Depois de anunciar os Vision Pro no ano passado, a Apple tem explorado mais formas de fornecer conteúdo de RA e RV aos utilizadores – e parece que a ideia de óculos inteligentes está a crescer dentro da empresa. Um relatório de ontem da Bloomberg revelou que a Apple está a realizar um novo estudo interno focado na construção de óculos inteligentes.
Segundo o 9to5mac, Apple quer saber o que os seus funcionários pensam sobre os óculos inteligentes. Segundo o relatório, a iniciativa é conhecida internamente como “Atlas” e terá começado na semana passada com os funcionários da Apple a darem feedback e opiniões sobre os óculos inteligentes. O grupo responsável pela iniciativa enviou um e-mail aos colaboradores selecionados a confirmar os estudos sobre os produtos deste segmento.
“Testar e desenvolver produtos que todos possam adorar é muito importante para o que fazemos na Apple. É por isso que estamos à procura de participantes para se juntarem a nós num próximo estudo de utilizadores com óculos inteligentes do mercado atual”, lê-se no e-mail.
Segundo detalhado pela Bloomberg, a Apple costuma reunir grupos secretos quando planeia lançar uma nova categoria de produtos. A empresa prefere recolher feedback dos colaboradores em vez dos clientes, para manter os seus planos em segredo. O estudo sugere que a Apple quer avançar com a ideia de construir os seus próprios óculos inteligentes.
Esta não é a primeira vez que os rumores sugerem que a Apple está a considerar a criação de óculos inteligentes. No entanto, a ideia parece estar a amadurecer dentro da empresa. Embora o Vision Pro custe cerca de 3500 euros e não seja um grande sucesso, a Meta tem-se saído bem com os seus óculos inteligentes construídos em parceria com a Ray-Ban.
Os óculos Ray-Ban Meta não são tão avançados como os Apple Vision Pro, pois nem sequer possuem ecrã. Mas os utilizadores ainda podem ouvir música, atender chamadas, conversar com um assistente de IA e captar fotografias e vídeos com os óculos. Como o Vision Pro é tão caro e pesado, a Apple parece querer fabricar óculos mais baratos e mais leves para as massas.
Há alguns meses, a Meta revelou o seu mais recente projeto chamado “Orion”: um par de óculos que possui projetores Micro LED no interior da armação para mostrar imagens diante dos olhos. A Meta disse que ainda não está perto do lançamento do Orion, mas os jornalistas que puderam testar o dispositivo disseram estar impressionados com a sua tecnologia. Afinal, os óculos inteligentes são muito mais leves do que um auricular completo.
O relatório conclui, no entanto, que levará alguns anos até que a Apple tenha os seus óculos inteligentes prontos para mostrar ao mundo. Até então, a empresa trabalhava numa versão mais barata do Apple Vision Pro, bem como numa segunda geração com um chip mais rápido.