A Microsoft anunciou recentemente que irá adicionar uma Assistente de Inteligência Artificial (AI) ao Windows 11, chamada de Copilot. O Windows Copilot será integrado à barra de tarefas e estará disponível em todos os aplicativos e programas do sistema operativo. Esta assistente pode resumir conteúdos, reescrevê-los e até mesmo explicá-los, numa caixa de diálogo semelhante à do Bing Chat.
A Copilot irá aparecer como um botão separado ao lado da barra de pesquisa e é descrita como uma “assistente pessoal”. Ela é construída sobre as mesmas bases que o Bing Chat e os desenvolvedores podem adicionar plug-ins para melhorar a sua funcionalidade. Para os utilizadores que sempre quiseram um assistente pessoal, esse novo recurso pode ser uma boa notícia.
“Depois de aberta, a barra lateral do Windows Copilot permanece consistente noa seus aplicativos, programas e janelas, sempre disponível para atuar como o seu assistente pessoal”, explica Panos Panay, chefe de Windows e dispositivos da Microsoft. “Ele torna cada utilizador um utilizador avançado, ajudando-o a agir e a personalizar as suas configurações e conectar-se perfeitamente aos seus aplicativos favoritos.”
Ao que tudo indica ele não irá substituir diretamente a barra de pesquisa na barra de tarefas do Windows 11 e é um botão Copilot separado ao lado dela, assim como a Cortana tinha o seu próprio espaço dedicado na barra de tarefas do Windows 10. O Windows Copilot é um “assistente pessoal”, de acordo para a Microsoft, que se parecer muito semelhante à forma como a Microsoft descreveu a Cortana como uma “assistente de produtividade pessoal”.
Como o Copilot está integrado ao Windows, também pode fazer coisas como pedir a esse assistente para “ajustar as suas configurações para que possa concentrar-se” ou realizar outras ações num PC. É muito mais do que o link básico do Bing Chat que a Microsoft adicionou à barra de tarefas no início deste ano.
A Microsoft tem sugerido a inclusão de recursos de IA no Windows nos últimos seis meses, depois de Panay ter afirmado em janeiro que “a IA vai reinventar como faz tudo no Windows”. Muitos esperavam que a Microsoft esperasse até à próxima versão principal do Windows, mas a empresa está claramente a avançar com as suas ambições de IA do Windows.
A Microsoft irá começar a testar o Windows Copilot publicamente em junho, antes de lançá-lo mais amplamente para os utilizadores existentes do Windows 11.