Snapdragon X Elite: A Arma Secreta da Qualcomm para Dominar PCs

A Qualcomm, uma das principais fabricantes de chipsets para dispositivos móveis, está a desenvolver uma nova geração de chipsets para PCs, liderada pelo Snapdragon X Elite. Este novo chipset está a ser desenvolvido para competir com os Apple M em ARM e também para oferecer uma alternativa aos x86 da Intel e AMD.

Há algumas semanas, a Qualcomm anunciou a linha Snapdragon X Series, uma nova gama de chipsets projetada especificamente para uso em computadores pessoais. Com o apoio da Microsoft e dos seus parceiros de hardware, a Qualcomm espera que esta nova linha de chipsets possa superar os desafios anteriores e criar uma plataforma Windows viável sobre ARM. A disponibilidade está prevista para meados de 2024.

O Snapdragon X Elite, o SoC que liderará a plataforma, promete um desempenho impressionante. De acordo com uma fonte familiarizada com os planos da empresa, o Snapdragon X Elite oferecerá o dobro do desempenho da CPU em comparação com a concorrência, com apenas um terço do consumo de energia.

Este SoC será fabricado, presumivelmente pela foundrie TSMC, usando processos tecnológicos de 4 nanómetros. A CPU de 64 bits utilizará 12 núcleos de alto desempenho ‘Oryon’, personalizados pela Qualcomm, em vez de usar os designs gerais da ARM. A frequência de trabalho será de 3,8 GHz (4,3 GHz em dual core), o que é bastante impressionante para a arquitetura ARM.

A memória será LPDDR5x com 42 Mbytes de cache total e 136 GB/s de largura de banda, com 8 canais e velocidades de transferência de 8533 MT/s. Esta combinação promete um desempenho multiprocesso 50% superior ao dos competidores da arquitetura. O SoC suportará até 64 Gbytes de capacidade. Para armazenamento, suportará SSD PCIe 4.0 para o principal, com a alternativa de UFS 4.0 e externas, cartões de memória SD v3.0.

A nova GPU Adreno também promete melhorar significativamente o desempenho em relação aos modelos anteriores. Será compatível com APIs como DirectX 12 e promete 4,6 TFLOP de potência. Suportará resoluções até UHD, com uma taxa de atualização de 120 Hz e suporte para HDR10. Poderá alimentar conteúdo a ecrãs externos até dois simultâneos 5K a 60 Hz e suportará os principais codecs: H.264, HEVC (H.265), AV1 ou VP9.

No que diz respeito à conectividade, o Snapdragon X Elite suportará Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e redes de banda larga móvel 5G. Também suportará a última versão do porto para periféricos USB4, com interfaces USB Tipo-C e Tipo-A.

Em termos de IA, o Snapdragon X Elite contará com uma NPU que pode oferecer 45 TOPS e modelos de IA generativa com mais de 13 mil milhões de parâmetros para melhorar a produtividade, a criatividade e o entretenimento. No entanto, o sucesso desta plataforma dependerá em grande parte da capacidade da Microsoft de criar um sistema operativo Windows que funcione tão bem na arquitetura ARM como funciona em x86 e que seja capaz de executar aplicações e jogos ao mesmo nível.

Se a Microsoft conseguir fazer isso, a proposta da Qualcomm tem um futuro brilhante. Caso contrário, poderá ser mais um fracasso do Windows sobre ARM.

Fonte: windowsreport

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui