Opinião: iPhone 5 só é uma desilusão para quem nunca teve um iPhone

Nunca tive um iPhone. Sou um utilizador Android. E é-me difícil entender como muitos falam do lançamento de um iPhone que desapontou e não correspondeu às expectativas: mas só se for às de quem nunca teve um smartphone da Apple.

Como é que para um utilizador com um iPhone 3Gs, iPhone 4 ou iPhone 4S, o lançamento do iPhone 5 pode ser uma desilusão? O novo telemóvel da marca da maçã é o melhor de sempre e representa o salto qualitativo que muitos estavam à espera. Um aumento de meia polegada num smartphone ainda mais fino e mais leve é tão válido como o lançamento do Galaxy Note II por exemplo.

E a culpa de as redes 4G não funcionarem em todo o mundo é mais das entidades nacionais e internacionais do que das fabricantes: em vez de se fazerem múltiplos modelos do mesmo telemóvel, alguém devia ter pensado num sistema minimamente uniformizado de frequências. Estar um passo à frente dos outros sempre foi a melhor maneira de atingir o sucesso, e a própria Apple é o caso mais explícito e recente dessa máxima.

O novo iPhone tem tudo o que um telemóvel de última geração precisa de ter: um sistema operativo atualizado, um ecrã de proporções consideráveis (de facto as 3,5 polegas já começavam a parecer pequenas), ligações de Internet móvel de última geração e uma câmara fotográfica que bate a concorrência atual aos palmos. Consegue ser ainda o dispositivo móvel com os melhores acabamentos e aspeto mais luxuoso do mercado. Ter um iPhone é como ter uma peça de joalharia e nenhum dos concorrentes consegue garantir o mesmo.

Tendo em conta estes aspetos, e tendo em conta que o novo iPhone é em tudo melhor que os seus antecessores, parece-me pouco sensato considerar o telemóvel como uma desilusão. A Apple não inovou no formato? Não precisa, pois ainda não há concorrência à altura. A parte traseira em metal é mais um toque de classe a um convidado por si só já bastante elitista. E trocar de um 3GS para a sexta versão do smartphone é muito mais confortável pois o design acaba por ser o mesmo, mas é também completamente diferente e muito superior. Talvez seja preciso um pouco de tato sensorial para saber apreciar estas diferenças, mas pelo menos não venham defender telemóveis que apesar de terem especificações muito boas, são feios que doem.

E só mesmo os outros, que é como quem diz os não-utilizadores-Apple, é que devem ficar desiludidos. É o iPhone com o melhor lançamento de sempre, esgotou em poucas horas e os investidores financeiros adoraram tanto que as ações da empresa de Cupertino estão a roçar os 700 euros, um novo máximo histórico para aquela que é a mais valiosa empresa do mundo.

Por outro lado também concordo que a Apple já teve um maior poder de inovação e surpresa. E que existem smartphones no mercado com especificações e preços que tornam outras escolhas viáveis. Mas também é preciso lembrar que a grande inovação da Apple foi o próprio iPhone, não é preciso estar a reinventá-lo constantemente quando ele por si só reinventou todo o mundo dos dispositivos móveis. Apesar de não concordar com muitas das guerras de patentes, por vezes os telemóveis concorrentes são descarados na semelhança que têm para o smartphone da Apple e isso diz muito.

O iPhone é desempenho sem igual e é também talvez o melhor ecossistema de conteúdos multimédia. É preciso somar todas as partes antes de soltar lágrimas e gritos de revolta.

Inovação é conseguir melhores desempenhos com as mesmas peças e não acrescentar processadores loucos e GPUs infernais, acompanhados de memórias RAMs de 2GB: o computador que uso para escrever isto só tem 1Gb de RAM e faz muito mais que todos os smartphones. A Apple percebeu que inovar não implica só revelar números, tanto que o novo chip A6 foi anunciado como mais eficaz e rápido – e isso é o que realmente interessa num dispositivo móvel.

A Apple surpreendeu em 2010 de novo com a chegada do iPad. Pelas contas só em 2013 é que voltará a surpreender, e podem ter a certeza de que será através de outro dispositivo. Se para os treinadores de futebol “em equipa que ganha não se mexe” porque é que para a Apple o lema não pode funcionar da mesma maneira?

A melhor notícia de todas vem da quebra de dogmas para a qual parece não haver medo. Steve Jobs defendia as 3,5 polegadas como o tamanho ideal, e até pode ser, mas simplesmente já não é suficiente. O iPhone 4S parecia um anão junto de outros telemóveis, e já que o aspeto tem tanta importância na filosofia da Apple, considerar o tamanho como uma parte do aspeto foi uma aposta sensata. A partir daqui os utilizadores da maçã podem esperar tudo o que Jobs “proibia”: canetas stylus, iPads Mini (que me parece improvável com o lançamento do novo iPod Touch) ou até teclados oficiais da marca para o tablet. Não querendo ser mal educado, Jobs está morto e agora quem manda é Cook – e tem sido um líder exemplar.

Expliquem-me então como é que os utilizadores Apple não deverão ficar entusiasmados com a chegada do novo smartphone e como é que alguém que nunca teve um iPhone não deve nem sequer equacionar este equipamento.
Partilhem também a vossa opinião nos comentários.

51 COMENTÁRIOS

      • Efectivamente não são baratos mas sinceramente não percebo este alarido todo em relação ao iPhone 5. A questão não é se é bom ou não pois qualquer tel que tenha um preço semelhante tem que ser obrigatoriamente bom, a questão é que existe outras marcas com Hardware se semelhantes com preços muito mais baixos. Vale a pena dar mais 100 ou 200 € por algo que praticamente não se nota????? eu tiro uma fotografia no 4S e tiro outra no galaxy S e a diferença é mínima pois como utilizador normal não vou notar muito, a não ser que trabalhe nessa área e perceba essas diferenças…. Passo para o PC e as duas fotos para mim estão fantásticas….. vale esses 200€ a mais??? Para mim não…. Na minha opinião acho que a escolha tem que ver com plataformas e não pk tem mais 2 ou 4 mega pixel…..Acho que isto tem a ver com a febre do consumismo e a febre do aparato mas em relação a isso não vou comentar pois posso ser mal interpretado. Boas compras 🙂

        • Tanto quanto me pareceu só falaste nas fotos… Isso é bem importante, mas comparado com o LAG irritante da Samsung com a FLUIDEZ da Apple isso sim importa. Eu quero cá saber se o meu telefone tem um processador quase como o meu computador se depois nao tem graficos fluidos. Com o iphone eu arrasto o dedo e vejo a imagem a seguir o meu dedo enquanto que no Galaxy S 3 NÃO! E por ultimo o acabamento… A sério!… Plastico? o unico design de iphone que eu nao gostei foi o iphone 3gs e p galaxy s3 parece mesmo isso um iphone 3gs de 4.8″ com um ecra que mostra cores tao fluorescentes e berrantes que dao um aspecto extremamente falso, o que é o contrario do ecra do iphone 4/4s e 5, que tem um ecra ips de extrema precisao na selecao de cores. POR ISSO SIM NAO ME IMPORTO MESMO NADA DE PAGAR MAIS 150 euros por um telefone que mesmo passado anos da uma sensacao premium de luxuria. Como o iphone 4 que passado 2 anos nao me parece uma mau ap contrario do Galaxy s 1. Samsung = COPYCATS

  1. “O novo iPhone tem tudo o que um modelo de ultima geração tem de ter.”
    Nao concordo com esta afirmação…um modelo que se assume como “de topo” tem de incluir as ultimas tecnologias lançadas no mercado ou ate inovar estas mesmas.

    Que é feito do NFC? Nao me venham com a treta que o nfc n é muito utilizado e nao sei que…basta olhar para o lançamento da Nokia para verificar que o nfc nao é só utilizado em compras.

    Maquina fotográfica que bate Bate a concorrência aos palmos? Como assim?
    Que concorrentes sao esses? Esta opinião é bastante discutível…

    Quanto as redes 4g, é complicado haver uma uniformização pois iria ser necessário um grande investimento nessa área, basta pensar que cá em Portugal a frequencia escolhida é a mesma do antigo serviço de televisão para poupar nos custos. Mas aqui estou de acordo que a Apple nao tem culpa, aposta nos grandes mercados e faz muito bem!

    Quanto ao ecrã, iremos ter melhor no mercado quando o lumia 920 for vendido. Grande inovação ao conseguir utilizar-se o smartphone de luvas…muito boa ideia.

    Também podemos falar na questão do carregamento, outra área onde esta aberta a guerra em termos de inovação Depois da Nokia apresentar o lumia.

    Melhor construção? Sem duvida!
    Requinte? De acordo!

    A Apple podia ter inovado em vários aspectos, a comparação com o lumia 920 é inevitável visto que este sim, foi o smartphone que inovou a valer neste segmento de mercado.

    Cumprimentos e continuação no bom trabalho.

  2. Como é possível escrever tanto texto sobre um produto que não se conhece. Falar de acabamentos sem nunca o ter posto as mãos em cima. Escrever que é melhor que a concorrência sem especificar qual. Tanto texto sem sequer referir se a preços. Um ferrari é melhor que um kia? Claro que é, mas também custa 30 vezes mais. Temos de ser objectivos quando escrevemos e não ir em ondas. A câmara fotográfica é melhor que qualquer um da concorrência. Onde está o estudo comparativo em que se basea para escrever tal coisa?

  3. Parabens pelo artigo de opiniao. concordo plenamente, sou utilizador apple desde o 3GS. actualmente, tenho um 4S e o meu filho ficou com o 3GS. trabalhar com um, ou com outro, é igual. Alias, tenho tb um iPad 3 (New Ipad) e a forma de trabalhar é intuitiva, nao tenho q reaprender a mexer em cada um dos equipamentos. Nunca tive qq problema com qualquer um dos iDevices, nao bloqueiam, nao crasham, etc. Iphone 5, só estou à espera q inicie a pre-reserva na vodafone.

    abraços

    • “trabalhar com um, ou com outro, é igual.”… “Nunca tive qq problema com qualquer um dos iDevices, nao bloqueiam, nao crasham, etc.”… então para quê comprar um iPhone 5? Será igual aos antecessores… A questão da Apple faz lembrar-me a igreja universal de deus… é uma ceita que apenas conhece aquilo e não conhece a concorrencia… paga o que for preciso para continuar a fazer parte da ceita… mas no final, quem ganha os milhões são eles e vocês chucham no dedo… sinceramente, é um telemóvel que tem a menor relação de preço/funcionalidade… Uma curiosidade… será com este “topo de gama” que já será possível partilhar fotos via bluetooth para outros dispositivos não-Apple sem ser por jailbreak? Tenho as minhas dúvidas…

      • Bluetooth… ahahauahauaha…
        Quem é que ainda usa Bluetooth para partilhar seja o que for?!
        Tenho o iPhone 3, 3GS, 4, 4S e 5!!
        Não quero outro telefone. E sim, já usei android…

  4. Fica aqui um teste às câmaras fotográficas atuais: ficam a faltar o iPhone 5 e o Lumia 920 (o telemóvel mais inovativo do ano sem dúvida), seres superiores em captação fotográfica: http://www.smartzone.com.br/2012/09/comparativo-de-fotos-do-lumia-920-contra-galaxy-s3-iphone-4s-e-htc-one-x.html

    Quanto aos acabamentos do iPhone, apesar de ainda não ter tocado num iPhone 5, nem sequer preciso disso para ter uma opinião. O modelo anterior, do qual o novo deriva, já era superior em qualidade de acabamento.

    Quanto às decisões de Tim Cook: retirar Google Maps, aquisição de empresas menores, quebra do «dogma» das 3,5 polegadas, reinvenção do iPod Nano e Touch, dar dividendos das ações aos acionistas e foi sob a sua alçada que a Samsung foi «humilhada» em julgamento.

  5. Adoro a discussão!
    Pena mesmo é que comento a partir de Angola, logo, apesar de adorar a tecnologia, sofro com a “info-exclusão”, nem mesmo a Africa do Sul (apenas a 4 horas de avião de Luanda, e pertencente aos BRICS – Brasil, Russia, India, China & South Africa) é «tida e achada» nos lançamentos…. A nossa infra-estrutura pode ser a mais atrasada de todo o mundo, mas isso não significa que não haja «amantes» da tecnologia dispostos a pagar!
    Viver no subdesenvolvimento é difícil, acreditem, caraças…
    Bom trabalho.

  6. Lol melhor câmara? Acima deste comando de tv de 700€ tens em qualidade fotográfica o Sony xperia S Samsung S3 e S2 xperia arc S nokia pureview motorola razr e agora apresentado o Sony xperia T com 13MP, e este ultimo menino da sony com processador krait faz o S3 gemer mesmo sendo quad a nao falar no ecra de 4.5 com densidade de pixeis superior a qualquer outro. . . A sony sim esta no bom caminhode construção e inovação

  7. Impressionante… Quando há dinheiro e não se sabe o que fazer com ele. Há malta que acabou de comprar o 4S e já estão a pensar no 5 e depois o 6… Comprem todos os iPhones que saiem no mercado… e os androids também… coleccionem todos.. um dia irão olhar para trás e ver o desperdicio que agora é inconviniente

  8. Adoro estas pessoas agarradas que têm pseudo-cópias do iPhone com de outras marcas! Tenho pena, mas realmente a Apple é um estilo de vida e sem se experienciar o mundo Apple nao se pode falar! Comecei com o iPhone 3G, depois iPad, depois iMac! Não da para ser de outra forma. A Apple proporciona uma utilizaca muito mais intuitiva. A complexidade dos demais smatphones cansa!

  9. Eu também adoro novas tecnologias, mas não se justifica gastar rios de dinheiro em aparelhos que trazem montes de aplicações, quando na relidade apenas utilizamos tão poucas.
    E ficar depende detas maquinas é demasiado periogoso hoje em dia. Cuidado com a privacidade e a mente saudável. Faz mal viver demasiado na virtualidade.
    Temos de apostar em tecnologias baratas, ecolágias, e que não utilizem a escravatura humana para as conseguir.

  10. Os utilizadores não devem comprar um iPhone porque a Apple tem tanto ou menos respeito pelos seus clientes quanto a Microsoft na altura em que dominava o mercado! Há alguém por aqui a correr iOS 6 num iPad 1? Porquê? Mas a versão Beta corria! Porque não e possível trocar a bateria de um iPhone ou de um iPad sem o enviar para reparação? A Apple tem uma grande vantagem sobre os concorrentes: tem boa imprensa!

    • Ho Sr. Alex, não seja assim, vá lá… Olhe que ao que tenho visto até hoje, mais de 90% dos casos de pessoas que têm produtos Apple não os trocam por outra marca ou por outro sistema operativo, e ao que vejo, quem não tem produtos Apple não os vejo lá muito satisfeitos, e mais de 50% faz questão de adquirir um produto Apple… Não há nada perfeito neste mundo, nem pessoas perfeitas nem sistemas operativos perfeitos etc., mas uma coisa é certa, desde que “entrei no mundo” Apple que não quero outra coisa e não tenho metade das dores de cabeça que tinha anteriormente… Com os melhores cumprimentos.

  11. Eu cá estou à espera da ultima moda. Quando sair o iPhone 100, Galaxy100 ou Lumia100** talvez compre um. Até lá nao tenho necessidades de andar com 600€ ou 800€ no bolso.
    Ps: cuidado com as seitas e de quem escreve cegamente sobre elas.

  12. Boas…Iphone sempre…2 em dois anos mudo sempre.Já tive o 3, 4 e a caminho do 5…reserva ja feita….De uma coisa e serta tenho telemovel sempre actualizado para 2 anos e preços que não descem…Samsung é como comprar carro, sai do stand devaloriza logo…E modelos no maximo com 5/6 meses.

  13. Como o artigo diz, é uma opinião entre outras tantas.
    E na minha o iphone 5 é uma desilusão logo para os usuários do 4S como eu.
    Tive a sorte de ter todos os Iphones desde do 3, e sem dúvida se uns não me supreenderam muito, este desiludiu.
    Dizer que é o melhor de sempre ? Sim é bom que seja, pelo menos dos Iphones, senão diria que estava a andara para trás. Acho ridiculo ver artigos a dizerem que o Iphone 5 é o melhor dos Iphones até agora (ridiculo se fosse pior que algum anterior pelo menos na globalidade).
    Agora vamos la ver, é maior que os anteriores, sim para maior parte das pessoas ter o ecrã é positivo e eu tambem gosto.
    Mais fino e leve ? Sinceramente não estou nada preocupado com isso, porque não sofro de nenhuma deficiência que não possa levar umas gramas a mais na mão ou no bolso.
    Eu não vou trocar o meu 4S por um telefone que apenas e basicamente o que me agrada mais e ter ecrã maior.
    Não é por o telefone ser mais rapido 1 ou 2 segundos a fazer algo que eu vou morrer no meu dia a dia.
    Agora resumindo :

    Design: eu não gosto da traseira, prefiro o vidro do 4S, não risca com tanta
    facilidade, e pessoalmente ter 2 cores atrás acho feio.
    Velocidade: No dia a dia não me interessa que seja 1,2 ou 3 seg mais rapido.
    Phontos: Mas a maior parte das pessoas está assim tão preocupada pela camara ser ligeramente melhor ? Ninguem é fotografo, metade das pessoas até tira fotos tão a pressa que nem foca bem.

    Falando mas é de coisas úteis:

    Bateria: Para mim a maior desilusão, uma cagada ! Não há melhorias decentes desde do 4 ! Acordem para a vida !

    Melhorar os vários aspectos que já tem não é inovar, para mim inovar é o que o Lumia 920 fez, carregar sem fios ao menos !

    E eu não tenho paciência para andar aqui a falar de todos os aspectos dava conversa para um ano.

    Resumindo no meu caso trocar o 4S que tenho pelo 5 é puramente idiota.
    A unica coisa que iria notar MESMO no dia a dia era o tamanho do ecrã.
    É telefone, mas muita coisa, mas quando começam a dar enfase à performance grafica de jogos e afins é surreal !
    1º Pensem no básico das pessoas no dia a dia e melhorem. Depois sim ai já podem vir puxar os galardões de perfomances graficas em HD’s e afins em jogos e filmes.
    Sim porque alguem dar 700 euros por o Iphone 5 e chegar ao final de um dia e dia e meio andar sempre a carregar é muito bom.
    Mas pronto, para quem não tem nenhum compreendo, para quem tem um 4S, acho ridiculo trocar.

  14. Os droidfans e os windfans com milhares de marcas de smarthphones por aí espalhados gostam de dizer muito mal dos produtos da Apple principalmente o iPhone. Mas na verdade esses milhares são sempre comparados com um apenas(iPhone), será que é apenas um mero smarthphone ou simplesmente o melhor de todos?

    • É comparado com todos os outros porque ao contrário de muitos teima em se mantDr orgulhosamente só. Isso por si só expõe-no tanto como o limita já que não se desenvolve em. continuação do todo mas apenas de si mesmo. É o que dá ter a mania de que se é superior mesmo antes de o ser diga-me com a sensação de que tem de ser e perdemos o sentido crítico, enfim, ficamos aleanados, fechados ao resto. As seitas também usam este método, mas ele é também a razão das

  15. Na minha opinião o novo IPhone 5 esta muito bem concebido. Uma câmara espetacular, mais fino, mais leve, o tamanho e maior ( do meu ponto de vista um pouco exagerado mas sem comentários). A única coisa que acho mal e a diferença de preço para o iPhone 4s (+100€ nos 16gb ). Por isso acho que em Portugal a apple não vai ter nem metade dos lucros que teve em apenas três dias noutros países mais desenvolvidos.

  16. Continua a ter uma grande diferença em relação aos concorrentes: a qualidade de construção e materiais utilizados. Agarre-se num Samsung Galaxy SIII e parece que estamos a agarrar um pedaço de plástico… Ora, pelo mesmo preço, o iPhone não o parece. Por outro lado, estar a comparar Nokia’s com Windows com o iOS e o Android… é incomparável. O Windows (em computadores) já eu deixei há muito e é sistema a que não devo voltar tão cedo. Quanto ao potencial de inovação do novo iPhone… é verdade que, mesmo para alguns utilizados Apple, a estética já chateia. Não deixa, é um facto, de ser um bom equipamento mas apreciava-se mais qualquer coisa ao nível do design. Apetece perguntar o que andou a fazer o designer do telefone nestes últimos anos…

  17. Hoje depois de ja ter passado pelos antiguinhos e os mais recentes dispositivos eu encaro essa “briga” entre ter um dispositivo ou outro como apenas uma questão de gosto. Tudo depende da necessidade do consumidor, não adianta eu ter uma ferrari 460 Spider se moro num sitio ou fazendo onde sequer tem estradas transitaveis. A questão que mais influencia na escolha de um dispositivo deve ser a necessisdade do usuario, ja passei pelo Android e não tive boas sensações com ele, realmente apresenta varios LAG’s que são extremamente chatos, atualmente estou usando um dispositivo Apple que não é nenhum topo de linha (Iphone 4) mais esta me atendendo perfeitamente para o que eu preciso, exceto a maldita bateria que não dura nada se o 3G estiver ligado. Hoje eu vejo que a maioria dos dispositivos pecam e muito na duração da bateria… Espero que a linha LUMIA posso nos surpreender com os novos dispositivos.
    Se voce tem grana pra investir nesses brinquedos não exite, va e experimente e tire suas proprias conclusões….

    Talvez hoje a Apple tenha um sistema operacional um pouco mais maduro do que o android, mais isso nao significa que o android sempre ficara para “tras”… Cada um tem suas particularidades…

  18. Gostaria de parabenizar o Rui Ferreira, do outro lado do Atlântico, por uma matéria tão bem redigida e isenta.
    Sou usuário de iPhone (4S) e só pretendo trocar de aparelho quando o meu quebrar já que o investimento é bem elevado, mas o iPhone 5 é muito interessante e o que conta mesmo não é o hardware, mas os centenas de milhares de aplicativos e o iTunes…um dia (se sobreviverem) os concorrentes vão perceber isso.

  19. A apple faz-me lembrar as tabaqueiras…criaram um vicio, conseguiram convencer uns fracos de espirito que esse vicio é o melhor e conseguem continuar a alimentar esses viciados cada vez mais…abram os olhos, vejam o logro em que caem…tudo o q o iphone faz há outros que fazem igualmente e mais eficazmente…aplicações? o androide tem tudo o que é necessário….não alimentem mais o monstro, deixem de ser uns pobres consumistas a seguir a luz…que não passa de uma lanterna apontada aos vossos influenciáveis olhos…

  20. Comparei IOS com Android, pois precisava de um mecanismo de agenda para trabalho. Tenho ambos e a agenda do iPad é muito mais facílima de lidar. É mais simples e pode ser sincronizada com o calendário Google, ou seja, posso ver minha agenda de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso a Internet.

  21. Esta malta dos iPhones, não há nada a fazer…gostam de ser roubados.Dizem que´o iPhone é imbativel, não há concorrencia possivel…eu tenho um iPhone 3GS e um Samsung Galaxy S3. Eu sei que a nivel de hardware existe uma grande discrepancia entre o 3GS e os ultimos modelos da Apple…mas vou so falar a nivel do OS que é o mesmo do Iphone5 (IOS6), na minha opinião prefiro mil fazes o interface e o proprios SO da Samsung do que o da Apple. Acho que tem muito mais a oferecer ao utilizador a nivel de funcionalidades do que o Iphone, é limitado…basicamente o utilizador so vai ate onde a Apple o deixa ir, é preciso instalar o iTunes até para copiar um ficheiro para o telemovel, ja vai na quinta versão…e continuam a não querer compreender que já era altura de permitirem extender a memoria usando um micro SD por exemplo, em vez de explorarem rios de dinheiro as pessoas por mais 16 ou 32 gigas…aquele cado de dados, que claro…só funciona com produtos Apple, entre muitas outras coisas. A nivel de acabamento, é de exelente qualidade…é um facto, mas a nivel de design não me convence…é tudo igual, seja iPad ou iPhone….é um rectangulo preto ou branco, IOS é intuitivo…para pessoas basicas é o ideal, Android é muito mais abrangente…e funcional, tudo é possivel fazer com este SO…e claro, nem toda a gente tem capacidade para ver mais além.
    Apesar de os materiais serem em plástico em relação ao iPhone, o S3 é lindo…qualidade de imagem suberba, fotografia e video muito acima da media de qualquer telemovel actual…e muito rápido, sem qualquer razão de queixa.
    Ambos têm coisas boas e más, nenhum deles é perfeito…mas pela relação preço qualidade, indiscutivelmente o S3. Agora virem para aqui dizer que a Apple é imbativel, camara muito melhor, etc etc….é tipico dos fanáticos da Apple, eu não sei o que essa malta anda a fumar…mas têm de por mais tabaco nisso!!

  22. Enquanto o iphone continuar fechado, por ex. não der para fazer uma passagem de ficheiros normal como qq outro Tlm, para mim não terá qq interesse…..
    Já tive um iPhone 4 e agora tenho um galaxy s3.

  23. Bom, trabalho com celulares, comprei um iphone 4, e sim era super feliz, otimo celular, nunca travou nunca me deixou na mão … comprei um Galaxy s2, ate uns 6 meses atras ele era PERFEITO, mais começou a travar, ficar muito lento … Troquei por um s3 quando foi lançado, e aconteceu a mesma coisa, mes passado comprei um iphone 5, QUE SIM É O MELHOR APARELHO, DESEMPENHO PERFEITO … Confesso que ainda acho a plataforma da apple muito comum, sempre do mesmo jeito, mais APPLE SEMPRE ESTARA EM 1° … É o que eu acho, e o que vejo nas lojas, por que, o que vem de reclamaçoes do Galaxy Ace, e s2 aqui na loja, é tremenda !

  24. Bem, vou contar a minha história com o Samsung galaxy s3.
    Eu comprei-o em Julho de 2012, e no entanto à meses ele tem vindo a encravar, as mensagens deixam de responder, até me dizer que a aplicação parou, ja encravou a meio de uma chamada, já deixaram de me ouvir a meio de uma chamada, entre outras situacoes. Penso que isto era devido ao instalar de aplicações, e eu ain da tinha 11G livres de 16G. No entanto enviei a assistencia técnica, e passados 30 dias entregaram-me a disseram que mudaram o PDA mas manteram o mesmo IMI, e fizeram restauração de fábrica. Mas, passado uma semana, voltou a dar os mesmos probelmas, e voltei a ir a worten reclamar, porque era inadmissivel passado uma semana voltar ao mesmo. Cheguei lá, voltou a ir para a assistencia desta vez 15 dias no máximo e fiz uma reclamalão à própria worten. Passados 15 dias recebi uma chamada da worten a dizer que eles enviaram um e-mail para a Samsung, e até aos 15 dias eles nao deram qualquer resposta a worten do que se estava a passar com o telemovel. A worten decidiu entao dar-me um vale no valor do equipamento. De facto é muito desagradavel o que me aconteceu e agora vou comprar o iphone 5, e espero nao me arrepender. Fiquei mesmo desiludida porque era utilizadora de android. e nun ca tive IOs.

  25. Só à cerca de um ano para cá, é que conheço e utilizo os produtos da Apple, e tenho a dizer que não quero outra coisa. Sempre tive pc’s Asus, telemóveis de topo Nokia etc., mas desde que “entrei” no mundo Apple é que posso dizer que ENCONTREI O QUE QUERIA e nem sabia que existia, ou seja, MUITO BOM SISTEMA OPERATIVO, FÁCIL DE USAR, e quanto aos aparelhos em si também me agradam muito, mas claro que respeito as ideias dos críticos e daqueles que não gostam, mas uma coisa é certa, qualquer pessoa que seja imparcial, e que experimente produtos Apple, dificilmente quer outra coisa… Apple é bom e pronto! Caro? Acham? (Dou o exemplo do iPhone) Pois não concordo que seja caro, pois durante a minha vida já tive seguramente mais de 10 telemóveis de várias marcas, sou um adulto com 40 anos de idade, e seguramente que esse dinheiro todo que gastei tinha dado perfeitamente para comprar um iPhone e ficava servido, no meu entender E FALO POR MIM CLARO, ao comprar produtos Apple fico servido por uma vez só, e chego à conclusão que afinal fica-me mais barato que andar sempre a comprar e a comprar… Tenho produtos Apple, iPad e iPhone e ando a TENTAR juntar dinheiro para comprar um bom iMac e não quero mais marca nenhuma… Cumprimentos a todos(as).

  26. Ainda cá voltei para dizer o seguinte… (Espero ajudar quem esteja indeciso) Tenho 5 filhos, mas só os 3 mais novos estão comigo, uma com dois anos, um com 5 anos e uma outra com 9 anos de idade respectivamente, e acreditem que fico “SUPER ESPANTADO” ao ver com que FACILIDADE todos eles mechem nos seus iPad’s!!! Incrível mesmo!!! Isto para dizer o seguinte; lembro muito bem no primeiro momento, no primeiro dia, que os meus filhos pegaram e começaram a funcionar com um iPad!!! É pá, passado cerca de uma hora já estavam familiarizados com o sistema, com o aparelho, incrivel ver a minha filhota de dois anos a passar o dedo a abrir aplicações, a jogar, a mudar de jogos, tirar fotos etc etc etc.!!! Já fiz a experiência de lhes pôr um tablet de outra marca na mão, e notaram muito mais dificuldades e notaram que encravava etc., em suma, dizer que foi um dinheiro bem gasto os iPad’s (Apple) para os meus filhos, e acreditem que não ligam nem pedem brinquedos como antigamente, é uma grande diferença cá em casa o que se passou na ERA ANTES Apple e na ERA PÓS Apple!!! Não sou uma pessoa rica, nada disso, trabalho muito para conseguir sustentar a família, e não foi fácil juntar o dinheiro para comprar os iPad’s etc., mas estamos todos muito satisfeitos e no fundo vi que poupo dinheiro, é que pura e siplesmente eles NÃO LIGAM A MAIS NADA, e recordo bem que em primeiro cada vez que ia às compras, tinha de andar sempre a comprar-lhes “porcarias” nos chineses, ou “tralha” que passados 5 minutos não ligavam àquilo ou partia-se logo e desta vez SIM, foi os 3 iPad’s 2ª geração e 3 BOAS CAPAS DE PROTECÇÃO e pronto, em cerca de 8 mêses que já os têem que não comprei mais nada de brinquedos e que não pedem nada de especial etc.! Noto que os meus filhos são muito felizes e sinto-me muito feliz ao vê-los felizes… ACREITEM, VALE MESMO A PENA COMPRAR PRODUTOS APPLE, COMPREM QUE NA MINHA OPINIÃO NÃO SE VÃO ARREPENDER E SÓ SE COMPRA UMA VEZ E FICA-SE SERVIDO… Resta-me dizer; Steve Jobs, Deus de dê um bom lugar no céu que bem mereces…

    • Com o devido respeito, não querendo fazer juízos de valor, compreendo o que diz em relação ao ipad e à relação dos mais pequenos com as novas tecnologias, mas não faz confusão que o único brinquedo seja o ipad. Em minha casa também sinto essa dificuldade, ou é o tablet, ou a ps3 ou a nintendo ou a psp, ou telemóvel. são tempos diferentes dos nossos. estou nos 38 anos e às vezes assusta-me um bocadinho esta relação dos mais pequenos com as tecnologias. será que mais tarde vão conseguir (sobre)viver sem elas. longe vão os tempos dos dois canais e do spectrum e tinhamos que nos desenrascar de outra forma, imaginando brincadeiras….fica aqui o meu desabafo!

  27. Tenho apenas 13 anos,
    Tenho um iPad mini, e um android 4.0 digo-vos já não acho que vale a pena comprar um Android, ele para, muitas vezes não arranca, e é confuso gosto MT dele (android) pk é o meu primeiro, mas depois da experiência do iPad, não quero outra coisa, ele ajuda-me em tudo (subi as minhas notas por causa dele e das suas apps), é elegante, nunca parou, resistente, fácil de utilizar, um pouco caro mas vale esse preço e com MT orgulho digo que agora sou fã da Apple
    Agora só estou á espera dos meus anos para receber o meu iPhone 5

  28. Tive 3 Smartphones. 1 Samsung (AceII), 2 Motorolas (Atrix). Depois de várias travadas e decepções com os Androids (Até da familia 4) resolvi gastar mais e comprar o Iphone 5. Simplesmente funciona de maneira ininterrupta com performance de maneira que nenhum Android que vi até hoje.Fotos e filmes excelente e toneladas de aplicativos bacanas.
    Gostaria que a bateria durasse pelo menor mais 4h, pois meus dias são longos e tenho que acessar a Internet mais do que eu gostaria.
    Como tudo que é de alta qualidade, gasta-se mais uma vez , porém dura.

  29. Eu nao me estou interessando com o interior do telemóvel, gosto de ter algo que me de prazer ter nas mãos, a iPhone é a única que consegue isso, tive todos do 2g ate 5, e o próximo mal saia vou comprar, só uso iPhone, nunca me deixou mal, assisti as evoluções deles e fiquei sempre satisfeito, e sem duvida continuarei a ficar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here