O fim de uma era: Os jogos FIFA desaparecem das lojas digitais

A indústria de jogos de futebol está a passar por uma mudança significativa. A Electronic Arts (EA), a gigante por trás da icónica franquia FIFA, está a entrar numa nova fase. O novo EA Sports FC 24 está a chegar aos PCs e consolas a 29 de setembro, marcando o fim da era FIFA.

A EA e a FIFA, a organização internacional de futebol, terminaram o acordo que mantinham, o que significa que a série de jogos de futebol já não se chamará FIFA. Mas esta não é a única mudança significativa. A EA retirou todos os jogos da franquia FIFA da distribuição digital em PC e consolas. Isto significa que já não é possível comprar de forma digital os jogos anteriores ao EA Sports FC 24, seja na Steam, Epic Games Store, Microsoft Store, PlayStation, Xbox ou Nintendo.

Esta mudança foi descoberta através da VGC. Não é possível comprar nenhuma das anteriores entregas da saga anteriormente conhecida como FIFA, seja FIFA 23, FIFA 22 ou qualquer jogo anterior. No entanto, com a subscrição a EA Play, ainda é possível jogar ao FIFA 22 e 23, pelo menos por enquanto.

A EA não fez qualquer comunicado oficial sobre esta mudança, e a sua página oficial ainda mostra links para as lojas digitais onde os jogos estavam disponíveis. Os jogos FIFA anteriores ainda podem ser comprados em edições físicas, mas é provável que estas também sejam retiradas assim que as existentes se esgotem.

Esta retirada de jogos parece ser o resultado do fim do acordo entre a EA e a FIFA, que foi anunciado em maio de 2022. A EA decidiu não renovar a licença da FIFA, uma vez que esta última pretendia duplicar o preço. Se a EA tivesse aceite, teria que pagar mais de mil milhões de dólares por mais quatro anos de uso do nome FIFA.

Na minha opinião, esta mudança pode ser vista como um sinal dos tempos. A indústria de jogos está em constante evolução, e as empresas têm que se adaptar para sobreviver. No entanto, também é uma pena que os jogadores não possam mais comprar os jogos FIFA anteriores de forma digital. A EA poderia ter lidado com esta situação de forma diferente, talvez oferecendo uma solução alternativa para os jogadores que ainda querem jogar os jogos antigos. No final, só o tempo dirá como esta mudança irá afetar a indústria de jogos de futebol.

Fonte: kotaku

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui