que vai deixar de dar suporte a alguns equipamentos e versões de sistemas operativos mais antigos, fazendo com que os utilizadores deixem de ter possibilidade de utilizar a aplicação de mensagens, o que se utilizar um dispositivos antigo, deverá ser a altura certa para mudar de smartphones.
Hoje em dia, já há muitos equipamentos disponíveis para compra a preços acessíveis, e se é verdade que se adquirir um equipamento inferior a 100€ poderá ser, já por si, limitado, se conseguir ir aos 200€ ou um pouco mais, certamente que encontrará opções bem interessantes e que darão para usufruir de tudo o que um smartphone oferece durante alguns anos, nomeadamente se ainda utilizava uma das versões que deixou de ter suporte. Saiba, a seguir, quais as versões que deixam de ser suportadas pelo WhatsApp.
Quais as versões que vão deixar de funcionar com WhatsApp?
Foi através da página de “Centro de Ajuda” do WhatsApp que a empresa revelou quais serão as próximas versões dos sistemas operativos a ficarem sem suporte. Assim, verifique se ainda utiliza um equipamento antigo com estas versões de software:
- Android 4.0.3 ou inferior
- iOS9 ou inferior
- KaiOS 2.5.0 ou inferior
De referir que não é já, mas falta pouco, já que o whatsapp refere que será a partir do dia 1 de novembro que os equipamentos com estas versões deixarão de funcionar.
Assim, os equipamentos que continuam a funcionar com o Whatsapp são com iOS 10 ou superior, Android 4.1 ou superior e KaiOS 2.5.1 ou superior (incluindo JioPhone e JioPhone 2).
Obviamente que a quantidade de utilizadores afetado é muito pouco, no entanto, se o WhatsApp anuncia e avisa os utilizadores desta atualização é porque ainda haverão utilizadores ativos com estas versões de sistemas operativos.
Então e o que faço agora?
Bem, se quer continuar a utilizar o WhatsApp, e também porque já está na altura, o ideal é comprar um novo smartphone. Para vos ajudar, deixamos aqui quatro exemplos de smartphones com preços acessíveis que pode escolher e que, certamente, será um GRANDE upgrade ao seu atual smartphone: